Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Richit, Adriana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Ponte, João Pedro, Tomkelski, Mauri Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69346
Resumo: O artigo aborda o processo de promoção da colaboração profissional em um estudo de aula, que envolveu seis professoras de escolas públicas da rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Sul, pertencentes à 15ª.  Coordenadoria Regional de Educação (15ª. CRE),  no planejamento de uma aula, a aula de investigação, sobre  o tópico curricular ‘metro’ como unidade de medida. A pesquisa qualitativa e interpretativa baseou-se em gravações de áudio das sessões de planejamento, notas de campo e dados constituídos mediante questionários e entrevistas com as professoras participantes. Os resultados mostram que a colaboração profissional, promovida ao longo do estudo de aula, foi favorecida pela dinâmica das diferentes etapas do processo e, especialmente, pela relação entre participantes e professores formadores. A colaboração emergiu no contexto de atividades tais como planejamento da aula de investigação, ampliou-se para o ensino em sala de aula, observação e reflexão sobre a aula de investigação, e foi valorizada em face ao encorajamento entre as pares na medida em que as professoras sentiram-se confiantes, encorajadas e acolhidas no grupo.
id UFPR-4_14f8aee898f93e90d78dff65f811e5bc
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/69346
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aulaEducaçãoColaboração profissional. Estudos de aula. Desenvolvimento profissional. Anos iniciais.Desenvolvimento Profissional de ProfessoresO artigo aborda o processo de promoção da colaboração profissional em um estudo de aula, que envolveu seis professoras de escolas públicas da rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Sul, pertencentes à 15ª.  Coordenadoria Regional de Educação (15ª. CRE),  no planejamento de uma aula, a aula de investigação, sobre  o tópico curricular ‘metro’ como unidade de medida. A pesquisa qualitativa e interpretativa baseou-se em gravações de áudio das sessões de planejamento, notas de campo e dados constituídos mediante questionários e entrevistas com as professoras participantes. Os resultados mostram que a colaboração profissional, promovida ao longo do estudo de aula, foi favorecida pela dinâmica das diferentes etapas do processo e, especialmente, pela relação entre participantes e professores formadores. A colaboração emergiu no contexto de atividades tais como planejamento da aula de investigação, ampliou-se para o ensino em sala de aula, observação e reflexão sobre a aula de investigação, e foi valorizada em face ao encorajamento entre as pares na medida em que as professoras sentiram-se confiantes, encorajadas e acolhidas no grupo.UFPRRichit, Adrianada Ponte, João PedroTomkelski, Mauri Luís2021-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69346Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69346/42839Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/69346Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula
title Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula
spellingShingle Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula
Richit, Adriana
Educação
Colaboração profissional. Estudos de aula. Desenvolvimento profissional. Anos iniciais.
Desenvolvimento Profissional de Professores
title_short Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula
title_full Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula
title_fullStr Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula
title_full_unstemmed Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula
title_sort Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula
author Richit, Adriana
author_facet Richit, Adriana
da Ponte, João Pedro
Tomkelski, Mauri Luís
author_role author
author2 da Ponte, João Pedro
Tomkelski, Mauri Luís
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Richit, Adriana
da Ponte, João Pedro
Tomkelski, Mauri Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Colaboração profissional. Estudos de aula. Desenvolvimento profissional. Anos iniciais.
Desenvolvimento Profissional de Professores
topic Educação
Colaboração profissional. Estudos de aula. Desenvolvimento profissional. Anos iniciais.
Desenvolvimento Profissional de Professores
description O artigo aborda o processo de promoção da colaboração profissional em um estudo de aula, que envolveu seis professoras de escolas públicas da rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Sul, pertencentes à 15ª.  Coordenadoria Regional de Educação (15ª. CRE),  no planejamento de uma aula, a aula de investigação, sobre  o tópico curricular ‘metro’ como unidade de medida. A pesquisa qualitativa e interpretativa baseou-se em gravações de áudio das sessões de planejamento, notas de campo e dados constituídos mediante questionários e entrevistas com as professoras participantes. Os resultados mostram que a colaboração profissional, promovida ao longo do estudo de aula, foi favorecida pela dinâmica das diferentes etapas do processo e, especialmente, pela relação entre participantes e professores formadores. A colaboração emergiu no contexto de atividades tais como planejamento da aula de investigação, ampliou-se para o ensino em sala de aula, observação e reflexão sobre a aula de investigação, e foi valorizada em face ao encorajamento entre as pares na medida em que as professoras sentiram-se confiantes, encorajadas e acolhidas no grupo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69346
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69346/42839
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892235616256