Proposta de metodologia para a pesquisa da qualidade no atendimento em âmbito hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Andre Luís da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gois, Tafarel de Carvalho, Rodrigues, Glaucemaria da Silva, Andrade, Polyanna Peres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42165
Resumo: Polyanna Peres Andrade - Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil. Documento produzido em parceria ou por autor vinculado à Fiocruz/UNASUS, mas não consta à informação no documento.
id CRUZ_692da03df01504d9712d261f2ab99250
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/42165
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Carvalho, Andre Luís da SilvaGois, Tafarel de CarvalhoRodrigues, Glaucemaria da SilvaAndrade, Polyanna Peres2020-07-09T12:20:48Z2020-07-09T12:20:48Z2019CARVALHO, Andre Luís da Silva et al. Proposta de metodologia para a pesquisa da qualidade no atendimento em âmbito hospitalar. Revista Gestão, Inovação e Negócios, Anápolis, v.5, n.1, p.105-124, 2019.2447-8520https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4216510.29246/2358-9868.2019v5i1.p105-124Polyanna Peres Andrade - Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil. Documento produzido em parceria ou por autor vinculado à Fiocruz/UNASUS, mas não consta à informação no documento.Este artigo teve como objetivo geral estudar como a gestão da qualidade influencia no atendimento ao cliente em uma empresa da área da saúde do Distrito Federal. Para concluir os objetivos empregados ao longo deste trabalho foram utilizadas técnicas de pesquisas bibliográficas, estudo de caso e de pesquisa quantitativa. A análise de dados foi feita por meio de um questionário que buscou saber a opinião de terceiros sobre os serviços prestados nas clínicas. Foi utilizado o questionário,pois ele tem como objetivo o conhecimento de opiniões, interesses e situações vivenciadas por outras pessoas. Através da análise é possível concluir que parte dos entrevistados está insatisfeita com o atendimento, a gestão da qualidade deve levantar ações para que haja de fato uma melhoria no atendimento e que ela se torne continua. O estudo conclui que a gestão da qualidade é o principal atributo das organizações para atingir um atendimento de qualidade.This article aimed to study how quality management influences customer service in a healthcare company in the Federal District. In order to complete the objectives employed throughout this work, we used techniques of bibliographic research, case study and quantitative research. The data analysis was done through a questionnaire that sought to know the opinion of third parties about the services provided in the clinics. The questionnaire was used because it aims at knowledge of opinions, interests and situations experienced by other people. Through the analysis it is possible to conclude that some of the interviewees are dissatisfied with the service, the quality management must raise actions so that there is in fact an improvement in the service and that it becomes continuous. The study concludes that quality management is the main attribute of organizations to achieve quality care.Centro Universitário e Faculdade Projeção. Brasília, DF, Brasil.Centro Universitário e Faculdade Projeção. Brasília, DF, Brasil.Centro Universitário e Faculdade Projeção. Brasília, DF, Brasil.Centro Universitário e Faculdade Projeção. Brasília, DF, Brasil.porCentro Universitário de AnápolisQuality of Health CareAnswering ServicesOrganizationsQualidadeAtendimentoMelhoriaQualityAttendanceImprovementQualidade da Assistência à SaúdeServiços de AtendimentoOrganizaçõesProposta de metodologia para a pesquisa da qualidade no atendimento em âmbito hospitalarProposal of methodology for quality research in hospital careinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83074https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42165/1/license.txtd3e717dbb24bfc607ede047f44d29a0eMD51ORIGINALve_Andre_carvalho_etal.pdfve_Andre_carvalho_etal.pdfapplication/pdf868630https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42165/2/ve_Andre_carvalho_etal.pdf956f27926678f9f2a72efd1e71967c07MD52TEXTve_Andre_carvalho_etal.pdf.txtve_Andre_carvalho_etal.pdf.txtExtracted texttext/plain31935https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42165/3/ve_Andre_carvalho_etal.pdf.txt82addd42a07713247ac0d6a316efbf4bMD53icict/421652021-01-11 09:51:28.648oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352021-01-11T12:51:28Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de metodologia para a pesquisa da qualidade no atendimento em âmbito hospitalar
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Proposal of methodology for quality research in hospital care
title Proposta de metodologia para a pesquisa da qualidade no atendimento em âmbito hospitalar
spellingShingle Proposta de metodologia para a pesquisa da qualidade no atendimento em âmbito hospitalar
Carvalho, Andre Luís da Silva
Quality of Health Care
Answering Services
Organizations
Qualidade
Atendimento
Melhoria
Quality
Attendance
Improvement
Qualidade da Assistência à Saúde
Serviços de Atendimento
Organizações
title_short Proposta de metodologia para a pesquisa da qualidade no atendimento em âmbito hospitalar
title_full Proposta de metodologia para a pesquisa da qualidade no atendimento em âmbito hospitalar
title_fullStr Proposta de metodologia para a pesquisa da qualidade no atendimento em âmbito hospitalar
title_full_unstemmed Proposta de metodologia para a pesquisa da qualidade no atendimento em âmbito hospitalar
title_sort Proposta de metodologia para a pesquisa da qualidade no atendimento em âmbito hospitalar
author Carvalho, Andre Luís da Silva
author_facet Carvalho, Andre Luís da Silva
Gois, Tafarel de Carvalho
Rodrigues, Glaucemaria da Silva
Andrade, Polyanna Peres
author_role author
author2 Gois, Tafarel de Carvalho
Rodrigues, Glaucemaria da Silva
Andrade, Polyanna Peres
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Andre Luís da Silva
Gois, Tafarel de Carvalho
Rodrigues, Glaucemaria da Silva
Andrade, Polyanna Peres
dc.subject.mesh.pt_BR.fl_str_mv Quality of Health Care
Answering Services
Organizations
topic Quality of Health Care
Answering Services
Organizations
Qualidade
Atendimento
Melhoria
Quality
Attendance
Improvement
Qualidade da Assistência à Saúde
Serviços de Atendimento
Organizações
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Qualidade
Atendimento
Melhoria
dc.subject.en.pt_BR.fl_str_mv Quality
Attendance
Improvement
dc.subject.decs.pt_BR.fl_str_mv Qualidade da Assistência à Saúde
Serviços de Atendimento
Organizações
description Polyanna Peres Andrade - Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil. Documento produzido em parceria ou por autor vinculado à Fiocruz/UNASUS, mas não consta à informação no documento.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-09T12:20:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-09T12:20:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Andre Luís da Silva et al. Proposta de metodologia para a pesquisa da qualidade no atendimento em âmbito hospitalar. Revista Gestão, Inovação e Negócios, Anápolis, v.5, n.1, p.105-124, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42165
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2447-8520
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.29246/2358-9868.2019v5i1.p105-124
identifier_str_mv CARVALHO, Andre Luís da Silva et al. Proposta de metodologia para a pesquisa da qualidade no atendimento em âmbito hospitalar. Revista Gestão, Inovação e Negócios, Anápolis, v.5, n.1, p.105-124, 2019.
2447-8520
10.29246/2358-9868.2019v5i1.p105-124
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Anápolis
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Anápolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42165/1/license.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42165/2/ve_Andre_carvalho_etal.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42165/3/ve_Andre_carvalho_etal.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d3e717dbb24bfc607ede047f44d29a0e
956f27926678f9f2a72efd1e71967c07
82addd42a07713247ac0d6a316efbf4b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1798324638180179968