Implantação da ferramenta Kanban como indutora da melhoria dos fluxos de pacientes em hospital de emergência do SUS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38080 |
Resumo: | O estudo descreve e analisa a estratégia usada na implantação do Kanban - ferramenta do pensamento Lean - em um hospital municipal do SUS a fim de reduzir a superlotação da emergência. O Lean é um conjunto de métodos e ferramentas que busca desenvolver uma cultura organizacional onde há respeito pelos indivíduos, buscando melhoria contínua e a entrega para o usuário do que gera valor para ele. A pesquisa teve como objetivo geral analisar e avaliar a implantação e implementação da ferramenta Kanban na emergência e no Hospital Municipal Miguel Couto como indutora da melhoria da gestão e da qualidade assistencial. Estudo de caso de campo, documental, descritivo, qualitativo e quantitativo sobre o processo de implementação da ferramenta Lean, denominada Kanban, na emergência do Hospital Municipal Miguel Couto/RJ, responsável pelo atendimento de cerca de um milhão de usuários do SUS. O período de estudo foi de janeiro a julho de 2012, tendo os pesquisadores participado diretamente da implementação, enquanto diretor e apoiadora institucional. Inicialmente, realizou-se levantamento de literatura, internacional e brasileira, sobre o tema da superlotação nas emergências e sobre o pensamento Lean. Em seguida, a descrição do processo em foco e análise dos dados e resultados. Apesar das consequências negativas na qualidade da assistência, são poucos os trabalhos que abordam a superlotação nas emergências. O Kanban atua como sistema de gestão visual, ajudando, de maneira simples, a identificar os pacientes que estão acima do tempo de permanência considerado aceitável, no setor de emergência, cujas principais causas estão relacionadas a problemas internos (atraso na realização de exames, falta de acompanhamento clínico, contrafluxos das enfermarias para emergência), além dos externos (falta de vagas no Sistema de Regulação). A identificação gerou tomada de decisão gerencial: realização de rounds multidisciplinares, maior e melhor comunicação entre os profissionais. A superlotação dos serviços de emergência tem sido pouco estudada no Brasil, sendo causa e resultado da baixa qualidade da assistência. O fluxo dos pacientes deve ser acompanhado, pois a interrupção do mesmo leva à superlotação das emergências, queda da qualidade da assistência e desperdícios. A implantação da ferramenta Kanban no hospital contribuiu para evidenciar problemas passíveis de resolução local e criar cultura de desenvolvimento humano. |
id |
CRUZ_7dc87d3836bbf500969cbf10d989635f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.arca.fiocruz.br:icict/38080 |
network_acronym_str |
CRUZ |
network_name_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
repository_id_str |
2135 |
spelling |
Essinger, Luiz AlexandreDiniz, Denise Scofano2019-12-17T11:49:50Z2019-12-17T11:49:50Z2018ESSINGER, Luiz Alexandre; DINIZ, Denise Scofano. Implantação da ferramenta Kanban como indutora da melhoria dos fluxos de pacientes em hospital de emergência do SUS. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p.978-85-85740-10-8https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38080O estudo descreve e analisa a estratégia usada na implantação do Kanban - ferramenta do pensamento Lean - em um hospital municipal do SUS a fim de reduzir a superlotação da emergência. O Lean é um conjunto de métodos e ferramentas que busca desenvolver uma cultura organizacional onde há respeito pelos indivíduos, buscando melhoria contínua e a entrega para o usuário do que gera valor para ele. A pesquisa teve como objetivo geral analisar e avaliar a implantação e implementação da ferramenta Kanban na emergência e no Hospital Municipal Miguel Couto como indutora da melhoria da gestão e da qualidade assistencial. Estudo de caso de campo, documental, descritivo, qualitativo e quantitativo sobre o processo de implementação da ferramenta Lean, denominada Kanban, na emergência do Hospital Municipal Miguel Couto/RJ, responsável pelo atendimento de cerca de um milhão de usuários do SUS. O período de estudo foi de janeiro a julho de 2012, tendo os pesquisadores participado diretamente da implementação, enquanto diretor e apoiadora institucional. Inicialmente, realizou-se levantamento de literatura, internacional e brasileira, sobre o tema da superlotação nas emergências e sobre o pensamento Lean. Em seguida, a descrição do processo em foco e análise dos dados e resultados. Apesar das consequências negativas na qualidade da assistência, são poucos os trabalhos que abordam a superlotação nas emergências. O Kanban atua como sistema de gestão visual, ajudando, de maneira simples, a identificar os pacientes que estão acima do tempo de permanência considerado aceitável, no setor de emergência, cujas principais causas estão relacionadas a problemas internos (atraso na realização de exames, falta de acompanhamento clínico, contrafluxos das enfermarias para emergência), além dos externos (falta de vagas no Sistema de Regulação). A identificação gerou tomada de decisão gerencial: realização de rounds multidisciplinares, maior e melhor comunicação entre os profissionais. A superlotação dos serviços de emergência tem sido pouco estudada no Brasil, sendo causa e resultado da baixa qualidade da assistência. O fluxo dos pacientes deve ser acompanhado, pois a interrupção do mesmo leva à superlotação das emergências, queda da qualidade da assistência e desperdícios. A implantação da ferramenta Kanban no hospital contribuiu para evidenciar problemas passíveis de resolução local e criar cultura de desenvolvimento humano.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porABRASCOImplantaçãoFerramentasKanbanPensamento leanSistema Único de SaúdeSUSCultura organizacionalImplantação da ferramenta Kanban como indutora da melhoria dos fluxos de pacientes em hospital de emergência do SUSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2018Rio de Janeiro/RJ12° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva: fortalecer o SUS, os direitos e a democraciaCongressoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38080/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51ORIGINALLuiz_Alexandre_Essinger.pdfapplication/pdf1031950https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38080/2/Luiz_Alexandre_Essinger.pdf4d0933b7e18d7267f56302d895ca0544MD52TEXTLuiz_Alexandre_Essinger.pdf.txtLuiz_Alexandre_Essinger.pdf.txtExtracted texttext/plain2https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38080/3/Luiz_Alexandre_Essinger.pdf.txte1c06d85ae7b8b032bef47e42e4c08f9MD53icict/380802023-01-17 11:02:57.37oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-01-17T14:02:57Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Implantação da ferramenta Kanban como indutora da melhoria dos fluxos de pacientes em hospital de emergência do SUS |
