Metodologias Ativas: estratégias pedagógicas na educação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Marcela Aparecida Alvarez
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ancelmo, Lúcia Aparecida, Giordani, Annecy Tojeiro, Mazur, Silvane Marcela, Rodrigues, Marcel Dancin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39417
Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação propõem para as Instituições de Ensino Superior a utilização das Metodologias Ativas como facilitadoras nos processos de ensino e de aprendizagem, nos quais proporcionam ao aluno uma participação ativa na construção do conhecimento. Assim, o objetivo desta revisão integrativa, à luz dos autores Souza et al. (2010), é identificar nas publicações de dissertações e teses de programas de Mestrado, Mestrado Profissionalizante e Doutorado de que forma as Metodologias Ativas têm sido empregadas nos cursos de Enfermagem pelos docentes, bem como as discussões acerca da utilização e do conhecimento sobre tais métodos, tendo em vista que é por meio da formação dos futuros professores que o ensino em saúde poderá corresponder com as necessidades atuais dos estudantes e da sociedade. Frente ao objetivo dessa pesquisa, os resultados observados apontam indícios de que as Metodologias Ativas empregadas, identificadas no contexto dessa pesquisa, possuem um papel fundamental na formação dos futuros enfermeiros, proporcionando uma aprendizagem dos conteúdos do curso que possibilitam o desenvolvimento de habilidades e competências capazes de corresponder às necessidades apresentadas pela sociedade.
id UNIFEI_d516da1caec8e635a9b0d6f8acdeccf3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39417
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Metodologias Ativas: estratégias pedagógicas na educação em enfermagemActive Methodologies: pedagogical strategies in nursing educationMetodologías Activas: estrategias pedagógicas en la formación de enfermeríaEnsino em EnfermagemEducação em EnfermagemEnfermagemMetodologias ativas.Enseñanza en EnfermeríaEducación en EnfermeríaEnfermeríaMetodologías activas.Nursing LearningNursing EducationNurisngActive methodologies.As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação propõem para as Instituições de Ensino Superior a utilização das Metodologias Ativas como facilitadoras nos processos de ensino e de aprendizagem, nos quais proporcionam ao aluno uma participação ativa na construção do conhecimento. Assim, o objetivo desta revisão integrativa, à luz dos autores Souza et al. (2010), é identificar nas publicações de dissertações e teses de programas de Mestrado, Mestrado Profissionalizante e Doutorado de que forma as Metodologias Ativas têm sido empregadas nos cursos de Enfermagem pelos docentes, bem como as discussões acerca da utilização e do conhecimento sobre tais métodos, tendo em vista que é por meio da formação dos futuros professores que o ensino em saúde poderá corresponder com as necessidades atuais dos estudantes e da sociedade. Frente ao objetivo dessa pesquisa, os resultados observados apontam indícios de que as Metodologias Ativas empregadas, identificadas no contexto dessa pesquisa, possuem um papel fundamental na formação dos futuros enfermeiros, proporcionando uma aprendizagem dos conteúdos do curso que possibilitam o desenvolvimento de habilidades e competências capazes de corresponder às necessidades apresentadas pela sociedade.The National Curriculum Guidelines for the Graduation Course propose for Higher Education Institutions the use of Active Methodologies as facilitators in the teaching and learning processes, in which they provide the student with an active participation in the construction of knowledge. Thus, the objective of this integrative review, in light of the authors Souza et al. (2010), is to identify in the publications of dissertations and theses of Master's, Professional Master's and Doctorate programs how Active Methodologies have been used in Nursing courses by professors, as well as discussions about the use and knowledge about such methods , bearing in mind that it is through the training of future teachers that health education can meet the current needs of students and society. In view of the objective of this research, the observed results indicate that the Active Methodologies employed, identified in the context of this research, have a fundamental role in the training of future nurses, providing learning of course contents that enable the development of skills and competences capable of to respond to the needs presented by society.Los Lineamientos Curriculares Nacionales para el Curso de Graduación proponen para las Instituciones de Educación Superior el uso de Metodologías Activas como facilitadoras en los procesos de enseñanza y aprendizaje, en las que brinden al estudiante una participación activa en la construcción del conocimiento. Así, el objetivo de esta revisión integradora, a la luz de los autores Souza et al. (2010), es identificar en las publicaciones de disertaciones y tesis de los programas de Maestría, Maestría Profesional y Doctorado cómo las Metodologías Activas han sido utilizadas en los cursos de Enfermería por los profesores, así como discusiones sobre el uso y conocimiento de tales métodos, teniendo en cuenta que es a través