Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69346 |
Resumo: | O artigo aborda o processo de promoção da colaboração profissional em um estudo de aula, que envolveu seis professoras de escolas públicas da rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Sul, pertencentes à 15ª. Coordenadoria Regional de Educação (15ª. CRE), no planejamento de uma aula, a aula de investigação, sobre o tópico curricular ‘metro’ como unidade de medida. A pesquisa qualitativa e interpretativa baseou-se em gravações de áudio das sessões de planejamento, notas de campo e dados constituídos mediante questionários e entrevistas com as professoras participantes. Os resultados mostram que a colaboração profissional, promovida ao longo do estudo de aula, foi favorecida pela dinâmica das diferentes etapas do processo e, especialmente, pela relação entre participantes e professores formadores. A colaboração emergiu no contexto de atividades tais como planejamento da aula de investigação, ampliou-se para o ensino em sala de aula, observação e reflexão sobre a aula de investigação, e foi valorizada em face ao encorajamento entre as pares na medida em que as professoras sentiram-se confiantes, encorajadas e acolhidas no grupo. |
id |
UFPR-4_14f8aee898f93e90d78dff65f811e5bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/69346 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aulaEducaçãoColaboração profissional. Estudos de aula. Desenvolvimento profissional. Anos iniciais.Desenvolvimento Profissional de ProfessoresO artigo aborda o processo de promoção da colaboração profissional em um estudo de aula, que envolveu seis professoras de escolas públicas da rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Sul, pertencentes à 15ª. Coordenadoria Regional de Educação (15ª. CRE), no planejamento de uma aula, a aula de investigação, sobre o tópico curricular ‘metro’ como unidade de medida. A pesquisa qualitativa e interpretativa baseou-se em gravações de áudio das sessões de planejamento, notas de campo e dados constituídos mediante questionários e entrevistas com as professoras participantes. Os resultados mostram que a colaboração profissional, promovida ao longo do estudo de aula, foi favorecida pela dinâmica das diferentes etapas do processo e, especialmente, pela relação entre participantes e professores formadores. A colaboração emergiu no contexto de atividades tais como planejamento da aula de investigação, ampliou-se para o ensino em sala de aula, observação e reflexão sobre a aula de investigação, e foi valorizada em face ao encorajamento entre as pares na medida em que as professoras sentiram-se confiantes, encorajadas e acolhidas no grupo.UFPRRichit, Adrianada Ponte, João PedroTomkelski, Mauri Luís2021-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69346Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69346/42839Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/69346Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula |
title |
Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula |
spellingShingle |
Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula Richit, Adriana Educação Colaboração profissional. Estudos de aula. Desenvolvimento profissional. Anos iniciais. Desenvolvimento Profissional de Professores |
title_short |
Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula |
title_full |
Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula |
title_fullStr |
Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula |
title_sort |
Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula |
author |
Richit, Adriana |
author_facet |
Richit, Adriana da Ponte, João Pedro Tomkelski, Mauri Luís |
author_role |
author |
author2 |
da Ponte, João Pedro Tomkelski, Mauri Luís |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Richit, Adriana da Ponte, João Pedro Tomkelski, Mauri Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Colaboração profissional. Estudos de aula. Desenvolvimento profissional. Anos iniciais. Desenvolvimento Profissional de Professores |
topic |
Educação Colaboração profissional. Estudos de aula. Desenvolvimento profissional. Anos iniciais. Desenvolvimento Profissional de Professores |
description |
O artigo aborda o processo de promoção da colaboração profissional em um estudo de aula, que envolveu seis professoras de escolas públicas da rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Sul, pertencentes à 15ª. Coordenadoria Regional de Educação (15ª. CRE), no planejamento de uma aula, a aula de investigação, sobre o tópico curricular ‘metro’ como unidade de medida. A pesquisa qualitativa e interpretativa baseou-se em gravações de áudio das sessões de planejamento, notas de campo e dados constituídos mediante questionários e entrevistas com as professoras participantes. Os resultados mostram que a colaboração profissional, promovida ao longo do estudo de aula, foi favorecida pela dinâmica das diferentes etapas do processo e, especialmente, pela relação entre participantes e professores formadores. A colaboração emergiu no contexto de atividades tais como planejamento da aula de investigação, ampliou-se para o ensino em sala de aula, observação e reflexão sobre a aula de investigação, e foi valorizada em face ao encorajamento entre as pares na medida em que as professoras sentiram-se confiantes, encorajadas e acolhidas no grupo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69346 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69346/42839 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020 Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020 Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711892235616256 |