TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO MECANISMO DE INCLUSÃO SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Francisco Marcelo Santana da; Centro Universitário Católica de Quixadá
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Bezerra, Júlio César Cavalcante, Brito, Sydneia de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1306
Resumo: No âmbito educacional, o uso das tecnologias digitais surge como metodologia acessível que diminui as barreiras de espaço, tempo, flexível, democrática e contribui para a difusão do conhecimento. Objetivando contribuir com o debate da inclusão digital no Brasil, este artigo de revisão ressalta como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) podem contribuir com o processo de inclusão social, e,ao serem incorporadas aos processos produtivos, configuram-se como elemento primordial para o desenvolvimento econômico do país. Significa dizer que, a expansão do uso democrático das novas tecnologias e a garantia ao acesso àinternetde qualidade confere possiblidade de enfrentamento da desigualdade socioeconômica e inclusão social. Ressalta-se que somente prover acesso às novas tecnologias não garante a efetiva inclusão digital das pessoas, por isso, é preciso oferecer além da capacitação, a orientação sobre o uso das tecnologias, construir espaço de cooperação e compartilhamento de conhecimento, importante para o desenvolvimento para o país.
id Católica_c805b4c8388bea9fc2f0a08f6da3d366
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1306
network_acronym_str Católica
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
spelling TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO MECANISMO DE INCLUSÃO SOCIALCiências SociaisInclusão Digital. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s). Internet.No âmbito educacional, o uso das tecnologias digitais surge como metodologia acessível que diminui as barreiras de espaço, tempo, flexível, democrática e contribui para a difusão do conhecimento. Objetivando contribuir com o debate da inclusão digital no Brasil, este artigo de revisão ressalta como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) podem contribuir com o processo de inclusão social, e,ao serem incorporadas aos processos produtivos, configuram-se como elemento primordial para o desenvolvimento econômico do país. Significa dizer que, a expansão do uso democrático das novas tecnologias e a garantia ao acesso àinternetde qualidade confere possiblidade de enfrentamento da desigualdade socioeconômica e inclusão social. Ressalta-se que somente prover acesso às novas tecnologias não garante a efetiva inclusão digital das pessoas, por isso, é preciso oferecer além da capacitação, a orientação sobre o uso das tecnologias, construir espaço de cooperação e compartilhamento de conhecimento, importante para o desenvolvimento para o país.Núcleo de Publicação UNICATÓLICACunha, Francisco Marcelo Santana da; Centro Universitário Católica de QuixadáBezerra, Júlio César CavalcanteBrito, Sydneia de Oliveira2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/130610.25190/rec.v1i2.1306Revista Expressão Católica; v. 1, n. 2 (2012): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v1i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1306/1068/*ref*/AFONSO, C. A. Políticas Públicas e Inclusão Digital. In: CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil). Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação 2006. São Paulo, pp. 47-53, 2007. Disponível em: <http://www.cgi.br/publicacoes/artigos/artigo48.htm>. Acesso em: 18 agos. 2012./*ref*/BARBOSA, A; CAPPI, J; TAVARES, R. Redes Sociais: revolução cultural na Internet. Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI: São Paulo, 2010./*ref*/BRASIL, Comitê Gestor da Internet. Pesquisa sobre o uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação no Brasil –TIC – 2005-2009. São Paulo, 2010. Disponível em: <http://www.cetic.br/tic/5anos/index.htm>. Acesso em: 19 de jan. 12./*ref*/CASTELLS, M. A Galáxia Internet: Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade. Lisboa: Fundação CalousteGulbenkian, 2004./*ref*/CEBRIAN, J. L. A Rede: como nossas vidas serão transformadas pelos novos meios de comunicação. São Paulo: Summus Editorial, 1999. CISCO (EUA).The Cisco Connected World Technology Report.2011. Disponível em: <http://www.cisco.com/en/US/solutions/ns341/ns525/ns537/ns705/ns1120/CCWTR-Chapter1-Report.pdf>. Acesso em: 14 fev. 2012./*ref*/COSTA, R. da.Nativos digitais: a nuvem dos “sem fio”. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil:TIC Educação 2010. São Paulo: Comitê Gestor de Internet - CGI, 2010./*ref*/DOWBOR, L. O papel da informação no desenvolvimento social. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil: TIC Educação 2010. São Paulo: Comitê Gestor de Internet - CGI, 2010./*ref*/LÉVY, P. A inteligência coletiva:por uma antropologia do ciberespaço. Trad. Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Loyola, 1998./*ref*/______. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: 34, 1999./*ref*/______.As Tecnologias da Inteligência – O Futuro do Pensamento na Era da Informática. 10. ed. São Paulo: 34, 2004./*ref*/MATTOS, F. A. M de; CHAGAS, G. J. do N. Desafios para a inclusão digital no Brasil. Revista Perspectivas em Ciência da Informação. Belo Horizonte, v.13, n.1, p. 67-94. jan/abr: 2008. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362008000100006.>Acesso em: 10 agos. 2012./*ref*/MORAN, J. M. A educação à distância como opção estratégica. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/estrategica.html>. Acesso em: 07mar. 2012./*ref*/OLIVEIRA, A.M. B. Algo Maior que a Refinaria. Jornal O POVO. Fortaleza, 07 jul. 2008. Páginas Azuis. 2008. Disponível em: <http://www.opovo.com.br/www/opovo/paginasazuis/802283.html.> Acesso em: 03 mar. 2012./*ref*/TREIN, D; SCHLEMMER, E. Projetos de aprendizagem baseados em problema no contexto da web 2.0: possibilidades para a prática pedagógica. Revista e-Curriculum, PUCSP-SP, v.4, n. 2, 2009. Disponível em: <http://www.pucsp.com.br/ecurriculum>. Acesso em: 21 jan. 2012./*ref*/VIDAL, E. M; MAIA, J. E. B. Introdução à Educação a Distância. Fortaleza: Editora RDS, 2010. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/39388207/Introd-EAD. Acesso em: 10 mar. 2012./*ref*/VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984./*ref*/XAVIER, A. C.Letramento digital: impactos das tecnologias na aprendizagem da Geração Y. Revista Calidoscópio, Unisinos, Porto Alegre, v. 9, n. 1. 2011./*ref*/WORLD BANK (EUA). Information and Communications for Development – The International Bank for Reconstruction and Development.The World Bank - Washington, D.C. 2006. Disponível em: <http://info.worldbank.org/etools/docs/library/240327/Information%20and%20communications%20for%20development%202006%20%20global%20trends%20and%20policies.pdf>. Acesso em: 13 de fev. 12.Direitos autorais 2012 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:21Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:22.791Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO MECANISMO DE INCLUSÃO SOCIAL
title TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO MECANISMO DE INCLUSÃO SOCIAL
spellingShingle TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO MECANISMO DE INCLUSÃO SOCIAL
Cunha, Francisco Marcelo Santana da; Centro Universitário Católica de Quixadá
Ciências Sociais
Inclusão Digital. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s). Internet.
title_short TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO MECANISMO DE INCLUSÃO SOCIAL
title_full TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO MECANISMO DE INCLUSÃO SOCIAL
title_fullStr TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO MECANISMO DE INCLUSÃO SOCIAL
title_full_unstemmed TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO MECANISMO DE INCLUSÃO SOCIAL
title_sort TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO MECANISMO DE INCLUSÃO SOCIAL
author Cunha, Francisco Marcelo Santana da; Centro Universitário Católica de Quixadá
author_facet Cunha, Francisco Marcelo Santana da; Centro Universitário Católica de Quixadá
Bezerra, Júlio César Cavalcante
Brito, Sydneia de Oliveira
author_role author
author2 Bezerra, Júlio César Cavalcante
Brito, Sydneia de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Francisco Marcelo Santana da; Centro Universitário Católica de Quixadá
Bezerra, Júlio César Cavalcante
Brito, Sydneia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais
Inclusão Digital. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s). Internet.
topic Ciências Sociais
Inclusão Digital. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s). Internet.
dc.description.none.fl_txt_mv No âmbito educacional, o uso das tecnologias digitais surge como metodologia acessível que diminui as barreiras de espaço, tempo, flexível, democrática e contribui para a difusão do conhecimento. Objetivando contribuir com o debate da inclusão digital no Brasil, este artigo de revisão ressalta como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) podem contribuir com o processo de inclusão social, e,ao serem incorporadas aos processos produtivos, configuram-se como elemento primordial para o desenvolvimento econômico do país. Significa dizer que, a expansão do uso democrático das novas tecnologias e a garantia ao acesso àinternetde qualidade confere possiblidade de enfrentamento da desigualdade socioeconômica e inclusão social. Ressalta-se que somente prover acesso às novas tecnologias não garante a efetiva inclusão digital das pessoas, por isso, é preciso oferecer além da capacitação, a orientação sobre o uso das tecnologias, construir espaço de cooperação e compartilhamento de conhecimento, importante para o desenvolvimento para o país.
