Histórico e potencialidades da implantação do projeto de educação ambiental no modelo SAF (Sistema Agro Florestal) em uma escola pública do estado de São Paulo para o processo de ensino e aprendizagem de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lago, Paulo Rogério
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/510
Resumo: This paper presents possible approaches concerning chemistry teaching through Environmental Education, supported by the Environmental Project, which is a themegenerator, called SAF (Agro-Forest System) implemented in a state-run school. The present research was developed by means of a collaboration of a group of students attending different high school levels. Through the Pedagogical Project, we sought to encourage students to develop research projects, relating them to scientific concepts. Our objective is to use these projects as a source for questioning the Chemistry Teaching in a contextualized approach, in which students are able to perform experiences and discuss their observations in groups. Through the act of researching, students will be exposed to chemical concepts in a different way, in a lighter manner that will enhance and transform their preconceptions, contributing to improving their understanding and interest in scientific knowledge. Aiming at defragmenting the curriculum (didactic sequence), which often impairs innovative activities, which are indispensable in teaching practices, being equally or even more important than the mastery of the studied content, this paper presents a chance to whet the curiosity of students on learning Science (Chemistry), which is widely rejected and ignored.
id CUB_f5d560bc56c1a7b3257aecdc15d969d1
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/510
network_acronym_str CUB
network_name_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository_id_str
spelling Histórico e potencialidades da implantação do projeto de educação ambiental no modelo SAF (Sistema Agro Florestal) em uma escola pública do estado de São Paulo para o processo de ensino e aprendizagem de químicaHistory and potential of the implementation of the education project in the SAF model (Sistema Agro Florestal) in a public school in the state of state of São Paulo for the teaching and learning process of chemistryAprendizagem SignificativaContextualizaçãoEducação AmbientalEnsino de QuímicaProblematizaçãoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAThis paper presents possible approaches concerning chemistry teaching through Environmental Education, supported by the Environmental Project, which is a themegenerator, called SAF (Agro-Forest System) implemented in a state-run school. The present research was developed by means of a collaboration of a group of students attending different high school levels. Through the Pedagogical Project, we sought to encourage students to develop research projects, relating them to scientific concepts. Our objective is to use these projects as a source for questioning the Chemistry Teaching in a contextualized approach, in which students are able to perform experiences and discuss their observations in groups. Through the act of researching, students will be exposed to chemical concepts in a different way, in a lighter manner that will enhance and transform their preconceptions, contributing to improving their understanding and interest in scientific knowledge. Aiming at defragmenting the curriculum (didactic sequence), which often impairs innovative activities, which are indispensable in teaching practices, being equally or even more important than the mastery of the studied content, this paper presents a chance to whet the curiosity of students on learning Science (Chemistry), which is widely rejected and ignored.A presente dissertação apresenta possibilidades de abordagens no Ensino de Química através da Educação Ambiental, tendo como tema gerador o Projeto Ambiental SAF (Sistema Agro Florestal) implantado em uma Escola Estadual. Este trabalho foi desenvolvido a partir da colaboração de um grupo de estudantes dos três anos do Ensino Médio. Através da Pedagogia de Projetos, buscou-se incentivar a elaboração de projetos de pesquisa pelos próprios alunos, com o objetivo de relacioná-los com conceitos científicos. Tornando o projeto uma fonte para problematização do Ensino de Química, numa abordagem contextualizada, em que o aluno poderá vivenciar experiências e discutir suas observações em equipes, buscando no ato de pesquisar, apresentar os conceitos químicos de uma forma diferenciada, de modo menos impactante, que venha a valorizar e a transformar as concepções prévias dos educandos, contribuindo para melhoria na compreensão e interesse pelo conhecimento científico. Com o propósito de desfragmentar o currículo (sequência didática), que muitas vezes dificultam atividades inovadoras, as quais são indispensáveis na prática docente tanto ou mais que o domínio dos conteúdos, este trabalho apresenta uma possibilidade para despertar no aluno a vontade de aprender Ciências (Química), a qual possui imensa rejeição e desinteresse.Universidade de FrancaBrasilPós-GraduaçãoPrograma de Mestrado em CiênciasUNIFRANReis, Márcio José dos3519284490175859http://lattes.cnpq.br/3519284490175859Ricci, Emiliane Gerbasi3131780567101463http://lattes.cnpq.br/3131780567101463Alves, Fabiana Luca6926112115514189http://lattes.cnpq.br/6926112115514189Lago, Paulo Rogério2020-04-13T18:46:59Z2020-04-13T18:46:59Z2015-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLAGO, Paulo Rogério. Histórico e potencialidades da implantação do projeto de educação ambiental no modelo SAF (Sistema Agro Florestal) em uma escola pública do estado de São Paulo para o processo de ensino e aprendizagem de química. Franca, SP, 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de Franca. 2015.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/510porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2020-04-13T18:48:01Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/510Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2020-04-13T18:48:01Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórico e potencialidades da implantação do projeto de educação ambiental no modelo SAF (Sistema Agro Florestal) em uma escola pública do estado de São Paulo para o processo de ensino e aprendizagem de química
