Implantação da ferramenta Kanban como indutora da melhoria dos fluxos de pacientes em hospital de emergência do SUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Essinger, Luiz Alexandre
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Diniz, Denise Scofano
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38080
Resumo: O estudo descreve e analisa a estratégia usada na implantação do Kanban - ferramenta do pensamento Lean - em um hospital municipal do SUS a fim de reduzir a superlotação da emergência. O Lean é um conjunto de métodos e ferramentas que busca desenvolver uma cultura organizacional onde há respeito pelos indivíduos, buscando melhoria contínua e a entrega para o usuário do que gera valor para ele. A pesquisa teve como objetivo geral analisar e avaliar a implantação e implementação da ferramenta Kanban na emergência e no Hospital Municipal Miguel Couto como indutora da melhoria da gestão e da qualidade assistencial. Estudo de caso de campo, documental, descritivo, qualitativo e quantitativo sobre o processo de implementação da ferramenta Lean, denominada Kanban, na emergência do Hospital Municipal Miguel Couto/RJ, responsável pelo atendimento de cerca de um milhão de usuários do SUS. O período de estudo foi de janeiro a julho de 2012, tendo os pesquisadores participado diretamente da implementação, enquanto diretor e apoiadora institucional. Inicialmente, realizou-se levantamento de literatura, internacional e brasileira, sobre o tema da superlotação nas emergências e sobre o pensamento Lean. Em seguida, a descrição do processo em foco e análise dos dados e resultados. Apesar das consequências negativas na qualidade da assistência, são poucos os trabalhos que abordam a superlotação nas emergências. O Kanban atua como sistema de gestão visual, ajudando, de maneira simples, a identificar os pacientes que estão acima do tempo de permanência considerado aceitável, no setor de emergência, cujas principais causas estão relacionadas a problemas internos (atraso na realização de exames, falta de acompanhamento clínico, contrafluxos das enfermarias para emergência), além dos externos (falta de vagas no Sistema de Regulação). A identificação gerou tomada de decisão gerencial: realização de rounds multidisciplinares, maior e melhor comunicação entre os profissionais. A superlotação dos serviços de emergência tem sido pouco estudada no Brasil, sendo causa e resultado da baixa qualidade da assistência. O fluxo dos pacientes deve ser acompanhado, pois a interrupção do mesmo leva à superlotação das emergências, queda da qualidade da assistência e desperdícios. A implantação da ferramenta Kanban no hospital contribuiu para evidenciar problemas passíveis de resolução local e criar cultura de desenvolvimento humano.
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A pesquisa teve como objetivo geral analisar e avaliar a implantação e implementação da ferramenta Kanban na emergência e no Hospital Municipal Miguel Couto como indutora da melhoria da gestão e da qualidade assistencial. Estudo de caso de campo, documental, descritivo, qualitativo e quantitativo sobre o processo de implementação da ferramenta Lean, denominada Kanban, na emergência do Hospital Municipal Miguel Couto/RJ, responsável pelo atendimento de cerca de um milhão de usuários do SUS. O período de estudo foi de janeiro a julho de 2012, tendo os pesquisadores participado diretamente da implementação, enquanto diretor e apoiadora institucional. Inicialmente, realizou-se levantamento de literatura, internacional e brasileira, sobre o tema da superlotação nas emergências e sobre o pensamento Lean. Em seguida, a descrição do processo em foco e análise dos dados e resultados. Apesar das consequências negativas na qualidade da assistência, são poucos os trabalhos que abordam a superlotação nas emergências. O Kanban atua como sistema de gestão visual, ajudando, de maneira simples, a identificar os pacientes que estão acima do tempo de permanência considerado aceitável, no setor de emergência, cujas principais causas estão relacionadas a problemas internos (atraso na realização de exames, falta de acompanhamento clínico, contrafluxos das enfermarias para emergência), além dos externos (falta de vagas no Sistema de Regulação). A identificação gerou tomada de decisão gerencial: realização de rounds multidisciplinares, maior e melhor comunicação entre os profissionais. A superlotação dos serviços de emergência tem sido pouco estudada no Brasil, sendo causa e resultado da baixa qualidade da assistência. O fluxo dos pacientes deve ser acompanhado, pois a interrupção do mesmo leva à superlotação das emergências, queda da qualidade da assistência e desperdícios. A implantação da ferramenta Kanban no hospital contribuiu para evidenciar problemas passíveis de resolução local e criar cultura de desenvolvimento humano.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. 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