de la formación de los futuros docentes que la educación para la salud puede responder a las necesidades actuales de los estudiantes y de la sociedad. Frente al objetivo de esta investigación, los resultados observados indican que las Metodologías Activas empleadas, identificadas en el contexto de esta investigación, tienen un papel fundamental en la formación de los futuros enfermeros, propiciando el aprendizaje de contenidos del curso que posibiliten el desarrollo de habilidades y competencias capaces de dar respuesta a las necesidades que presenta la sociedad.Research, Society and Development2023-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3941710.33448/rsd-v12i1.39417Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e2512139417Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e2512139417Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e25121394172525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39417/32343Copyright (c) 2023 Marcela Aparecida Alvarez Ferraz; Lúcia Aparecida Ancelmo; Annecy Tojeiro Giordani; Silvane Marcela Mazur; Marcel Dancin Rodrigueshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerraz, Marcela Aparecida Alvarez Ancelmo, Lúcia Aparecida Giordani, Annecy Tojeiro Mazur, Silvane Marcela Rodrigues, Marcel Dancin 2023-01-13T10:30:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39417Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-01-13T10:30:42Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias Ativas: estratégias pedagógicas na educação em enfermagem
Active Methodologies: pedagogical strategies in nursing education
Metodologías Activas: estrategias pedagógicas en la formación de enfermería
title Metodologias Ativas: estratégias pedagógicas na educação em enfermagem
spellingShingle Metodologias Ativas: estratégias pedagógicas na educação em enfermagem
Ferraz, Marcela Aparecida Alvarez
Ensino em Enfermagem
Educação em Enfermagem
Enfermagem
Metodologias ativas.
Enseñanza en Enfermería
Educación en Enfermería
Enfermería
Metodologías activas.
Nursing Learning
Nursing Education
Nurisng
Active methodologies.
title_short Metodologias Ativas: estratégias pedagógicas na educação em enfermagem
title_full Metodologias Ativas: estratégias pedagógicas na educação em enfermagem
title_fullStr Metodologias Ativas: estratégias pedagógicas na educação em enfermagem
title_full_unstemmed Metodologias Ativas: estratégias pedagógicas na educação em enfermagem
title_sort Metodologias Ativas: estratégias pedagógicas na educação em enfermagem
author Ferraz, Marcela Aparecida Alvarez
author_facet Ferraz, Marcela Aparecida Alvarez
Ancelmo, Lúcia Aparecida
Giordani, Annecy Tojeiro
Mazur, Silvane Marcela
Rodrigues, Marcel Dancin
author_role author
author2 Ancelmo, Lúcia Aparecida
Giordani, Annecy Tojeiro
Mazur, Silvane Marcela
Rodrigues, Marcel Dancin
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Marcela Aparecida Alvarez
Ancelmo, Lúcia Aparecida
Giordani, Annecy Tojeiro
Mazur, Silvane Marcela
Rodrigues, Marcel Dancin
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino em Enfermagem
Educação em Enfermagem
Enfermagem
Metodologias ativas.
Enseñanza en Enfermería
Educación en Enfermería
Enfermería
Metodologías activas.
Nursing Learning
Nursing Education
Nurisng
Active methodologies.
topic Ensino em Enfermagem
Educação em Enfermagem
Enfermagem
Metodologias ativas.
Enseñanza en Enfermería
Educación en Enfermería
Enfermería
Metodologías activas.
Nursing Learning
Nursing Education
Nurisng
Active methodologies.
description As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação propõem para as Instituições de Ensino Superior a utilização das Metodologias Ativas como facilitadoras nos processos de ensino e de aprendizagem, nos quais proporcionam ao aluno uma participação ativa na construção do conhecimento. Assim, o objetivo desta revisão integrativa, à luz dos autores Souza et al. (2010), é identificar nas publicações de dissertações e teses de programas de Mestrado, Mestrado Profissionalizante e Doutorado de que forma as Metodologias Ativas têm sido empregadas nos cursos de Enfermagem pelos docentes, bem como as discussões acerca da utilização e do conhecimento sobre tais métodos, tendo em vista que é por meio da formação dos futuros professores que o ensino em saúde poderá corresponder com as necessidades atuais dos estudantes e da sociedade. Frente ao objetivo dessa pesquisa, os resultados observados apontam indícios de que as Metodologias Ativas empregadas, identificadas no contexto dessa pesquisa, possuem um papel fundamental na formação dos futuros enfermeiros, proporcionando uma aprendizagem dos conteúdos do curso que possibilitam o desenvolvimento de habilidades e competências capazes de corresponder às necessidades apresentadas pela sociedade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39417
10.33448/rsd-v12i1.39417
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39417
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i1.39417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39417/32343
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e2512139417
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e2512139417
Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e2512139417
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052615282917376