History and potential of the implementation of the education project in the SAF model (Sistema Agro Florestal) in a public school in the state of state of São Paulo for the teaching and learning process of chemistry
title Histórico e potencialidades da implantação do projeto de educação ambiental no modelo SAF (Sistema Agro Florestal) em uma escola pública do estado de São Paulo para o processo de ensino e aprendizagem de química
spellingShingle Histórico e potencialidades da implantação do projeto de educação ambiental no modelo SAF (Sistema Agro Florestal) em uma escola pública do estado de São Paulo para o processo de ensino e aprendizagem de química
Lago, Paulo Rogério
Aprendizagem Significativa
Contextualização
Educação Ambiental
Ensino de Química
Problematização
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short Histórico e potencialidades da implantação do projeto de educação ambiental no modelo SAF (Sistema Agro Florestal) em uma escola pública do estado de São Paulo para o processo de ensino e aprendizagem de química
title_full Histórico e potencialidades da implantação do projeto de educação ambiental no modelo SAF (Sistema Agro Florestal) em uma escola pública do estado de São Paulo para o processo de ensino e aprendizagem de química
title_fullStr Histórico e potencialidades da implantação do projeto de educação ambiental no modelo SAF (Sistema Agro Florestal) em uma escola pública do estado de São Paulo para o processo de ensino e aprendizagem de química
title_full_unstemmed Histórico e potencialidades da implantação do projeto de educação ambiental no modelo SAF (Sistema Agro Florestal) em uma escola pública do estado de São Paulo para o processo de ensino e aprendizagem de química
title_sort Histórico e potencialidades da implantação do projeto de educação ambiental no modelo SAF (Sistema Agro Florestal) em uma escola pública do estado de São Paulo para o processo de ensino e aprendizagem de química
author Lago, Paulo Rogério
author_facet Lago, Paulo Rogério
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Márcio José dos
3519284490175859
http://lattes.cnpq.br/3519284490175859
Ricci, Emiliane Gerbasi
3131780567101463
http://lattes.cnpq.br/3131780567101463
Alves, Fabiana Luca
6926112115514189
http://lattes.cnpq.br/6926112115514189
dc.contributor.author.fl_str_mv Lago, Paulo Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Significativa
Contextualização
Educação Ambiental
Ensino de Química
Problematização
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic Aprendizagem Significativa
Contextualização
Educação Ambiental
Ensino de Química
Problematização
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description This paper presents possible approaches concerning chemistry teaching through Environmental Education, supported by the Environmental Project, which is a themegenerator, called SAF (Agro-Forest System) implemented in a state-run school. The present research was developed by means of a collaboration of a group of students attending different high school levels. Through the Pedagogical Project, we sought to encourage students to develop research projects, relating them to scientific concepts. Our objective is to use these projects as a source for questioning the Chemistry Teaching in a contextualized approach, in which students are able to perform experiences and discuss their observations in groups. Through the act of researching, students will be exposed to chemical concepts in a different way, in a lighter manner that will enhance and transform their preconceptions, contributing to improving their understanding and interest in scientific knowledge. Aiming at defragmenting the curriculum (didactic sequence), which often impairs innovative activities, which are indispensable in teaching practices, being equally or even more important than the mastery of the studied content, this paper presents a chance to whet the curiosity of students on learning Science (Chemistry), which is widely rejected and ignored.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-24
2020-04-13T18:46:59Z
2020-04-13T18:46:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LAGO, Paulo Rogério. Histórico e potencialidades da implantação do projeto de educação ambiental no modelo SAF (Sistema Agro Florestal) em uma escola pública do estado de São Paulo para o processo de ensino e aprendizagem de química. Franca, SP, 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de Franca. 2015.
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/510
identifier_str_mv LAGO, Paulo Rogério. Histórico e potencialidades da implantação do projeto de educação ambiental no modelo SAF (Sistema Agro Florestal) em uma escola pública do estado de São Paulo para o processo de ensino e aprendizagem de química. Franca, SP, 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de Franca. 2015.
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Mestrado em Ciências
UNIFRAN
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Mestrado em Ciências
UNIFRAN
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron:CUB
instname_str Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron_str CUB
institution CUB
reponame_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
collection Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository.name.fl_str_mv Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
repository.mail.fl_str_mv bibli@brazcubas.edu.br
_version_ 1798311360299270144