Aprendizagem de ciências: uma análise de interações discursivas e diferentes dimensões espaço-temporais no cotidiano da sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100213 |
Resumo: | RESUMO Neste artigo analisamos a construção de oportunidades de aprendizagem de Ciências da Natureza em uma turma no início do ensino fundamental. Orientados pela etnografia em educação, acompanhamos o cotidiano desse grupo ao longo de três anos, construímos uma análise histórica das aulas de ciências e selecionamos um evento com maior potencialidade analítica. Exploramos interações discursivas nesse evento, caracterizando movimentos em que os participantes reconheciam, compartilhavam e/ou se desviavam de propostas de engajamento em práticas e uso de conhecimentos relacionados aos domínios conceitual, epistêmico e social da ciência. Os resultados indicam como os processos de aprendizagem se constituíram mediante de articulações entre tais movimentos e relações entre contextos provindos de diversos espaços-tempos com significados translocais. Discutimos potencialidades e desafios diante de diferentes contextos no cotidiano da sala de aula, bem como implicações para a noção de contextualização. |
id |
EAA-1_04573186628089f06c000aaf9363bb40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782020000100213 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem de ciências: uma análise de interações discursivas e diferentes dimensões espaço-temporais no cotidiano da sala de aulaaprendizagem de ciênciasinterações discursivasrelações intercontextuaisetnografia em educaçãoRESUMO Neste artigo analisamos a construção de oportunidades de aprendizagem de Ciências da Natureza em uma turma no início do ensino fundamental. Orientados pela etnografia em educação, acompanhamos o cotidiano desse grupo ao longo de três anos, construímos uma análise histórica das aulas de ciências e selecionamos um evento com maior potencialidade analítica. Exploramos interações discursivas nesse evento, caracterizando movimentos em que os participantes reconheciam, compartilhavam e/ou se desviavam de propostas de engajamento em práticas e uso de conhecimentos relacionados aos domínios conceitual, epistêmico e social da ciência. Os resultados indicam como os processos de aprendizagem se constituíram mediante de articulações entre tais movimentos e relações entre contextos provindos de diversos espaços-tempos com significados translocais. Discutimos potencialidades e desafios diante de diferentes contextos no cotidiano da sala de aula, bem como implicações para a noção de contextualização.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100213Revista Brasileira de Educação v.25 2020reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782020250015info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira,Luiz Gustavo FrancoMunford,Danusapor2020-04-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782020000100213Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2020-04-03T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem de ciências: uma análise de interações discursivas e diferentes dimensões espaço-temporais no cotidiano da sala de aula |
title |
Aprendizagem de ciências: uma análise de interações discursivas e diferentes dimensões espaço-temporais no cotidiano da sala de aula |
spellingShingle |
Aprendizagem de ciências: uma análise de interações discursivas e diferentes dimensões espaço-temporais no cotidiano da sala de aula Silveira,Luiz Gustavo Franco aprendizagem de ciências interações discursivas relações intercontextuais etnografia em educação |
title_short |
Aprendizagem de ciências: uma análise de interações discursivas e diferentes dimensões espaço-temporais no cotidiano da sala de aula |
title_full |
Aprendizagem de ciências: uma análise de interações discursivas e diferentes dimensões espaço-temporais no cotidiano da sala de aula |
title_fullStr |
Aprendizagem de ciências: uma análise de interações discursivas e diferentes dimensões espaço-temporais no cotidiano da sala de aula |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem de ciências: uma análise de interações discursivas e diferentes dimensões espaço-temporais no cotidiano da sala de aula |
title_sort |
Aprendizagem de ciências: uma análise de interações discursivas e diferentes dimensões espaço-temporais no cotidiano da sala de aula |
author |
Silveira,Luiz Gustavo Franco |
author_facet |
Silveira,Luiz Gustavo Franco Munford,Danusa |
author_role |
author |
author2 |
Munford,Danusa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira,Luiz Gustavo Franco Munford,Danusa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem de ciências interações discursivas relações intercontextuais etnografia em educação |
topic |
aprendizagem de ciências interações discursivas relações intercontextuais etnografia em educação |
description |
RESUMO Neste artigo analisamos a construção de oportunidades de aprendizagem de Ciências da Natureza em uma turma no início do ensino fundamental. Orientados pela etnografia em educação, acompanhamos o cotidiano desse grupo ao longo de três anos, construímos uma análise histórica das aulas de ciências e selecionamos um evento com maior potencialidade analítica. Exploramos interações discursivas nesse evento, caracterizando movimentos em que os participantes reconheciam, compartilhavam e/ou se desviavam de propostas de engajamento em práticas e uso de conhecimentos relacionados aos domínios conceitual, epistêmico e social da ciência. Os resultados indicam como os processos de aprendizagem se constituíram mediante de articulações entre tais movimentos e relações entre contextos provindos de diversos espaços-tempos com significados translocais. Discutimos potencialidades e desafios diante de diferentes contextos no cotidiano da sala de aula, bem como implicações para a noção de contextualização. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100213 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782020250015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.25 2020 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122492834742272 |