Gerenciamento de crise: comunicação e mídias sociais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Cleiton Antônio Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1205
Resumo: The present study aims at presenting a Crisis Management model in communication and social media with the purpose of guiding companies in the face of a scenario of uncertainty and instability provided by the current world. With the technological advances and consequently the spread of fake news, it has become necessary to elaborate a crisis management planning. The data was collected in two medium and large companies by means of a qualitative questionnaire. The companies claimed not to know the methods of crisis management, but it is clear that, since they have been in the market for a long time, they have had enough experience to deal with the crisis, where the measures taken resemble those mentioned by experts in the field. Finally, it is observed that there is no standard formula for managing crises in the virtual environment, however it is possible to reverse it through a monitoring that prevents it from being potentialized.
id CUB_a7db548219ba59d4323d0d387aed995c
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/1205
network_acronym_str CUB
network_name_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository_id_str
spelling Gerenciamento de crise: comunicação e mídias sociais.Gerenciamento de CriseMonitoramentoComunicaçãoMídias Sociais6.02.00.00-6 AdministraçãoThe present study aims at presenting a Crisis Management model in communication and social media with the purpose of guiding companies in the face of a scenario of uncertainty and instability provided by the current world. With the technological advances and consequently the spread of fake news, it has become necessary to elaborate a crisis management planning. The data was collected in two medium and large companies by means of a qualitative questionnaire. The companies claimed not to know the methods of crisis management, but it is clear that, since they have been in the market for a long time, they have had enough experience to deal with the crisis, where the measures taken resemble those mentioned by experts in the field. Finally, it is observed that there is no standard formula for managing crises in the virtual environment, however it is possible to reverse it through a monitoring that prevents it from being potentialized.O presente estudo tem por objetivo apresentar um modelo de Gerenciamento de Crise em comunicação e mídias sociais com a finalidade de orientar empresas diante de um cenário de incertezas e instabilidade proporcionadas pelo mundo atual. Com os avanços tecnológicos e consequentemente a propagação de Fake News, fez-se necessário elaborar um planejamento em gerenciamento de crise. Através dos dados coletados em duas empresas de médio e grande porte mediante um questionário qualitativo. As empresas alegaram não conhecer os métodos de gerenciamento de crise, porém nota-se que por existirem há bastante tempo no mercado obtiveram experiência suficiente para o contingenciamento de crise, onde as medidas tomadas se assemelham as citadas por autores especialistas no assunto. Por fim, observa-se que não há uma formula padrão para gerir crises no ambiente virtual, porém é possível reverte-la através de um monitoramento que a impeça de ser potencializada.Centro de Ensino Unificado do Distrito FederalBrasilCoordenação do Curso de AdministraçãoUDFFranco, Kettyplyn Kamila sanches6538060497628682http://lattes.cnpq.br/6538060497628682Moraes, Cleiton Antônio Ferreira2020-12-14T17:41:51Z2020-12-142020-12-14T17:41:51Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1205porASSOCIAÇÃO Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar. MANUAL DE GESTÃO DE CRISE E IMAGEM. Brapp out. 2015.Disponível em: http://www.a brapp.org.br/GuiasManuais/manual_gestao_criseeimagem.pdf. Acesso em: 13 set. 2018. ALMEIDA, A L C. Identidade, imagem e reputação organizacional: Conceitos e dimensões das práxis. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Editora Saraiva São Paulo- SP. 2009. ARGENTI, P A. Comunicação empresarial: a construção da identidade, imagem e reputação. 3 ed Campus, Rio de Janeiro: 2006. FORNI, J J. Comunicação em tempo de crise. In: Duarte, J. Comunicação Público. Disponível em: http://jforni.jor.br/forni/files/ComP%C3% BAblicaJDuartevf.pdf. Acesso em: 8 set. 2018 FORNI J José. Comunicação em tempo de crise. In: DUARTE, Jorge. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia - Teoria e técnica. 2. ed. São Paulo, Atlas, 2003. FORNI J J. Gestão de Crises em comunicação. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2013. KOTLER P., KELLER K. Administração de marketing, 12 edições, São Paulo: Pearson Prentine Hall, 2006. KOTLER, P. Administração de marketing: a Edição do Novo Milênio – 10ª Edição. São Paulo. Ed. Prentice Hall, 2000. KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Revista 4. ed. São Paulo: Summus, 2003 (Novo Buscas em Comunicação;v 17) KUNSCH, M M. Krohling (Org.). Relações públicas e comunicação organizacional: Campos acadêmicos e aplicados de múltiplas perspectivas. São Caetano do Sul, SP:Difusão Editora, 2009 MENDES, A. M.; PEREIRA, F. C.; CUNHA, M. P.; SOARES, J. V.; DOS SANTOS, R. R.; PIMENTEL, I. et al. Crises de Ameaças a Oportunidades: Gestão Estratégica de Comunicação de Crises. Lisboa:out. Edições Silabo, 2006. ORDUÑA, I. R. A comunicação em momentos de crise. 2002. disponível em: http://www.portalrp.com.br/bibliotecavirtual/relacoespublicas/administracaodecri ses/02 25.htm: Acesso em: 20 set. 2018 RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Editora Meridional, Porto Alegre: Sulina, 2009 ROSA, M, Aera do escândalo. lições, relatos e bastidores de quem viveu as grandes crises de imagem. São Paulo: Geração Editorial, 2004 GERENCIAMENTO de crises nas redes sociais. Academia de Marketing, Disponível em: https://www.academiadomarketing.com.br/gerenciamento-de-crises-nas-redes-sociais/. Acesso em 14.dez.2020. UNIEMP, Instituto. Inovação Uniemp. v.2 n.5 Campinas Nov./Dez.2006. Disponível em: http://inovacao.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1808-2394200600 05&lng=pt&nrm=is. Acesso em 11 set. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2021-01-29T22:21:26Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/1205Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2021-01-29T22:21:26Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Gerenciamento de crise: comunicação e mídias sociais.
title Gerenciamento de crise: comunicação e mídias sociais.
spellingShingle Gerenciamento de crise: comunicação e mídias sociais.
