Gerenciamento de crise: comunicação e mídias sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Cleiton Antônio Ferreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lucas, Daniel Ferreira, Silva, Patrícia Oliveira Barboza da, Sousa, Thiago Dias Maciel de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1106
Resumo: The present study aims at presenting a Crisis Management model in communication and social media with the purpose of guiding companies in the face of a scenario of uncertainty and instability provided by the current world. With the technological advances and consequently the spread of fake news, it has become necessary to elaborate a crisis management planning. The data was collected in two medium and large companies by means of a qualitative questionnaire. The companies claimed not to know the methods of crisis management, but it is clear that, since they have been in the market for a long time, they have had enough experience to deal with the crisis, where the measures taken resemble those mentioned by experts in the field. Finally, it is observed that there is no standard formula for managing crises in the virtual environment, however it is possible to reverse it through a monitoring that prevents it from being potentialized.
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Finally, it is observed that there is no standard formula for managing crises in the virtual environment, however it is possible to reverse it through a monitoring that prevents it from being potentialized.Agência 1O presente estudo tem por objetivo apresentar um modelo de Gerenciamento de Crise em comunicação e mídias sociais com a finalidade de orientar empresas diante de um cenário de incertezas e instabilidade proporcionadas pelo mundo atual. Com os avanços tecnológicos e consequentemente a propagação de Fake News, fez-se necessário elaborar um planejamento em gerenciamento de crise. Através dos dados coletados em duas empresas de médio e grande porte mediante um questionário qualitativo. As empresas alegaram não conhecer os métodos de gerenciamento de crise, porém nota-se que por existirem há bastante tempo no mercado obtiveram experiência suficiente para o contingenciamento de crise, onde as medidas tomadas se assemelham as citadas por autores especialistas no assunto. Por fim, observa-se que não há uma formula padrão para gerir crises no ambiente virtual, porém é possível reverte-la através de um monitoramento que a impeça de ser potencializada.Centro de Ensino Unificado do Distrito FederalBrasilCoordenação do Curso de AdministraçãoUDFFranco, Kettyplyn Kamila Sanches6538060497628682http://lattes.cnpq.br/6538060497628682Moraes, Cleiton Antônio FerreiraLucas, Daniel FerreiraSilva, Patrícia Oliveira Barboza daSousa, Thiago Dias Maciel de2020-11-16T23:30:36Z2020-11-162020-11-16T23:30:36Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1106porABRAPP – Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Manual de Gestão de Crise e Imagem. Disponível em: http://www.abrapp.org.br/GuiasManuais/manual_gestao_criseeimagem.pdf Acesso em: 13 set. 2018. ALMEIDA, Ana Luisa de Castro. Identidade, imagem e reputação organizacional: Conceitos e dimensões das práxis. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Editora Saraiva São Paulo- SP. 2009. ARGENTI, Paul A. Comunicação Empresarial: a construção da identidade, Imagem e reputação. Ed. Campus, Rio de Janeiro: 2006. FORNI, João José. Comunicação em tempo de crise. In: DUARTE, Jorge. Comunicação Publica Disponível em: http://jforni.jor.br/forni/files/ComP%C3%BAblicaJDuartevf.pdf. Acesso em: 8 set. 2018 FORNI João José. Comunicação em tempo de crise. In: DUARTE, Jorge. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia - Teoria e técnica. 2a. ed. São Paulo, Atlas, 2003. FORNI João José. Gestão de Crises em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2013. KOTLER P., KELLER K. Administração de Marketing, 12 edições, São Paulo: Pearson Prentine Hall, 2006. KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a Edição do Novo Milênio – 10ª Edição. São Paulo. Ed. Prentice Hall, 2000 KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 4. ed. São Paulo: Summus, 2003. KUNSCH, Margarida M. Krohling (Org.). Relações Públicas e Comunicação organizacional: Campos acadêmicos e aplicados de múltiplas perspectivas. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2009 MENDES, A. M.; PEREIRA, F. C.; CUNHA, M. P.; SOARES, J. V.; DOS SANTOS, R. R.; PIMENTEL, I. et al. Crises de ameaças a oportunidades: gestão estratégica de comunicação de crises. Lisboa: Edições Silabo, 2006. ORDUÑA, Issac Rojas. A comunicação em momentos de crise. 2002. disponível em: http://www.portalrp.com.br/bibliotecavirtual/relacoespublicas/administracaodecri ses/02 25.htm. Acesso em: 20 set. 2018. RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. ROSA, Mário. A Era do Escândalo: lições, relatos e bastidores de quem viveu as grandes crises de imagem. São Paulo: Geração Editorial, 2003. SEBRAE. Gerenciamento de Crises nas Redes Sociais. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/gerenciamentodecrisenasmidiassociais,fcc99e665b182410VgnVCM100000b272010aRCRD. Acesso em 25 set. 2018. UNIEMP, Instituto. Inovação Uniemp. v.2 n.5 Campinas Nov./Dez. 2006. Disponível em: http://inovacao.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1808-239420060005&lng=pt&nrm=is. Acesso em 11 set. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2021-02-01T18:33:31Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/1106Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2021-02-01T18:33:31Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
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