title |
Implantação da ferramenta Kanban como indutora da melhoria dos fluxos de pacientes em hospital de emergência do SUS |
spellingShingle |
Implantação da ferramenta Kanban como indutora da melhoria dos fluxos de pacientes em hospital de emergência do SUS Essinger, Luiz Alexandre Implantação Ferramentas Kanban Pensamento lean Sistema Único de Saúde SUS Cultura organizacional |
title_short |
Implantação da ferramenta Kanban como indutora da melhoria dos fluxos de pacientes em hospital de emergência do SUS |
title_full |
Implantação da ferramenta Kanban como indutora da melhoria dos fluxos de pacientes em hospital de emergência do SUS |
title_fullStr |
Implantação da ferramenta Kanban como indutora da melhoria dos fluxos de pacientes em hospital de emergência do SUS |
title_full_unstemmed |
Implantação da ferramenta Kanban como indutora da melhoria dos fluxos de pacientes em hospital de emergência do SUS |
title_sort |
Implantação da ferramenta Kanban como indutora da melhoria dos fluxos de pacientes em hospital de emergência do SUS |
author |
Essinger, Luiz Alexandre |
author_facet |
Essinger, Luiz Alexandre Diniz, Denise Scofano |
author_role |
author |
author2 |
Diniz, Denise Scofano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Essinger, Luiz Alexandre Diniz, Denise Scofano |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Implantação Ferramentas Kanban Pensamento lean Sistema Único de Saúde SUS Cultura organizacional |
topic |
Implantação Ferramentas Kanban Pensamento lean Sistema Único de Saúde SUS Cultura organizacional |
description |
O estudo descreve e analisa a estratégia usada na implantação do Kanban - ferramenta do pensamento Lean - em um hospital municipal do SUS a fim de reduzir a superlotação da emergência. O Lean é um conjunto de métodos e ferramentas que busca desenvolver uma cultura organizacional onde há respeito pelos indivíduos, buscando melhoria contínua e a entrega para o usuário do que gera valor para ele. A pesquisa teve como objetivo geral analisar e avaliar a implantação e implementação da ferramenta Kanban na emergência e no Hospital Municipal Miguel Couto como indutora da melhoria da gestão e da qualidade assistencial. Estudo de caso de campo, documental, descritivo, qualitativo e quantitativo sobre o processo de implementação da ferramenta Lean, denominada Kanban, na emergência do Hospital Municipal Miguel Couto/RJ, responsável pelo atendimento de cerca de um milhão de usuários do SUS. O período de estudo foi de janeiro a julho de 2012, tendo os pesquisadores participado diretamente da implementação, enquanto diretor e apoiadora institucional. Inicialmente, realizou-se levantamento de literatura, internacional e brasileira, sobre o tema da superlotação nas emergências e sobre o pensamento Lean. Em seguida, a descrição do processo em foco e análise dos dados e resultados. Apesar das consequências negativas na qualidade da assistência, são poucos os trabalhos que abordam a superlotação nas emergências. O Kanban atua como sistema de gestão visual, ajudando, de maneira simples, a identificar os pacientes que estão acima do tempo de permanência considerado aceitável, no setor de emergência, cujas principais causas estão relacionadas a problemas internos (atraso na realização de exames, falta de acompanhamento clínico, contrafluxos das enfermarias para emergência), além dos externos (falta de vagas no Sistema de Regulação). A identificação gerou tomada de decisão gerencial: realização de rounds multidisciplinares, maior e melhor comunicação entre os profissionais. A superlotação dos serviços de emergência tem sido pouco estudada no Brasil, sendo causa e resultado da baixa qualidade da assistência. O fluxo dos pacientes deve ser acompanhado, pois a interrupção do mesmo leva à superlotação das emergências, queda da qualidade da assistência e desperdícios. A implantação da ferramenta Kanban no hospital contribuiu para evidenciar problemas passíveis de resolução local e criar cultura de desenvolvimento humano. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-17T11:49:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-17T11:49:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ESSINGER, Luiz Alexandre; DINIZ, Denise Scofano. Implantação da ferramenta Kanban como indutora da melhoria dos fluxos de pacientes em hospital de emergência do SUS. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38080 |
dc.identifier.isbn.pt_BR.fl_str_mv |
978-85-85740-10-8 |
identifier_str_mv |
ESSINGER, Luiz Alexandre; DINIZ, Denise Scofano. Implantação da ferramenta Kanban como indutora da melhoria dos fluxos de pacientes em hospital de emergência do SUS. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p. 978-85-85740-10-8 |
url |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
collection |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38080/1/license.txt https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38080/2/Luiz_Alexandre_Essinger.pdf https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38080/3/Luiz_Alexandre_Essinger.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 4d0933b7e18d7267f56302d895ca0544 e1c06d85ae7b8b032bef47e42e4c08f9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.arca@fiocruz.br |
_version_ |
1813009306300186624 |