Moraes, Cleiton Antônio Ferreira
Gerenciamento de Crise
Monitoramento
Comunicação
Mídias Sociais
6.02.00.00-6 Administração
title_short Gerenciamento de crise: comunicação e mídias sociais.
title_full Gerenciamento de crise: comunicação e mídias sociais.
title_fullStr Gerenciamento de crise: comunicação e mídias sociais.
title_full_unstemmed Gerenciamento de crise: comunicação e mídias sociais.
title_sort Gerenciamento de crise: comunicação e mídias sociais.
author Moraes, Cleiton Antônio Ferreira
author_facet Moraes, Cleiton Antônio Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franco, Kettyplyn Kamila sanches
6538060497628682
http://lattes.cnpq.br/6538060497628682
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Cleiton Antônio Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Gerenciamento de Crise
Monitoramento
Comunicação
Mídias Sociais
6.02.00.00-6 Administração
topic Gerenciamento de Crise
Monitoramento
Comunicação
Mídias Sociais
6.02.00.00-6 Administração
description The present study aims at presenting a Crisis Management model in communication and social media with the purpose of guiding companies in the face of a scenario of uncertainty and instability provided by the current world. With the technological advances and consequently the spread of fake news, it has become necessary to elaborate a crisis management planning. The data was collected in two medium and large companies by means of a qualitative questionnaire. The companies claimed not to know the methods of crisis management, but it is clear that, since they have been in the market for a long time, they have had enough experience to deal with the crisis, where the measures taken resemble those mentioned by experts in the field. Finally, it is observed that there is no standard formula for managing crises in the virtual environment, however it is possible to reverse it through a monitoring that prevents it from being potentialized.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14T17:41:51Z
2020-12-14
2020-12-14T17:41:51Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1205
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar. MANUAL DE GESTÃO DE CRISE E IMAGEM. Brapp out. 2015.Disponível em: http://www.a brapp.org.br/GuiasManuais/manual_gestao_criseeimagem.pdf. Acesso em: 13 set. 2018. ALMEIDA, A L C. Identidade, imagem e reputação organizacional: Conceitos e dimensões das práxis. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Editora Saraiva São Paulo- SP. 2009. ARGENTI, P A. Comunicação empresarial: a construção da identidade, imagem e reputação. 3 ed Campus, Rio de Janeiro: 2006. FORNI, J J. Comunicação em tempo de crise. In: Duarte, J. Comunicação Público. Disponível em: http://jforni.jor.br/forni/files/ComP%C3% BAblicaJDuartevf.pdf. Acesso em: 8 set. 2018 FORNI J José. Comunicação em tempo de crise. In: DUARTE, Jorge. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia - Teoria e técnica. 2. ed. São Paulo, Atlas, 2003. FORNI J J. Gestão de Crises em comunicação. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2013. KOTLER P., KELLER K. Administração de marketing, 12 edições, São Paulo: Pearson Prentine Hall, 2006. KOTLER, P. Administração de marketing: a Edição do Novo Milênio – 10ª Edição. São Paulo. Ed. Prentice Hall, 2000. KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Revista 4. ed. São Paulo: Summus, 2003 (Novo Buscas em Comunicação;v 17) KUNSCH, M M. Krohling (Org.). Relações públicas e comunicação organizacional: Campos acadêmicos e aplicados de múltiplas perspectivas. São Caetano do Sul, SP:Difusão Editora, 2009 MENDES, A. M.; PEREIRA, F. C.; CUNHA, M. P.; SOARES, J. V.; DOS SANTOS, R. R.; PIMENTEL, I. et al. Crises de Ameaças a Oportunidades: Gestão Estratégica de Comunicação de Crises. Lisboa:out. Edições Silabo, 2006. ORDUÑA, I. R. A comunicação em momentos de crise. 2002. disponível em: http://www.portalrp.com.br/bibliotecavirtual/relacoespublicas/administracaodecri ses/02 25.htm: Acesso em: 20 set. 2018 RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Editora Meridional, Porto Alegre: Sulina, 2009 ROSA, M, Aera do escândalo. lições, relatos e bastidores de quem viveu as grandes crises de imagem. São Paulo: Geração Editorial, 2004 GERENCIAMENTO de crises nas redes sociais. Academia de Marketing, Disponível em: https://www.academiadomarketing.com.br/gerenciamento-de-crises-nas-redes-sociais/. Acesso em 14.dez.2020. UNIEMP, Instituto. Inovação Uniemp. v.2 n.5 Campinas Nov./Dez.2006. Disponível em: http://inovacao.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1808-2394200600 05&lng=pt&nrm=is. Acesso em 11 set. 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal
Brasil
Coordenação do Curso de Administração
UDF
publisher.none.fl_str_mv Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal
Brasil
Coordenação do Curso de Administração
UDF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron:CUB
instname_str Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron_str CUB
institution CUB
reponame_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
collection Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository.name.fl_str_mv Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
repository.mail.fl_str_mv bibli@brazcubas.edu.br
_version_ 1798311359614550016