PROCESSOS AFETIVOS NA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO: REFLEXÕES SOBRE A MEDIAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Ana Beatriz Almeida; Centro Universitário Católica de Quixadá
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Brito, Hávila Raquel do Nascimento Gomes; Centro Universitário Católica de Quixadá, Câmara, Cândida Maria Farias; Centro Universitário Católica de Quixadá, Coutinho, Elane Maria de Castro; Centro Universiário Católica de Quixadá, Lima, Jeimes Mazza Correia; Universidade Estadual do Ceará, UECE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2071
Resumo: Este estudo teve como objetivo verificar como os psicólogos da área educacional abordam a afetividade na relação professor-aluno. Para alcançar o respectivo objetivo, foram realizadas entrevistas com três psicólogos escolares atuantes em escolas particulares de Quixeramobim, Quixadá e Fortaleza. Os nomes de Wallon e Vigotsky serviram de pilares para nortear a análise qualitativa dos dados. A pesquisa pretende contribuir com o aprimoramento do papel do psicólogo escolar, por meio das concepções dos psicólogos entrevistados sobre os fenômenos afetivos na mediação pedagógica. A análise de conteúdo categorial nos informou resultados que confirmaram a importância da prática do psicólogo como intermediário das relações afetivas professor-aluno. Os resultados alcançados foram distribuídos em cinco categorias: (a) A visão da afetividade, (b) O trabalho em equipe, (c) Estratégias interventivas na relação professor-aluno, (d) Desafios e resistências e (e) A implicação afetiva do psicólogo. A partir destes concluiu-se que é essencial o papel do psicólogo como mediador das relações existentes na escola.
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Os resultados alcançados foram distribuídos em cinco categorias: (a) A visão da afetividade, (b) O trabalho em equipe, (c) Estratégias interventivas na relação professor-aluno, (d) Desafios e resistências e (e) A implicação afetiva do psicólogo. A partir destes concluiu-se que é essencial o papel do psicólogo como mediador das relações existentes na escola.Núcleo de Publicação UNICATÓLICASampaio, Ana Beatriz Almeida; Centro Universitário Católica de QuixadáBrito, Hávila Raquel do Nascimento Gomes; Centro Universitário Católica de QuixadáCâmara, Cândida Maria Farias; Centro Universitário Católica de QuixadáCoutinho, Elane Maria de Castro; Centro Universiário Católica de QuixadáLima, Jeimes Mazza Correia; Universidade Estadual do Ceará, UECE2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/207110.25190/rec.v6i1.2071Revista Expressão Católica; v. 6, n. 1 (2017): Revista Expressão Católica; 54-622357-848310.25190/rec.v6i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2071/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/downloadSuppFile/2071/190http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/downloadSuppFile/2071/191/*ref*/ABBAGNANO, Nicola. 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