PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1441 |
Resumo: | As disciplinas de Práticas Pedagógicas têm como objetivo relacionar atividades de pesquisa com a prática de ensino do professor de Educação Física, bem como proporcionam experiências didático-acadêmicas fundamentais para superação da dicotomia teoria-prática. Este estudo tem por objetivo identificar a percepção dos concludentes de Educação Física sobre a disciplina Práticas Pedagógicas VI. Para tanto, aplicamos um questionário a 10 alunos concludentes do curso de Licenciatura em Educação Física de uma IES particular e, para análise dos dados, realizamos frequência simples e relativa. Os resultados apontam que os discentes consideram que a ementa de disciplina atende a: i) formação de professores, ii) atividades de ensino e pesquisa utilizados durante a disciplina, e iii) relação teorica-prática com as disciplinas do sexto semestre, assim como os objetivos da disciplina, pois os discentes consideram: a) refletir sobre experiências de trabalho do Educador Físico na escola em distintos espaços e momentos da formação e b) elaborar trabalhos de pesquisa com fins de publicação, que foram, segundo os participantes, fortemente atendidos pelo curso. Acreditamos que essa pesquisa pode contribuir para a prática de ensino dos professores das disciplinas que visam relacionar atividade de caráter científico tendo como campo de investigação o ensino da Educação Física na escola. |
id |
Católica_0aad9424ac55571a62230299218c6383 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1441 |
network_acronym_str |
Católica |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
spelling |
PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLARCiências SociaisPesquisa científica. Formação pedagógica. Educação Física Escolar.As disciplinas de Práticas Pedagógicas têm como objetivo relacionar atividades de pesquisa com a prática de ensino do professor de Educação Física, bem como proporcionam experiências didático-acadêmicas fundamentais para superação da dicotomia teoria-prática. Este estudo tem por objetivo identificar a percepção dos concludentes de Educação Física sobre a disciplina Práticas Pedagógicas VI. Para tanto, aplicamos um questionário a 10 alunos concludentes do curso de Licenciatura em Educação Física de uma IES particular e, para análise dos dados, realizamos frequência simples e relativa. Os resultados apontam que os discentes consideram que a ementa de disciplina atende a: i) formação de professores, ii) atividades de ensino e pesquisa utilizados durante a disciplina, e iii) relação teorica-prática com as disciplinas do sexto semestre, assim como os objetivos da disciplina, pois os discentes consideram: a) refletir sobre experiências de trabalho do Educador Físico na escola em distintos espaços e momentos da formação e b) elaborar trabalhos de pesquisa com fins de publicação, que foram, segundo os participantes, fortemente atendidos pelo curso. Acreditamos que essa pesquisa pode contribuir para a prática de ensino dos professores das disciplinas que visam relacionar atividade de caráter científico tendo como campo de investigação o ensino da Educação Física na escola.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAPontes Junior, José Airton de Freitas; Centro Universitário Católica de QuixadáTahim, Ana Paula Vasconcelos de OliveiraMonteiro, José Rogério dos SantosAlbuquerque, Matheus dos SantosTrompieri Filho, Nicolino2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/144110.25190/rec.v4i1.1441Revista Expressão Católica; v. 4, n. 1 (2015): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v4i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1441/1174/*ref*/ASSIS, R. M.; BONIFÁCIO, N. A. A produção científica na formação dos alunos do curso de educação física do CAJ/UFG. Itinerarius Reflectionis. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia do Campus Jataí – UFG. v. 2 n. 5. jul/dez 2008/*ref*/BETTI, M.. Educação física e sociedade. São Paulo: Editora Movimento, 1991./*ref*/BORGES, T. R.; LIMA, L. F.; SANTOS, C. S.; SILVA, R. P. S. E. ; SOUZA, M. J. G. A produção científica em educação Física e esportes no curso de Educação Física da Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão no período de 1993-2006. In: III Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte, 2008, Cuiabá-MT. III Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte, 2008./*ref*/BOTH, J.; MALAVASI, L. M. Pesquisa e formação inicial na educação física: algumas considerações. Lecturas educación física y deportes, v. 102, p. 1-6, 2006./*ref*/BRASIL, Ministério da Educação e Cultura (MEC). Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Brasília, DF: Secretaria de Ensino Fundamental, 1998./*ref*/BRACHT, V. Educação física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992./*ref*/DARIDO, S. C. Teoria, prática e reflexão na formação profissional em Educação Física. Motriz (Rio Claro), v. 1, n. 2, p. 124-128, 1995./*ref*/DARIDO, S. C. Educação física na escola: Questões e Reflexões. Rio de janeiro: Editora Guanabara, 2003/*ref*/DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005./*ref*/FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO. Projeto Pedagógico de Curso de Educação Física. 2012./*ref*/FRADE, J. C. Educação, pedagogia e a educação física no Brasil. In: FERREIRA NETO, Amarílio (Org.) et alli. Ensaios: Educação física e esporte. v.1. Vitória: Centro de Educação Física e Desportos da UFES, 1993./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2005 (Coleção Leitura)./*ref*/GUIRALDELLI JR, P. Educação Física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a Educação Física brasileira. São Paulo: Loyola, 1988./*ref*/LEMOS, E. M. B. C. Formação, pesquisa e pós-graduação em educação física: um recorte dos 30 anos de educação física na UEPB. Holos, ano 25, v.1, 2009./*ref*/LÜDORF, S. M. A. Panorama da pesquisa em educação física da década de 90: análise dos resumos de dissertações e teses. Revista da Educação Física/UEM Maringá, v. 13, n. 2, p. 19-25, 2. sem. 2002/*ref*/PONTES JR, J. A. F.; TROMPIERI FILHO, N. Avaliação do ensino-aprendizagem na Educação Física escolar. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 16, p. 161, 2011./*ref*/SOARES, C. L. Educação Física: raízes européias e Brasil. Campinas: Editora Autores Associados, 1994.Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:21Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:21.626Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title |
PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
spellingShingle |
PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Pontes Junior, José Airton de Freitas; Centro Universitário Católica de Quixadá Ciências Sociais Pesquisa científica. Formação pedagógica. Educação Física Escolar. |
title_short |
PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_full |
PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_fullStr |
PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_sort |
PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
author |
Pontes Junior, José Airton de Freitas; Centro Universitário Católica de Quixadá |
author_facet |
Pontes Junior, José Airton de Freitas; Centro Universitário Católica de Quixadá Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Monteiro, José Rogério dos Santos Albuquerque, Matheus dos Santos Trompieri Filho, Nicolino |
author_role |
author |
author2 |
Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Monteiro, José Rogério dos Santos Albuquerque, Matheus dos Santos Trompieri Filho, Nicolino |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontes Junior, José Airton de Freitas; Centro Universitário Católica de Quixadá Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Monteiro, José Rogério dos Santos Albuquerque, Matheus dos Santos Trompieri Filho, Nicolino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Pesquisa científica. Formação pedagógica. Educação Física Escolar. |
topic |
Ciências Sociais Pesquisa científica. Formação pedagógica. Educação Física Escolar. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
As disciplinas de Práticas Pedagógicas têm como objetivo relacionar atividades de pesquisa com a prática de ensino do professor de Educação Física, bem como proporcionam experiências didático-acadêmicas fundamentais para superação da dicotomia teoria-prática. Este estudo tem por objetivo identificar a percepção dos concludentes de Educação Física sobre a disciplina Práticas Pedagógicas VI. Para tanto, aplicamos um questionário a 10 alunos concludentes do curso de Licenciatura em Educação Física de uma IES particular e, para análise dos dados, realizamos frequência simples e relativa. Os resultados apontam que os discentes consideram que a ementa de disciplina atende a: i) formação de professores, ii) atividades de ensino e pesquisa utilizados durante a disciplina, e iii) relação teorica-prática com as disciplinas do sexto semestre, assim como os objetivos da disciplina, pois os discentes consideram: a) refletir sobre experiências de trabalho do Educador Físico na escola em distintos espaços e momentos da formação e b) elaborar trabalhos de pesquisa com fins de publicação, que foram, segundo os participantes, fortemente atendidos pelo curso. Acreditamos que essa pesquisa pode contribuir para a prática de ensino dos professores das disciplinas que visam relacionar atividade de caráter científico tendo como campo de investigação o ensino da Educação Física na escola. |
