Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: uma estratégia metodológica na formação do enfermeiro
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/53433 |
Resumo: | Ao analisar a formação do enfermeiro, desde sua origem até os dias atuais, podemos perceber a evolução do ensino da enfermagem e da enfermagem enquanto categoria profissional. Essa evolução mantém uma sintonia com o contexto político, social e econômico de cada época. Atualmente, a formação do profissional enfermeiro busca alinhar-se às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), que definem os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de enfermeiros, e é sob estas diretrizes que as instituições de ensino superior organizam seus currículos. As DCN, do mesmo modo, recomendam que a aprendizagem deva ser interpretada como um caminho que possibilita ao sujeito social transformar-se e transformar seu contexto e deve ser orientada pelo princípio metodológico geral, que pode ser traduzido pela ação-reflexão-ação e que aponta à resolução de situações-problema como uma das estratégias didáticas. Nesta perspectiva, torna-se indispensável buscar estratégias metodológicas que possibilitem aos estudantes um papel mais ativo na construção do conhecimento. O objetivo geral desta pesquisa é analisar, a partir de uma revisão integrativa da literatura, a produção científica sobre o uso das estratégias de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, utilizadas em cursos de graduação em Enfermagem no Brasil. Os resultados desta pesquisa evidenciaram certo consenso na definição dos conceitos sobre as metodologias ativas, e que as estratégias ativas de aprendizagem mostraram-se eficientes para além do desenvolvimento das habilidades cognitivas, transcendendo a posição passiva do estudante na construção da aprendizagem, melhorando a articulação entre teoria e prática, e proporcionando o desenvolvimento do raciocínio clínico para tomada de decisões na prática do enfermeiro. |
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Sampaio, Cecília da SilvaPronko, Marcela AlejandraBergold, Leila BritoSantos, Marco Antônio CarvalhoSantos, Marco Antônio Carvalho2022-06-22T14:41:29Z2022-06-22T14:41:29Z2022SAMPAIO, Cecília da Silva. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: uma estratégia metodológica na formação do enfermeiro. 2022, 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2022.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/53433Ao analisar a formação do enfermeiro, desde sua origem até os dias atuais, podemos perceber a evolução do ensino da enfermagem e da enfermagem enquanto categoria profissional. Essa evolução mantém uma sintonia com o contexto político, social e econômico de cada época. Atualmente, a formação do profissional enfermeiro busca alinhar-se às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), que definem os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de enfermeiros, e é sob estas diretrizes que as instituições de ensino superior organizam seus currículos. As DCN, do mesmo modo, recomendam que a aprendizagem deva ser interpretada como um caminho que possibilita ao sujeito social transformar-se e transformar seu contexto e deve ser orientada pelo princípio metodológico geral, que pode ser traduzido pela ação-reflexão-ação e que aponta à resolução de situações-problema como uma das estratégias didáticas. Nesta perspectiva, torna-se indispensável buscar estratégias metodológicas que possibilitem aos estudantes um papel mais ativo na construção do conhecimento. O objetivo geral desta pesquisa é analisar, a partir de uma revisão integrativa da literatura, a produção científica sobre o uso das estratégias de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, utilizadas em cursos de graduação em Enfermagem no Brasil. Os resultados desta pesquisa evidenciaram certo consenso na definição dos conceitos sobre as metodologias ativas, e que as estratégias ativas de aprendizagem mostraram-se eficientes para além do desenvolvimento das habilidades cognitivas, transcendendo a posição passiva do estudante na construção da aprendizagem, melhorando a articulação entre teoria e prática, e proporcionando o desenvolvimento do raciocínio clínico para tomada de decisões na prática do enfermeiro.When analyzing the training of nurses, from its origins to the present day, we can see the evolution in teaching nursing and nursing as a professional. This evolution is in tune with the political, social and economic context of each era. Currently, the training of professional nurses seeks to align with the National Curriculum Guidelines (DCN) and the principles and guidelines of the Unified Health System (SUS) that define the principles, foundations, conditions and procedures for training nurses, and it is under these guidelines that higher education institutions organize their curricula. The DCN, in the same way, recommend that learning should be interpreted as a path that allows the social subject to transform himself and his context and should be guided by the general methodological principle, which can be translated by action-reflection-action and that points to the resolution of problem-situations as one of the didactic strategies. In this perspective, it is essential to seek methodological strategies that allow students to play a more active role in the construction of knowledge. The general objective of this research is to analyze, from an integrative literature review, the scientific production on the use of active methodologies strategies in the teaching-learning process, used in undergraduate nursing courses in Brazil. The results of this research showed a certain consensus in the definition of concepts about active methodologies, and that active learning strategies proved to be efficient beyond the development of cognitive skills, transcending the passive position of the student in the construction of learning, improving the articulation between theory and practice, and providing the development of clinical reasoning for decision-making in nursing practice.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, BrasilporEPSJVEnfermagemMetodologias AtivasAprendizagemEnsino de EnfermagemNursingActive Teaching-Learning MethodologiesLearningNursing EducationEducação Profissional em Saúde PúblicaBacharelado em EnfermagemEducação em EnfermagemAprendizagemMetodologias ativas de ensino-aprendizagem: uma estratégia metodológica na formação do enfermeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2022-03-29Coordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em SaúdeFundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim VenâncioMestrado ProfissionalRio de Janeiro, RJPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83098https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/53433/1/license.txt7091c5074599b7bf15a549fef5812113MD51ORIGINALCecília_Sampaio_EPSJV_Mestrado_2022.pdfCecília_Sampaio_EPSJV_Mestrado_2022.pdfapplication/pdf1016849https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/53433/3/Cec%c3%adlia_Sampaio_EPSJV_Mestrado_2022.pdfc3a4a228925b352f91f2abdfd316238fMD53icict/534332022-11-30 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