description No âmbito educacional, o uso das tecnologias digitais surge como metodologia acessível que diminui as barreiras de espaço, tempo, flexível, democrática e contribui para a difusão do conhecimento. Objetivando contribuir com o debate da inclusão digital no Brasil, este artigo de revisão ressalta como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) podem contribuir com o processo de inclusão social, e,ao serem incorporadas aos processos produtivos, configuram-se como elemento primordial para o desenvolvimento econômico do país. Significa dizer que, a expansão do uso democrático das novas tecnologias e a garantia ao acesso àinternetde qualidade confere possiblidade de enfrentamento da desigualdade socioeconômica e inclusão social. Ressalta-se que somente prover acesso às novas tecnologias não garante a efetiva inclusão digital das pessoas, por isso, é preciso oferecer além da capacitação, a orientação sobre o uso das tecnologias, construir espaço de cooperação e compartilhamento de conhecimento, importante para o desenvolvimento para o país.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos de Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1306
10.25190/rec.v1i2.1306
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1306
identifier_str_mv 10.25190/rec.v1i2.1306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1306/1068
/*ref*/AFONSO, C. A. Políticas Públicas e Inclusão Digital. In: CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil). Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação 2006. São Paulo, pp. 47-53, 2007. Disponível em: <http://www.cgi.br/publicacoes/artigos/artigo48.htm>. Acesso em: 18 agos. 2012.
/*ref*/BARBOSA, A; CAPPI, J; TAVARES, R. Redes Sociais: revolução cultural na Internet. Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI: São Paulo, 2010.
/*ref*/BRASIL, Comitê Gestor da Internet. Pesquisa sobre o uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação no Brasil –TIC – 2005-2009. São Paulo, 2010. Disponível em: <http://www.cetic.br/tic/5anos/index.htm>. Acesso em: 19 de jan. 12.
/*ref*/CASTELLS, M. A Galáxia Internet: Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade. Lisboa: Fundação CalousteGulbenkian, 2004.
/*ref*/CEBRIAN, J. L. A Rede: como nossas vidas serão transformadas pelos novos meios de comunicação. São Paulo: Summus Editorial, 1999. CISCO (EUA).The Cisco Connected World Technology Report.2011. Disponível em: <http://www.cisco.com/en/US/solutions/ns341/ns525/ns537/ns705/ns1120/CCWTR-Chapter1-Report.pdf>. Acesso em: 14 fev. 2012.
/*ref*/COSTA, R. da.Nativos digitais: a nuvem dos “sem fio”. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil:TIC Educação 2010. São Paulo: Comitê Gestor de Internet - CGI, 2010.
/*ref*/DOWBOR, L. O papel da informação no desenvolvimento social. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil: TIC Educação 2010. São Paulo: Comitê Gestor de Internet - CGI, 2010.
/*ref*/LÉVY, P. A inteligência coletiva:por uma antropologia do ciberespaço. Trad. Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Loyola, 1998.
/*ref*/______. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: 34, 1999.
/*ref*/______.As Tecnologias da Inteligência – O Futuro do Pensamento na Era da Informática. 10. ed. São Paulo: 34, 2004.
/*ref*/MATTOS, F. A. M de; CHAGAS, G. J. do N. Desafios para a inclusão digital no Brasil. Revista Perspectivas em Ciência da Informação. Belo Horizonte, v.13, n.1, p. 67-94. jan/abr: 2008. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362008000100006.>Acesso em: 10 agos. 2012.
/*ref*/MORAN, J. M. A educação à distância como opção estratégica. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/estrategica.html>. Acesso em: 07mar. 2012.
/*ref*/OLIVEIRA, A.M. B. Algo Maior que a Refinaria. Jornal O POVO. Fortaleza, 07 jul. 2008. Páginas Azuis. 2008. Disponível em: <http://www.opovo.com.br/www/opovo/paginasazuis/802283.html.> Acesso em: 03 mar. 2012.
/*ref*/TREIN, D; SCHLEMMER, E. Projetos de aprendizagem baseados em problema no contexto da web 2.0: possibilidades para a prática pedagógica. Revista e-Curriculum, PUCSP-SP, v.4, n. 2, 2009. Disponível em: <http://www.pucsp.com.br/ecurriculum>. Acesso em: 21 jan. 2012.
/*ref*/VIDAL, E. M; MAIA, J. E. B. Introdução à Educação a Distância. Fortaleza: Editora RDS, 2010. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/39388207/Introd-EAD. Acesso em: 10 mar. 2012.
/*ref*/VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
/*ref*/XAVIER, A. C.Letramento digital: impactos das tecnologias na aprendizagem da Geração Y. Revista Calidoscópio, Unisinos, Porto Alegre, v. 9, n. 1. 2011.
/*ref*/WORLD BANK (EUA). Information and Communications for Development – The International Bank for Reconstruction and Development.The World Bank - Washington, D.C. 2006. Disponível em: <http://info.worldbank.org/etools/docs/library/240327/Information%20and%20communications%20for%20development%202006%20%20global%20trends%20and%20policies.pdf>. Acesso em: 13 de fev. 12.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2012 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2012 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 1, n. 2 (2012): Revista Expressão Católica
2357-8483
10.25190/rec.v1i2
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1665948717121798144