Proposta de metodologia para a pesquisa da qualidade no atendimento em âmbito hospitalar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42165 |
Resumo: | Polyanna Peres Andrade - Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil. Documento produzido em parceria ou por autor vinculado à Fiocruz/UNASUS, mas não consta à informação no documento. |
id |
CRUZ_692da03df01504d9712d261f2ab99250 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.arca.fiocruz.br:icict/42165 |
network_acronym_str |
CRUZ |
network_name_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
repository_id_str |
2135 |
spelling |
Carvalho, Andre Luís da SilvaGois, Tafarel de CarvalhoRodrigues, Glaucemaria da SilvaAndrade, Polyanna Peres2020-07-09T12:20:48Z2020-07-09T12:20:48Z2019CARVALHO, Andre Luís da Silva et al. Proposta de metodologia para a pesquisa da qualidade no atendimento em âmbito hospitalar. Revista Gestão, Inovação e Negócios, Anápolis, v.5, n.1, p.105-124, 2019.2447-8520https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4216510.29246/2358-9868.2019v5i1.p105-124Polyanna Peres Andrade - Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil. Documento produzido em parceria ou por autor vinculado à Fiocruz/UNASUS, mas não consta à informação no documento.Este artigo teve como objetivo geral estudar como a gestão da qualidade influencia no atendimento ao cliente em uma empresa da área da saúde do Distrito Federal. Para concluir os objetivos empregados ao longo deste trabalho foram utilizadas técnicas de pesquisas bibliográficas, estudo de caso e de pesquisa quantitativa. A análise de dados foi feita por meio de um questionário que buscou saber a opinião de terceiros sobre os serviços prestados nas clínicas. Foi utilizado o questionário,pois ele tem como objetivo o conhecimento de opiniões, interesses e situações vivenciadas por outras pessoas. Através da análise é possível concluir que parte dos entrevistados está insatisfeita com o atendimento, a gestão da qualidade deve levantar ações para que haja de fato uma melhoria no atendimento e que ela se torne continua. O estudo conclui que a gestão da qualidade é o principal atributo das organizações para atingir um atendimento de qualidade.This article aimed to study how quality management influences customer service in a healthcare company in the Federal District. In order to complete the objectives employed throughout this work, we used techniques of bibliographic research, case study and quantitative research. The data analysis was done through a questionnaire that sought to know the opinion of third parties about the services provided in the clinics. The questionnaire was used because it aims at knowledge of opinions, interests and situations experienced by other people. Through the analysis it is possible to conclude that some of the interviewees are dissatisfied with the service, the quality management must raise actions so that there is in fact an improvement in the service and that it becomes continuous. The study concludes that quality management is the main attribute of organizations to achieve quality care.Centro Universitário e Faculdade Projeção. Brasília, DF, Brasil.Centro Universitário e Faculdade Projeção. Brasília, DF, Brasil.Centro Universitário e Faculdade Projeção. Brasília, DF, Brasil.Centro Universitário e Faculdade Projeção. Brasília, DF, Brasil.porCentro Universitário de AnápolisQuality of Health CareAnswering ServicesOrganizationsQualidadeAtendimentoMelhoriaQualityAttendanceImprovementQualidade da Assistência à SaúdeServiços de AtendimentoOrganizaçõesProposta de metodologia para a pesquisa da qualidade no atendimento em âmbito hospitalarProposal of methodology for quality research in hospital careinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83074https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42165/1/license.txtd3e717dbb24bfc607ede047f44d29a0eMD51ORIGINALve_Andre_carvalho_etal.pdfve_Andre_carvalho_etal.pdfapplication/pdf868630https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42165/2/ve_Andre_carvalho_etal.pdf956f27926678f9f2a72efd1e71967c07MD52TEXTve_Andre_carvalho_etal.pdf.txtve_Andre_carvalho_etal.pdf.txtExtracted texttext/plain31935https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42165/3/ve_Andre_carvalho_etal.pdf.txt82addd42a07713247ac0d6a316efbf4bMD53icict/421652021-01-11 09:51:28.648oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352021-01-11T12:51:28Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta de metodologia para a pesquisa da qualidade no atendimento em âmbito hospitalar |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Proposal of methodology for quality research in hospital care |
title |
Proposta de metodologia para a pesquisa da qualidade no atendimento em âmbito hospitalar |
spellingShingle |
Proposta de metodologia para a pesquisa da qualidade no atendimento em âmbito hospitalar Carvalho, Andre Luís da Silva Quality of Health Care Answering Services Organizations Qualidade Atendimento Melhoria Quality Attendance Improvement Qualidade da Assistência à Saúde Serviços de Atendimento Organizações |
title_short |
Proposta de metodologia para a pesquisa da qualidade no atendimento em âmbito hospitalar |
title_full |
Proposta de metodologia para a pesquisa da qualidade no atendimento em âmbito hospitalar |
title_fullStr |
Proposta de metodologia para a pesquisa da qualidade no atendimento em âmbito hospitalar |
title_full_unstemmed |
Proposta de metodologia para a pesquisa da qualidade no atendimento em âmbito hospitalar |
title_sort |
Proposta de metodologia para a pesquisa da qualidade no atendimento em âmbito hospitalar |
author |
Carvalho, Andre Luís da Silva |
author_facet |
Carvalho, Andre Luís da Silva Gois, Tafarel de Carvalho Rodrigues, Glaucemaria da Silva Andrade, Polyanna Peres |
author_role |
author |
author2 |
Gois, Tafarel de Carvalho Rodrigues, Glaucemaria da Silva Andrade, Polyanna Peres |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Andre Luís da Silva Gois, Tafarel de Carvalho Rodrigues, Glaucemaria da Silva Andrade, Polyanna Peres |
dc.subject.mesh.pt_BR.fl_str_mv |
Quality of Health Care Answering Services Organizations |
topic |
Quality of Health Care Answering Services Organizations Qualidade Atendimento Melhoria Quality Attendance Improvement Qualidade da Assistência à Saúde Serviços de Atendimento Organizações |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Qualidade Atendimento Melhoria |
dc.subject.en.pt_BR.fl_str_mv |
Quality Attendance Improvement |
dc.subject.decs.pt_BR.fl_str_mv |
Qualidade da Assistência à Saúde Serviços de Atendimento Organizações |
description |
Polyanna Peres Andrade - Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil. Documento produzido em parceria ou por autor vinculado à Fiocruz/UNASUS, mas não consta à informação no documento. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-09T12:20:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-09T12:20:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARVALHO, Andre Luís da Silva et al. Proposta de metodologia para a pesquisa da qualidade no atendimento em âmbito hospitalar. Revista Gestão, Inovação e Negócios, Anápolis, v.5, n.1, p.105-124, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42165 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2447-8520 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.29246/2358-9868.2019v5i1.p105-124 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Andre Luís da Silva et al. Proposta de metodologia para a pesquisa da qualidade no atendimento em âmbito hospitalar. Revista Gestão, Inovação e Negócios, Anápolis, v.5, n.1, p.105-124, 2019. 2447-8520 10.29246/2358-9868.2019v5i1.p105-124 |
url |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Anápolis |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Anápolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
collection |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42165/1/license.txt https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42165/2/ve_Andre_carvalho_etal.pdf https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42165/3/ve_Andre_carvalho_etal.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d3e717dbb24bfc607ede047f44d29a0e 956f27926678f9f2a72efd1e71967c07 82addd42a07713247ac0d6a316efbf4b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.arca@fiocruz.br |
_version_ |
1798324638180179968 |