PROCESSOS AFETIVOS NA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO: REFLEXÕES SOBRE A MEDIAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2071 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo verificar como os psicólogos da área educacional abordam a afetividade na relação professor-aluno. Para alcançar o respectivo objetivo, foram realizadas entrevistas com três psicólogos escolares atuantes em escolas particulares de Quixeramobim, Quixadá e Fortaleza. Os nomes de Wallon e Vigotsky serviram de pilares para nortear a análise qualitativa dos dados. A pesquisa pretende contribuir com o aprimoramento do papel do psicólogo escolar, por meio das concepções dos psicólogos entrevistados sobre os fenômenos afetivos na mediação pedagógica. A análise de conteúdo categorial nos informou resultados que confirmaram a importância da prática do psicólogo como intermediário das relações afetivas professor-aluno. Os resultados alcançados foram distribuídos em cinco categorias: (a) A visão da afetividade, (b) O trabalho em equipe, (c) Estratégias interventivas na relação professor-aluno, (d) Desafios e resistências e (e) A implicação afetiva do psicólogo. A partir destes concluiu-se que é essencial o papel do psicólogo como mediador das relações existentes na escola. |
id |
CATOLICA_eaf985d6a036a6d970e664755db1a013 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2071 |
network_acronym_str |
CATOLICA |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROCESSOS AFETIVOS NA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO: REFLEXÕES SOBRE A MEDIAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLARCiências HumanasAfetividade. Psicólogo escolar. Relação professor-alunoEste estudo teve como objetivo verificar como os psicólogos da área educacional abordam a afetividade na relação professor-aluno. Para alcançar o respectivo objetivo, foram realizadas entrevistas com três psicólogos escolares atuantes em escolas particulares de Quixeramobim, Quixadá e Fortaleza. Os nomes de Wallon e Vigotsky serviram de pilares para nortear a análise qualitativa dos dados. A pesquisa pretende contribuir com o aprimoramento do papel do psicólogo escolar, por meio das concepções dos psicólogos entrevistados sobre os fenômenos afetivos na mediação pedagógica. A análise de conteúdo categorial nos informou resultados que confirmaram a importância da prática do psicólogo como intermediário das relações afetivas professor-aluno. Os resultados alcançados foram distribuídos em cinco categorias: (a) A visão da afetividade, (b) O trabalho em equipe, (c) Estratégias interventivas na relação professor-aluno, (d) Desafios e resistências e (e) A implicação afetiva do psicólogo. A partir destes concluiu-se que é essencial o papel do psicólogo como mediador das relações existentes na escola.Núcleo de Publicação UNICATÓLICASampaio, Ana Beatriz Almeida; Centro Universitário Católica de QuixadáBrito, Hávila Raquel do Nascimento Gomes; Centro Universitário Católica de QuixadáCâmara, Cândida Maria Farias; Centro Universitário Católica de QuixadáCoutinho, Elane Maria de Castro; Centro Universiário Católica de QuixadáLima, Jeimes Mazza Correia; Universidade Estadual do Ceará, UECE2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/207110.25190/rec.v6i1.2071Revista Expressão Católica; v. 6, n. 1 (2017): Revista Expressão Católica; 54-622357-848310.25190/rec.v6i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2071/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/downloadSuppFile/2071/190http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/downloadSuppFile/2071/191/*ref*/ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 5. ed. São Paulo: Mestre Jou, 2007./*ref*/ALMEIDA, A. A emoção na sala de aula. 6. ed. São Paulo: Papirus,1999./*ref*/ANDRADA, E. Novos paradigmas na prática do psicólogo escolar. Revista Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 18, n. 2, p. 196-199, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/prc/v18n2/27470.pdf. Acesso em: 07 jun. 2016/*ref*/ARAUJO, C.; NEVES, M. Psicologia Escolar e o compromisso/responsabilidade social: uma experiência de Extensão Universitária. Boletim Academia Paulista de Psicologia, São Paulo, p. 57-67, 2006. Disponível em: http://www.redalyc.org/html/946/94626110/. Acesso em: 15 abr. 2016./*ref*/BERNI, R. I. B. Mediação: o conceito Vygotskyano e suas implicações na prática pedagógica. In: XI Simpósio Nacional de Letras e Linguística / I Simpósio Internacional de Letras e Linguística (SILEL) p. 2533–2542, 2006. Disponível em: http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_334.pdf. Acesso em: 18 jan. 2017/*ref*/BRUNO NETO, G. Uma breve visão sobre a afetyvidade nas teorias de Wallon, Vygotsky e Piaget. 