Entre textos literários e outras linguagens: diálogos para a formação de leitores em uma escola técnica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Badú, Lúcia de Fátima Araújo Souto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3791
Resumo: Apesar dos avanços no tocante ao ensino de literatura, perceptíveis através dos resultados de inúmeras pesquisas realizadas por estudiosos da área, bem como dos documentos parametrizadores oficiais, dentre os quais os PCN e as OCEM, ainda continua um grande desafio formar leitores de textos literários no espaço escolar. De um modo geral, é sacrificado o contato constante com o texto em si, a fruição estética, a relação dialógica entre leitor-texto, a vivência de leitura dos alunos fora da escola tão necessários para o processo de formação de leitores. Alega-se sempre que os jovens, em especial de escolas técnicas, são avessos a textos literários e, por isso, não se disponibilizariam a recepcioná-los, mesmo a partir de metodologias alternativas às comumente propostas pelos livros didáticos e seguidas pelos professores, principalmente no ensino médio. Assim, o presente estudo objetivou analisar como uma proposta metodológica que relacione o método recepcional, a interação entre literatura e outras linguagens (música, dança, cinema, fotografia), e a proposta de letramento literário por meio de sequência e círculos de leitura semiestruturado na perspectiva de Cosson (2016; 2017) pode consubstanciar uma alternativa didático-pedagógica mais eficaz na formaçao de leitores ativos e autô-nomos de literatura no cotidiano de uma escola técnica. Nossa proposta pretendeu, através de vivências literárias com a temática Amor, escolhida por nossos colaboradores, possibilitar uma leitura autônoma e crítica dos discentes na relação com os textos literários, bem como os pertencentes a outras linguagens acima citadas, proporcionando-lhes ampliação do horizonte de expectativa e, por consequência, a maturidade leitora. Como objetivos específicos, elencamos: a) Veri-ficar o lugar destinado à literatura a partir do que apregoa os documentos regentes do IFPB, dentre os quais o Regimento Didático dos cursos técnicos integrados; b) Diagnosticar, através de questionário, as vivências e/ou preferências dos discentes no tocante à leitura de textos literários, além de textos com outras linguagens (músicas, cinema, dentre outras); c) Elaborar e aplicar uma sequência didática, cuja te-mática será Amor, pautada na Estética da recepção, que contemple a leitura literária de textos em interação com outras linguagens, e com os princípios do letramento literário na perspectiva de Cosson (2016; 2917).Este trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), no município de Esperança –PB, com 42 adolescentes de 13 a 16 anos da primeira série do ensino médio integrado ao técnico do Curso de Informática, entre setembro e dezembro do ano de 2019. Para tanto, foram utilizadas, como aporte teórico, as propostas de letramento literário de Cosson (2016; 2017) em consonância com o método recepcional de Aguiar e Bordini (1988), pautado na Estética da Recepção, de Iser e Jauss (1979). Consideramos também os documentos oficiais nacionais da educação, bem como os internos ao IFPB, além de estudos de pesquisadores da área, tais como Guimarães (2014), Rezende (2013), Rouxel (2013; 2014), Pinheiro (2014; 2018), Silva (2016), Medeiros (2017), Oliveira (2014). Metodologicamente, caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação. A análise dos dados foi feita de modo descritivo-reflexivo, a partir dos dados coletados através do questionário de sondagem de vivência literária, da observação participante, das imagens em fotos e vídeos, e dos diários de leitura e de pesquisa. Como produto final, elaboramos uma sequência pedagógica a ser disponibilizada em mídia digital. Esperamos, com este trabalho teórico-metodológico, possibilitar uma sinalização de alternativas possíveis para o ensino de literatura e leitura literária no contexto escolar, em especial, de escolas técnicas, de modo a se alcançar uma educação literária que possibilite uma (trans) formação de leitores autônomos e, por consequência, um processo de transformação social.
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spelling Entre textos literários e outras linguagens: diálogos para a formação de leitores em uma escola técnicaFormação de leitoresLetramento literárioMétodo recepcionalEnsino técnicoEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMApesar dos avanços no tocante ao ensino de literatura, perceptíveis através dos resultados de inúmeras pesquisas realizadas por estudiosos da área, bem como dos documentos parametrizadores oficiais, dentre os quais os PCN e as OCEM, ainda continua um grande desafio formar leitores de textos literários no espaço escolar. De um modo geral, é sacrificado o contato constante com o texto em si, a fruição estética, a relação dialógica entre leitor-texto, a vivência de leitura dos alunos fora da escola tão necessários para o processo de formação de leitores. Alega-se sempre que os jovens, em especial de escolas técnicas, são avessos a textos literários e, por isso, não se disponibilizariam a recepcioná-los, mesmo a partir de metodologias alternativas às comumente propostas pelos livros didáticos e seguidas pelos professores, principalmente no ensino médio. Assim, o presente estudo objetivou analisar como uma proposta metodológica que relacione o método recepcional, a interação entre literatura e outras linguagens (música, dança, cinema, fotografia), e a proposta de letramento literário por meio de sequência e círculos de leitura semiestruturado na perspectiva de Cosson (2016; 2017) pode consubstanciar uma alternativa didático-pedagógica mais eficaz na formaçao de leitores ativos e autô-nomos de literatura no cotidiano de uma escola técnica. Nossa proposta pretendeu, através de vivências literárias com a temática Amor, escolhida por nossos colaboradores, possibilitar uma leitura autônoma e crítica dos discentes na relação com os textos literários, bem como os pertencentes a outras linguagens acima citadas, proporcionando-lhes ampliação do horizonte de expectativa e, por consequência, a maturidade leitora. Como objetivos específicos, elencamos: a) Veri-ficar o lugar destinado à literatura a partir do que apregoa os documentos regentes do IFPB, dentre os quais o Regimento Didático dos cursos