PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes Junior, José Airton de Freitas; Centro Universitário Católica de Quixadá
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira, Monteiro, José Rogério dos Santos, Albuquerque, Matheus dos Santos, Trompieri Filho, Nicolino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1441
Resumo: As disciplinas de Práticas Pedagógicas têm como objetivo relacionar atividades de pesquisa com a prática de ensino do professor de Educação Física, bem como proporcionam experiências didático-acadêmicas fundamentais para superação da dicotomia teoria-prática. Este estudo tem por objetivo identificar a percepção dos concludentes de Educação Física sobre a disciplina Práticas Pedagógicas VI. Para tanto, aplicamos um questionário a 10 alunos concludentes do curso de Licenciatura em Educação Física de uma IES particular e, para análise dos dados, realizamos frequência simples e relativa. Os resultados apontam que os discentes consideram que a ementa de disciplina atende a: i) formação de professores, ii) atividades de ensino e pesquisa utilizados durante a disciplina, e iii) relação teorica-prática com as disciplinas do sexto semestre, assim como os objetivos da disciplina, pois os discentes consideram: a) refletir sobre experiências de trabalho do Educador Físico na escola em distintos espaços e momentos da formação e b) elaborar trabalhos de pesquisa com fins de publicação, que foram, segundo os participantes,  fortemente atendidos pelo curso. Acreditamos que essa pesquisa pode contribuir para a prática de ensino dos professores das disciplinas que visam relacionar atividade de caráter científico tendo como campo de investigação o ensino da Educação Física na escola.
id Católica_0aad9424ac55571a62230299218c6383
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1441
network_acronym_str Católica
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
spelling PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLARCiências SociaisPesquisa científica. Formação pedagógica. Educação Física Escolar.As disciplinas de Práticas Pedagógicas têm como objetivo relacionar atividades de pesquisa com a prática de ensino do professor de Educação Física, bem como proporcionam experiências didático-acadêmicas fundamentais para superação da dicotomia teoria-prática. Este estudo tem por objetivo identificar a percepção dos concludentes de Educação Física sobre a disciplina Práticas Pedagógicas VI. Para tanto, aplicamos um questionário a 10 alunos concludentes do curso de Licenciatura em Educação Física de uma IES particular e, para análise dos dados, realizamos frequência simples e relativa. Os resultados apontam que os discentes consideram que a ementa de disciplina atende a: i) formação de professores, ii) atividades de ensino e pesquisa utilizados durante a disciplina, e iii) relação teorica-prática com as disciplinas do sexto semestre, assim como os objetivos da disciplina, pois os discentes consideram: a) refletir sobre experiências de trabalho do Educador Físico na escola em distintos espaços e momentos da formação e b) elaborar trabalhos de pesquisa com fins de publicação, que foram, segundo os participantes,  fortemente atendidos pelo curso. Acreditamos que essa pesquisa pode contribuir para a prática de ensino dos professores das disciplinas que visam relacionar atividade de caráter científico tendo como campo de investigação o ensino da Educação Física na escola.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAPontes Junior, José Airton de Freitas; Centro Universitário Católica de QuixadáTahim, Ana Paula Vasconcelos de OliveiraMonteiro, José Rogério dos SantosAlbuquerque, Matheus dos SantosTrompieri Filho, Nicolino2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/144110.25190/rec.v4i1.1441Revista Expressão Católica; v. 4, n. 1 (2015): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v4i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1441/1174/*ref*/ASSIS, R. M.; BONIFÁCIO, N. A. A produção científica na formação dos alunos do curso de educação física do CAJ/UFG. Itinerarius Reflectionis. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia do Campus Jataí – UFG. v. 2 n. 5. jul/dez 2008/*ref*/BETTI, M.. Educação física e sociedade. São Paulo: Editora Movimento, 1991./*ref*/BORGES, T. R.; LIMA, L. F.; SANTOS, C. S.; SILVA, R. P. S. E. ; SOUZA, M. J. G. A produção científica em educação Física e esportes no curso de Educação Física da Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão no período de 1993-2006. In: III Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte, 2008, Cuiabá-MT. III Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte, 2008./*ref*/BOTH, J.; MALAVASI, L. M. Pesquisa e formação inicial na educação física: algumas considerações. Lecturas educación física y deportes, v. 102, p. 1-6, 2006./*ref*/BRASIL, Ministério da Educação e Cultura (MEC). Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Brasília, DF: Secretaria de Ensino Fundamental, 1998./*ref*/BRACHT, V. Educação física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992./*ref*/DARIDO, S. C. Teoria, prática e reflexão na formação profissional em Educação Física. Motriz (Rio Claro), v. 1, n. 2, p. 124-128, 1995./*ref*/DARIDO, S. C. Educação física na escola: Questões e Reflexões. Rio de janeiro: Editora Guanabara, 2003/*ref*/DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005./*ref*/FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO. Projeto Pedagógico de Curso de Educação Física. 2012./*ref*/FRADE, J. C. Educação, pedagogia e a educação física no Brasil. In: FERREIRA NETO, Amarílio (Org.) et alli. Ensaios: Educação física e esporte. v.1. Vitória: Centro de Educação Física e Desportos da UFES, 1993./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2005 (Coleção Leitura)./*ref*/GUIRALDELLI JR, P. Educação Física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a Educação Física brasileira. São Paulo: Loyola, 1988./*ref*/LEMOS, E. M. B. C. Formação, pesquisa e pós-graduação em educação física: um recorte dos 30 anos de educação física na UEPB. Holos, ano 25, v.1, 2009./*ref*/LÜDORF, S. M. A. Panorama da pesquisa em educação física da década de 90: análise dos resumos de dissertações e teses. Revista da Educação Física/UEM Maringá, v. 13, n. 2, p. 19-25, 2. sem. 2002/*ref*/PONTES JR, J. A. F.; TROMPIERI FILHO, N. Avaliação do ensino-aprendizagem na Educação Física escolar. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 16, p. 161, 2011./*ref*/SOARES, C. L. Educação Física: raízes européias e Brasil. Campinas: Editora Autores Associados, 1994.Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:21Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:21.626Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
spellingShingle PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Pontes Junior, José Airton de Freitas; Centro Universitário Católica de Quixadá
Ciências Sociais
Pesquisa científica. Formação pedagógica. Educação Física Escolar.
title_short PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_full PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_fullStr PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_full_unstemmed PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_sort PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
author Pontes Junior, José Airton de Freitas; Centro Universitário Católica de Quixadá
author_facet Pontes Junior, José Airton de Freitas; Centro Universitário Católica de Quixadá
Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira
Monteiro, José Rogério dos Santos
Albuquerque, Matheus dos Santos
Trompieri Filho, Nicolino
author_role author
author2 Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira
Monteiro, José Rogério dos Santos
Albuquerque, Matheus dos Santos
Trompieri Filho, Nicolino
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes Junior, José Airton de Freitas; Centro Universitário Católica de Quixadá
Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira
Monteiro, José Rogério dos Santos
Albuquerque, Matheus dos Santos
Trompieri Filho, Nicolino
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais
Pesquisa científica. Formação pedagógica. Educação Física Escolar.
topic Ciências Sociais
Pesquisa científica. Formação pedagógica. Educação Física Escolar.
dc.description.none.fl_txt_mv As disciplinas de Práticas Pedagógicas têm como objetivo relacionar atividades de pesquisa com a prática de ensino do professor de Educação Física, bem como proporcionam experiências didático-acadêmicas fundamentais para superação da dicotomia teoria-prática. Este estudo tem por objetivo identificar a percepção dos concludentes de Educação Física sobre a disciplina Práticas Pedagógicas VI. Para tanto, aplicamos um questionário a 10 alunos concludentes do curso de Licenciatura em Educação Física de uma IES particular e, para análise dos dados, realizamos frequência simples e relativa. Os resultados apontam que os discentes consideram que a ementa de disciplina atende a: i) formação de professores, ii) atividades de ensino e pesquisa utilizados durante a disciplina, e iii) relação teorica-prática com as disciplinas do sexto semestre, assim como os objetivos da disciplina, pois os discentes consideram: a) refletir sobre experiências de trabalho do Educador Físico na escola em distintos espaços e momentos da formação e b) elaborar trabalhos de pesquisa com fins de publicação, que foram, segundo os participantes,  fortemente atendidos pelo curso. Acreditamos que essa pesquisa pode contribuir para a prática de ensino dos professores das disciplinas que visam relacionar atividade de caráter científico tendo como campo de investigação o ensino da Educação Física na escola.
