A importância da inclusão no discurso das marcas: uma análise do conteúdo patrocinado no perfil da Pequena Lô

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Alexandre In Jae Rolim de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Taverna, Flavia Graciela Prestes, Rycheta, Sabrina Budal
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3853
Resumo: Embora os PcDs representem cerca de 25% da população brasileira, há poucos estudos científicos sobre a inclusão desse grupo na área da publicidade. Esse artigo teve como objetivo, mapear as estratégias das marcas que possuem campanhas digitais recorrentes com a influencer PcD, Pequena Lô. A estrutura foi baseada em quatro temáticas principais: Definição de Histórico da Deficiência, Publicidade e Sociedade, Publicidade Inclusiva e O Papel dos Influencers. O principal instrumento de coleta de dados foi o mapeamento e a análise dos dados coletados no feed do Instagram. A análise revelou que a publicidade inclusiva tem sua relevância, mas não se dissocia do conceito mercadológico. Os resultados pretendem contribuir com a ampliação dos estudos na área e também a reflexão sobre a representação dos PcDs na sociedade e na publicidade.
id CUB_00bbaaab47b93d3424b2037f23f1bb8f
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/3853
network_acronym_str CUB
network_name_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository_id_str
spelling A importância da inclusão no discurso das marcas: uma análise do conteúdo patrocinado no perfil da Pequena LôPublicidade e SociedadePublicidade InclusivaDeficiênciaInclusão SocialInfluencers PcDCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEmbora os PcDs representem cerca de 25% da população brasileira, há poucos estudos científicos sobre a inclusão desse grupo na área da publicidade. Esse artigo teve como objetivo, mapear as estratégias das marcas que possuem campanhas digitais recorrentes com a influencer PcD, Pequena Lô. A estrutura foi baseada em quatro temáticas principais: Definição de Histórico da Deficiência, Publicidade e Sociedade, Publicidade Inclusiva e O Papel dos Influencers. O principal instrumento de coleta de dados foi o mapeamento e a análise dos dados coletados no feed do Instagram. A análise revelou que a publicidade inclusiva tem sua relevância, mas não se dissocia do conceito mercadológico. Os resultados pretendem contribuir com a ampliação dos estudos na área e também a reflexão sobre a representação dos PcDs na sociedade e na publicidade.Universidade PositivoBrasilPublicidade e PropagandaUPMenezes, SérgioMoura, Alexandre In Jae Rolim deTaverna, Flavia Graciela PrestesRycheta, Sabrina Budal2022-06-02T18:22:00Z20222022-06-02T18:22:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3853porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2022-08-04T14:43:21Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/3853Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2022-08-04T14:43:21Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da inclusão no discurso das marcas: uma análise do conteúdo patrocinado no perfil da Pequena Lô
title A importância da inclusão no discurso das marcas: uma análise do conteúdo patrocinado no perfil da Pequena Lô
spellingShingle A importância da inclusão no discurso das marcas: uma análise do conteúdo patrocinado no perfil da Pequena Lô
Moura, Alexandre In Jae Rolim de
Publicidade e Sociedade
Publicidade Inclusiva
Deficiência
Inclusão Social
Influencers PcD
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short A importância da inclusão no discurso das marcas: uma análise do conteúdo patrocinado no perfil da Pequena Lô
title_full A importância da inclusão no discurso das marcas: uma análise do conteúdo patrocinado no perfil da Pequena Lô
title_fullStr A importância da inclusão no discurso das marcas: uma análise do conteúdo patrocinado no perfil da Pequena Lô
title_full_unstemmed A importância da inclusão no discurso das marcas: uma análise do conteúdo patrocinado no perfil da Pequena Lô
title_sort A importância da inclusão no discurso das marcas: uma análise do conteúdo patrocinado no perfil da Pequena Lô
author Moura, Alexandre In Jae Rolim de
author_facet Moura, Alexandre In Jae Rolim de
Taverna, Flavia Graciela Prestes
Rycheta, Sabrina Budal
author_role author
author2 Taverna, Flavia Graciela Prestes
Rycheta, Sabrina Budal
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menezes, Sérgio
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Alexandre In Jae Rolim de
Taverna, Flavia Graciela Prestes
Rycheta, Sabrina Budal
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade e Sociedade
Publicidade Inclusiva
Deficiência
Inclusão Social
Influencers PcD
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Publicidade e Sociedade
Publicidade Inclusiva
Deficiência
Inclusão Social
Influencers PcD
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Embora os PcDs representem cerca de 25% da população brasileira, há poucos estudos científicos sobre a inclusão desse grupo na área da publicidade. Esse artigo teve como objetivo, mapear as estratégias das marcas que possuem campanhas digitais recorrentes com a influencer PcD, Pequena Lô. A estrutura foi baseada em quatro temáticas principais: Definição de Histórico da Deficiência, Publicidade e Sociedade, Publicidade Inclusiva e O Papel dos Influencers. O principal instrumento de coleta de dados foi o mapeamento e a análise dos dados coletados no feed do Instagram. A análise revelou que a publicidade inclusiva tem sua relevância, mas não se dissocia do conceito mercadológico. Os resultados pretendem contribuir com a ampliação dos estudos na área e também a reflexão sobre a representação dos PcDs na sociedade e na publicidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-06-02T18:22:00Z
2022
2022-06-02T18:22:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3853
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Positivo
Brasil
Publicidade e Propaganda
UP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Positivo
Brasil
Publicidade e Propaganda
UP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron:CUB
instname_str Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron_str CUB
institution CUB
reponame_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
collection Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository.name.fl_str_mv Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
repository.mail.fl_str_mv bibli@brazcubas.edu.br
_version_ 1798311335689191424