técnicos integrados; b) Diagnosticar, através de questionário, as vivências e/ou preferências dos discentes no tocante à leitura de textos literários, além de textos com outras linguagens (músicas, cinema, dentre outras); c) Elaborar e aplicar uma sequência didática, cuja te-mática será Amor, pautada na Estética da recepção, que contemple a leitura literária de textos em interação com outras linguagens, e com os princípios do letramento literário na perspectiva de Cosson (2016; 2917).Este trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), no município de Esperança –PB, com 42 adolescentes de 13 a 16 anos da primeira série do ensino médio integrado ao técnico do Curso de Informática, entre setembro e dezembro do ano de 2019. Para tanto, foram utilizadas, como aporte teórico, as propostas de letramento literário de Cosson (2016; 2017) em consonância com o método recepcional de Aguiar e Bordini (1988), pautado na Estética da Recepção, de Iser e Jauss (1979). Consideramos também os documentos oficiais nacionais da educação, bem como os internos ao IFPB, além de estudos de pesquisadores da área, tais como Guimarães (2014), Rezende (2013), Rouxel (2013; 2014), Pinheiro (2014; 2018), Silva (2016), Medeiros (2017), Oliveira (2014). Metodologicamente, caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação. A análise dos dados foi feita de modo descritivo-reflexivo, a partir dos dados coletados através do questionário de sondagem de vivência literária, da observação participante, das imagens em fotos e vídeos, e dos diários de leitura e de pesquisa. Como produto final, elaboramos uma sequência pedagógica a ser disponibilizada em mídia digital. Esperamos, com este trabalho teórico-metodológico, possibilitar uma sinalização de alternativas possíveis para o ensino de literatura e leitura literária no contexto escolar, em especial, de escolas técnicas, de modo a se alcançar uma educação literária que possibilite uma (trans) formação de leitores autônomos e, por consequência, um processo de transformação social.Despite advances in teaching of literature, noticeable through the results of numerous researches carried out by scholars in field, as well as official parameterizing documents, among which the PCN and the OCEM, it remains a great challenge to train readers of literary texts in school space. In general, sacrifice the constant con-tact with text itself, the aesthetic fruition, the dialogical relationship between reader-text, the reading experience of students outside school so necessary for the process of forming readers. It is always claimed that young people, especially from technical schools, are averse to literary texts and, therefore, would not be available to welcome them, even from alternative methodologies to those commonly proposed by text-books and followed by teachers, mainly in high school. Thus, the present study aimed analyze as a methodological proposal which merges the reception method, the interaction between literature and other languages (music, dance, cinema, pho-tography), and the proposal of literary literacy through sequence and semi-structured reading circles in Cosson perspective (2016; 2017) can consubstantiate a more effective didactic-pedagogical alternative in formation of active and autonomous readers of literature in daily life of a technical school. Our proposal intended, through literary experiences with theme Love, chosen by our collaborators, enable an autonomous and critical reading of students in relation to the literary texts, as well as those belonging to other languages mentioned above, providing them an expansion of the horizon of expectation and, consequently, reading maturity. As specific objectives, we list: a) Verify the place destined to literature based on what is proclaimed in governing documents of IFPB, among which the Didactic Regiment of integrated technical courses; b) Diagnose, through a questionnaire, the experiences and/or preferences of students regarding reading of literary texts, as well as texts in other languages (music, cinema, among others); c) Develop and apply a didactic sequence, whose theme will be Love, based on the Aesthetics of Reception, which includes the literary reading of texts in interaction with other languages, and with the principles of literary literacy from Cosson perspective (2016; 2017). This work was developed at the Federal Institute of Paraiba (IFPB), in city of Esperança–PB, with 42 adolescents from 13 to 16 years of first series of technical education integrated to the high school of the Computer Science Course, between September and December of 2019. For that, as a theoretical contribution, Cosson's literary literacy proposals (2016; 2017) were used in line with the reception method of Aguiar and Bordini(1988), based on the Aesthetics of Reception, by Iser and Jauss (1979). We also consider the official national documents of education, as well as those internal to IFPB, in addition to studies by researchers in area, such as Guimarães (2014), Rezende (2013), Rouxel (2013; 2014), Pinheiro (2014; 2018), Silva (2016), Medeiros (2017), Oliveira (2014). Methodologically, it was characterized as a qualitative research, of action-research type. Data analysis was performed in a descriptive-reflective way, based on data collected through the literary experience survey ques-tionnaire, the participant observation, images in photos and videos, and diaries of reading and research. As a final product, we developed a pedagogical sequence to be available on digital media. We hope, with this theoretical-methodological work, make possible a signaling of potential alternatives for the teaching of literature and literary reading in the school context, especially, in technical schools, in order to achieve a literary education that enables a (trans) formation of autonomous readers and, consequently, a process of social transformation.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPSilva, Marcelo Medeiros dahttp://lattes.cnpq.br/8642945745816768Silva, Marcelo Medeiros dahttp://lattes.cnpq.br/8642945745816768Nóbrega, Maria Marta dos Santos Silvahttp://lattes.cnpq.br/2123326909056011Aragão, Patrícia Cristina dehttp://lattes.cnpq.br/6734404565435352Badú, Lúcia de Fátima Araújo Souto2021-09-01T00:22:48Z2021-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBADÚ, L. F. A. S. 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