description |
As disciplinas de Práticas Pedagógicas têm como objetivo relacionar atividades de pesquisa com a prática de ensino do professor de Educação Física, bem como proporcionam experiências didático-acadêmicas fundamentais para superação da dicotomia teoria-prática. Este estudo tem por objetivo identificar a percepção dos concludentes de Educação Física sobre a disciplina Práticas Pedagógicas VI. Para tanto, aplicamos um questionário a 10 alunos concludentes do curso de Licenciatura em Educação Física de uma IES particular e, para análise dos dados, realizamos frequência simples e relativa. Os resultados apontam que os discentes consideram que a ementa de disciplina atende a: i) formação de professores, ii) atividades de ensino e pesquisa utilizados durante a disciplina, e iii) relação teorica-prática com as disciplinas do sexto semestre, assim como os objetivos da disciplina, pois os discentes consideram: a) refletir sobre experiências de trabalho do Educador Físico na escola em distintos espaços e momentos da formação e b) elaborar trabalhos de pesquisa com fins de publicação, que foram, segundo os participantes, fortemente atendidos pelo curso. Acreditamos que essa pesquisa pode contribuir para a prática de ensino dos professores das disciplinas que visam relacionar atividade de caráter científico tendo como campo de investigação o ensino da Educação Física na escola. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos de Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1441 10.25190/rec.v4i1.1441 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1441 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v4i1.1441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1441/1174 /*ref*/ASSIS, R. M.; BONIFÁCIO, N. A. A produção científica na formação dos alunos do curso de educação física do CAJ/UFG. Itinerarius Reflectionis. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia do Campus Jataí – UFG. v. 2 n. 5. jul/dez 2008 /*ref*/BETTI, M.. Educação física e sociedade. São Paulo: Editora Movimento, 1991. /*ref*/BORGES, T. R.; LIMA, L. F.; SANTOS, C. S.; SILVA, R. P. S. E. ; SOUZA, M. J. G. A produção científica em educação Física e esportes no curso de Educação Física da Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão no período de 1993-2006. In: III Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte, 2008, Cuiabá-MT. III Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte, 2008. /*ref*/BOTH, J.; MALAVASI, L. M. Pesquisa e formação inicial na educação física: algumas considerações. Lecturas educación física y deportes, v. 102, p. 1-6, 2006. /*ref*/BRASIL, Ministério da Educação e Cultura (MEC). Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Brasília, DF: Secretaria de Ensino Fundamental, 1998. /*ref*/BRACHT, V. Educação física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992. /*ref*/DARIDO, S. C. Teoria, prática e reflexão na formação profissional em Educação Física. Motriz (Rio Claro), v. 1, n. 2, p. 124-128, 1995. /*ref*/DARIDO, S. C. Educação física na escola: Questões e Reflexões. Rio de janeiro: Editora Guanabara, 2003 /*ref*/DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. /*ref*/FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO. Projeto Pedagógico de Curso de Educação Física. 2012. /*ref*/FRADE, J. C. Educação, pedagogia e a educação física no Brasil. In: FERREIRA NETO, Amarílio (Org.) et alli. Ensaios: Educação física e esporte. v.1. Vitória: Centro de Educação Física e Desportos da UFES, 1993. /*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2005 (Coleção Leitura). /*ref*/GUIRALDELLI JR, P. Educação Física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a Educação Física brasileira. São Paulo: Loyola, 1988. /*ref*/LEMOS, E. M. B. C. Formação, pesquisa e pós-graduação em educação física: um recorte dos 30 anos de educação física na UEPB. Holos, ano 25, v.1, 2009. /*ref*/LÜDORF, S. M. A. Panorama da pesquisa em educação física da década de 90: análise dos resumos de dissertações e teses. Revista da Educação Física/UEM Maringá, v. 13, n. 2, p. 19-25, 2. sem. 2002 /*ref*/PONTES JR, J. A. F.; TROMPIERI FILHO, N. Avaliação do ensino-aprendizagem na Educação Física escolar. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 16, p. 161, 2011. /*ref*/SOARES, C. L. Educação Física: raízes européias e Brasil. Campinas: Editora Autores Associados, 1994. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 4, n. 1 (2015): Revista Expressão Católica 2357-8483 10.25190/rec.v4i1 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1665948716555567104 |