2012. 29f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCBS/Cursos/Ciencias_Biologicas/1o_2012/Biblioteca_TCC_Lic/2012/1o_SEM.12/GIUSEPPE_BRUNO_NETO.pdf. Acesso em: 18 maio 2016./*ref*/CÂMARA, R. H. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais, Rev. Interinst. Psicol., v.6, n.2, pp. 179-191.2013./*ref*/CODO, W. (Org.). Educação: Carinho e Trabalho: Burnout, a síndrome da desistência do educador, que pode levar à falência da educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1999./*ref*/GALVÃO, I. Henri Wallon: Uma Concepção dialética do desenvolvimento infantil. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2003./*ref*/GASPAR, F.; COSTA, T. Afetividade e atuação do psicólogo escolar. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Maringá, v. 15, n. 1, p. 121-129, jun. 2011./*ref*/LEITE, S.; TASSONI, E. A afetividade em sala de aula: as condições de ensino e a mediação do professor. In: AZZI, R. G. SADALLA, A. M. F. A. (Org.), Psicologia e formação docente: desafios e conversa. São Paulo: Casa do psicólogo, 2002. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/alle/textos/SASL-AAfetividadeemSaladeAula.pdf. Acesso em: 17 abr. 2016./*ref*/LIMA, A. O. M. N. de. Breve histórico da Psicologia Escolar no Brasil. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 23, n. 42, p.17-23, jul. 2005./*ref*/NASCIMENTO, J. G. do.; et al. A atuação do psicólogo no contexto escolar. Disponível em: https://psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/a-atuacao-do-psicologo-no-conte xto-escolar. Acesso em: 19 jan. 2017./*ref*/SANTOS, G. F. dos; LOPES, A. C. B.; ROCHA, B. T. S. da. UMA VOLTA NA ESCOLA, UMA VOLTA NA VIDA: VIVÊNCIAS EM PSICOLOGIA. Revista Expressão Católica, Quixadá, v. 2, n. 2, p.162-17, dez. 2013. Disponível em: http://publicacoesacademicas.fcrs.edu.br/index.php/rec/article/view/1332/1095. Acesso em: 15 mar. 2017./*ref*/SARMENTO, N. Afetividade e aprendizagem. 2010. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/71877. Acesso em: 20 abr. 2016./*ref*/SILVA, R. F. da. Importância da interdisciplinaridade no processo de aprendizagem. 2013. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/importancia-da-interdisciplinaridade-no-processo-de-aprendizagem/49573. Acesso em: 26 abr. 2017./*ref*/SILVA, N. A Importância da Afetividade na relação professor-aluno: Uma pesquisa que discute a importância da afetividade na relação professor-aluno. 2013. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://brasilesco.la/m15151. Acesso em: 15 abr. 2016./*ref*/SPINOZA, B. de. Ética. Tradução de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica Editora,2007./*ref*/VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. Trad. José Cipolla Neto, Luis S. M. Barreto e Solange C. Afeche. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes,1998./*ref*/WALLON, H. A evolução Psicológica da criança. 7. ed. Lisboa: Edições, 1995.Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-18T15:01:07Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2071Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2018-09-18T15:01:07Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROCESSOS AFETIVOS NA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO: REFLEXÕES SOBRE A MEDIAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR |
title |
PROCESSOS AFETIVOS NA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO: REFLEXÕES SOBRE A MEDIAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR |
spellingShingle |