description As disciplinas de Práticas Pedagógicas têm como objetivo relacionar atividades de pesquisa com a prática de ensino do professor de Educação Física, bem como proporcionam experiências didático-acadêmicas fundamentais para superação da dicotomia teoria-prática. Este estudo tem por objetivo identificar a percepção dos concludentes de Educação Física sobre a disciplina Práticas Pedagógicas VI. Para tanto, aplicamos um questionário a 10 alunos concludentes do curso de Licenciatura em Educação Física de uma IES particular e, para análise dos dados, realizamos frequência simples e relativa. Os resultados apontam que os discentes consideram que a ementa de disciplina atende a: i) formação de professores, ii) atividades de ensino e pesquisa utilizados durante a disciplina, e iii) relação teorica-prática com as disciplinas do sexto semestre, assim como os objetivos da disciplina, pois os discentes consideram: a) refletir sobre experiências de trabalho do Educador Físico na escola em distintos espaços e momentos da formação e b) elaborar trabalhos de pesquisa com fins de publicação, que foram, segundo os participantes,  fortemente atendidos pelo curso. Acreditamos que essa pesquisa pode contribuir para a prática de ensino dos professores das disciplinas que visam relacionar atividade de caráter científico tendo como campo de investigação o ensino da Educação Física na escola.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos de Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1441
10.25190/rec.v4i1.1441
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1441
identifier_str_mv 10.25190/rec.v4i1.1441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1441/1174
/*ref*/ASSIS, R. M.; BONIFÁCIO, N. A. A produção científica na formação dos alunos do curso de educação física do CAJ/UFG. Itinerarius Reflectionis. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia do Campus Jataí – UFG. v. 2 n. 5. jul/dez 2008
/*ref*/BETTI, M.. Educação física e sociedade. São Paulo: Editora Movimento, 1991.
/*ref*/BORGES, T. R.; LIMA, L. F.; SANTOS, C. S.; SILVA, R. P. S. E. ; SOUZA, M. J. G. A produção científica em educação Física e esportes no curso de Educação Física da Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão no período de 1993-2006. In: III Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte, 2008, Cuiabá-MT. III Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte, 2008.
/*ref*/BOTH, J.; MALAVASI, L. M. Pesquisa e formação inicial na educação física: algumas considerações. Lecturas educación física y deportes, v. 102, p. 1-6, 2006.
/*ref*/BRASIL, Ministério da Educação e Cultura (MEC). Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Brasília, DF: Secretaria de Ensino Fundamental, 1998.
/*ref*/BRACHT, V. Educação física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992.
/*ref*/DARIDO, S. C. Teoria, prática e reflexão na formação profissional em Educação Física. Motriz (Rio Claro), v. 1, n. 2, p. 124-128, 1995.
/*ref*/DARIDO, S. C. Educação física na escola: Questões e Reflexões. Rio de janeiro: Editora Guanabara, 2003
/*ref*/DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
/*ref*/FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO. Projeto Pedagógico de Curso de Educação Física. 2012.
/*ref*/FRADE, J. C. Educação, pedagogia e a educação física no Brasil. In: FERREIRA NETO, Amarílio (Org.) et alli. Ensaios: Educação física e esporte. v.1. Vitória: Centro de Educação Física e Desportos da UFES, 1993.
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2005 (Coleção Leitura).
/*ref*/GUIRALDELLI JR, P. Educação Física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a Educação Física brasileira. São Paulo: Loyola, 1988.
/*ref*/LEMOS, E. M. B. C. Formação, pesquisa e pós-graduação em educação física: um recorte dos 30 anos de educação física na UEPB. Holos, ano 25, v.1, 2009.
/*ref*/LÜDORF, S. M. A. Panorama da pesquisa em educação física da década de 90: análise dos resumos de dissertações e teses. Revista da Educação Física/UEM Maringá, v. 13, n. 2, p. 19-25, 2. sem. 2002
/*ref*/PONTES JR, J. A. F.; TROMPIERI FILHO, N. Avaliação do ensino-aprendizagem na Educação Física escolar. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 16, p. 161, 2011.
/*ref*/SOARES, C. L. Educação Física: raízes européias e Brasil. Campinas: Editora Autores Associados, 1994.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 4, n. 1 (2015): Revista Expressão Católica
2357-8483
10.25190/rec.v4i1
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1665948716555567104