PROCESSOS AFETIVOS NA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO: REFLEXÕES SOBRE A MEDIAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR Sampaio, Ana Beatriz Almeida; Centro Universitário Católica de Quixadá Ciências Humanas Afetividade. Psicólogo escolar. Relação professor-aluno |
title_short |
PROCESSOS AFETIVOS NA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO: REFLEXÕES SOBRE A MEDIAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR |
title_full |
PROCESSOS AFETIVOS NA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO: REFLEXÕES SOBRE A MEDIAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR |
title_fullStr |
PROCESSOS AFETIVOS NA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO: REFLEXÕES SOBRE A MEDIAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
PROCESSOS AFETIVOS NA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO: REFLEXÕES SOBRE A MEDIAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR |
title_sort |
PROCESSOS AFETIVOS NA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO: REFLEXÕES SOBRE A MEDIAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR |
author |
Sampaio, Ana Beatriz Almeida; Centro Universitário Católica de Quixadá |
author_facet |
Sampaio, Ana Beatriz Almeida; Centro Universitário Católica de Quixadá Brito, Hávila Raquel do Nascimento Gomes; Centro Universitário Católica de Quixadá Câmara, Cândida Maria Farias; Centro Universitário Católica de Quixadá Coutinho, Elane Maria de Castro; Centro Universiário Católica de Quixadá Lima, Jeimes Mazza Correia; Universidade Estadual do Ceará, UECE |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Hávila Raquel do Nascimento Gomes; Centro Universitário Católica de Quixadá Câmara, Cândida Maria Farias; Centro Universitário Católica de Quixadá Coutinho, Elane Maria de Castro; Centro Universiário Católica de Quixadá Lima, Jeimes Mazza Correia; Universidade Estadual do Ceará, UECE |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Ana Beatriz Almeida; Centro Universitário Católica de Quixadá Brito, Hávila Raquel do Nascimento Gomes; Centro Universitário Católica de Quixadá Câmara, Cândida Maria Farias; Centro Universitário Católica de Quixadá Coutinho, Elane Maria de Castro; Centro Universiário Católica de Quixadá Lima, Jeimes Mazza Correia; Universidade Estadual do Ceará, UECE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Afetividade. Psicólogo escolar. Relação professor-aluno |
topic |
Ciências Humanas Afetividade. Psicólogo escolar. Relação professor-aluno |
description |
Este estudo teve como objetivo verificar como os psicólogos da área educacional abordam a afetividade na relação professor-aluno. Para alcançar o respectivo objetivo, foram realizadas entrevistas com três psicólogos escolares atuantes em escolas particulares de Quixeramobim, Quixadá e Fortaleza. Os nomes de Wallon e Vigotsky serviram de pilares para nortear a análise qualitativa dos dados. A pesquisa pretende contribuir com o aprimoramento do papel do psicólogo escolar, por meio das concepções dos psicólogos entrevistados sobre os fenômenos afetivos na mediação pedagógica. A análise de conteúdo categorial nos informou resultados que confirmaram a importância da prática do psicólogo como intermediário das relações afetivas professor-aluno. Os resultados alcançados foram distribuídos em cinco categorias: (a) A visão da afetividade, (b) O trabalho em equipe, (c) Estratégias interventivas na relação professor-aluno, (d) Desafios e resistências e (e) A implicação afetiva do psicólogo. A partir destes concluiu-se que é essencial o papel do psicólogo como mediador das relações existentes na escola. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos Originais |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2071 10.25190/rec.v6i1.2071 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2071 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v6i1.2071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2071/pdf http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/downloadSuppFile/2071/190 http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/downloadSuppFile/2071/191 /*ref*/ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 5. ed. São Paulo: Mestre Jou, 2007. /*ref*/ALMEIDA, A. A emoção na sala de aula. 6. ed. São Paulo: Papirus,1999. /*ref*/ANDRADA, E. Novos paradigmas na prática do psicólogo escolar. Revista Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 18, n. 2, p. 196-199, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/prc/v18n2/27470.pdf. Acesso em: 07 jun. 2016 /*ref*/ARAUJO, C.; NEVES, M. Psicologia Escolar e o compromisso/responsabilidade social: uma experiência de Extensão Universitária. Boletim Academia Paulista de Psicologia, São Paulo, p. 57-67, 2006. Disponível em: http://www.redalyc.org/html/946/94626110/. Acesso em: 15 abr. 2016. /*ref*/BERNI, R. I. B. Mediação: o conceito Vygotskyano e suas implicações na prática pedagógica. In: XI Simpósio Nacional de Letras e Linguística / I Simpósio Internacional de Letras e Linguística (SILEL) p. 2533–2542, 2006. Disponível em: http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_334.pdf. Acesso em: 18 jan. 2017 /*ref*/BRUNO NETO, G. Uma breve visão sobre a afetyvidade nas teorias de Wallon, Vygotsky e Piaget. 2012. 29f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCBS/Cursos/Ciencias_Biologicas/1o_2012/Biblioteca_TCC_Lic/2012/1o_SEM.12/GIUSEPPE_BRUNO_NETO.pdf. Acesso em: 18 maio 2016. /*ref*/CÂMARA, R. H. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais, Rev. Interinst. Psicol., v.6, n.2, pp. 179-191.2013. /*ref*/CODO, W. (Org.). Educação: Carinho e Trabalho: Burnout, a síndrome da desistência do educador, que pode levar à falência da educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. /*ref*/GALVÃO, I. Henri Wallon: Uma Concepção dialética do desenvolvimento infantil. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. /*ref*/GASPAR, F.; COSTA, T. Afetividade e atuação do psicólogo escolar. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Maringá, v. 15, n. 1, p. 121-129, jun. 2011. /*ref*/LEITE, S.; TASSONI, E. A afetividade em sala de aula: as condições de ensino e a mediação do professor. In: AZZI, R. G. SADALLA, A. M. F. A. (Org.), Psicologia e formação docente: desafios e conversa. São Paulo: Casa do psicólogo, 2002. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/alle/textos/SASL-AAfetividadeemSaladeAula.pdf. Acesso em: 17 abr. 2016. /*ref*/LIMA, A. O. M. N. de. Breve histórico da Psicologia Escolar no Brasil. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 23, n. 42, p.17-23, jul. 2005. /*ref*/NASCIMENTO, J. G. do.; et al. A atuação do psicólogo no contexto escolar. Disponível em: https://psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/a-atuacao-do-psicologo-no-conte xto-escolar. Acesso em: 19 jan. 2017. /*ref*/SANTOS, G. F. dos; LOPES, A. C. B.; ROCHA, B. T. S. da. UMA VOLTA NA ESCOLA, UMA VOLTA NA VIDA: VIVÊNCIAS EM PSICOLOGIA. Revista Expressão Católica, Quixadá, v. 2, n. 2, p.162-17, dez. 2013. Disponível em: http://publicacoesacademicas.fcrs.edu.br/index.php/rec/article/view/1332/1095. Acesso em: 15 mar. 2017. /*ref*/SARMENTO, N. Afetividade e aprendizagem. 2010. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/71877. Acesso em: 20 abr. 2016. /*ref*/SILVA, R. F. da. Importância da interdisciplinaridade no processo de aprendizagem. 2013. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/importancia-da-interdisciplinaridade-no-processo-de-aprendizagem/49573. Acesso em: 26 abr. 2017. /*ref*/SILVA, N. A Importância da Afetividade na relação professor-aluno: Uma pesquisa que discute a importância da afetividade na relação professor-aluno. 2013. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://brasilesco.la/m15151. Acesso em: 15 abr. 2016. /*ref*/SPINOZA, B. de. Ética. Tradução de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica Editora,2007. /*ref*/VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. Trad. José Cipolla Neto, Luis S. M. Barreto e Solange C. Afeche. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes,1998. /*ref*/WALLON, H. A evolução Psicológica da criança. 7. ed. Lisboa: Edições, 1995. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 6, n. 1 (2017): Revista Expressão Católica; 54-62 2357-8483 10.25190/rec.v6i1 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br|| |
_version_ |
1754826420216922112 |