Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000300009 |
Resumo: | Privilegiando a narrativa de alunos egressos de um programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a pesquisa voltou-se para a compreensão dos impactos que a vivência da exclusão precoce da escola e de uma experiência de escolarização tardia geram na vida de adultos das camadas populares. Buscou-se, paralelamente, levantar elementos para verificar a pertinência de se considerar a EJA como um mecanismo que permite atenuar as consequências da exclusão social, contribuindo na luta em favor da efetivação da cidadania. A pesquisa inscreve-se nos campos temáticos da EJA; exclusão social/exclusão da escola e educação e cidadania. Esses campos temáticos foram articulados entre si e, posteriormente, essa articulação foi confrontada com dados empíricos coletados especificamente para esse fim. |
id |
EAA-1_1badd44befa6c41b1f8a42ed376edc19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782003000300009 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJAeducação de jovens e adultosexclusão social/exclusão nas escolaseducação e cidadaniaPrivilegiando a narrativa de alunos egressos de um programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a pesquisa voltou-se para a compreensão dos impactos que a vivência da exclusão precoce da escola e de uma experiência de escolarização tardia geram na vida de adultos das camadas populares. Buscou-se, paralelamente, levantar elementos para verificar a pertinência de se considerar a EJA como um mecanismo que permite atenuar as consequências da exclusão social, contribuindo na luta em favor da efetivação da cidadania. A pesquisa inscreve-se nos campos temáticos da EJA; exclusão social/exclusão da escola e educação e cidadania. Esses campos temáticos foram articulados entre si e, posteriormente, essa articulação foi confrontada com dados empíricos coletados especificamente para esse fim.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000300009Revista Brasileira de Educação n.24 2003reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782003000300009info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Geovânia Lúcia dospor2006-10-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782003000300009Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2006-10-25T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJA |
title |
Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJA |
spellingShingle |
Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJA Santos,Geovânia Lúcia dos educação de jovens e adultos exclusão social/exclusão nas escolas educação e cidadania |
title_short |
Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJA |
title_full |
Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJA |
title_fullStr |
Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJA |
title_full_unstemmed |
Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJA |
title_sort |
Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJA |
author |
Santos,Geovânia Lúcia dos |
author_facet |
Santos,Geovânia Lúcia dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos,Geovânia Lúcia dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação de jovens e adultos exclusão social/exclusão nas escolas educação e cidadania |
topic |
educação de jovens e adultos exclusão social/exclusão nas escolas educação e cidadania |
description |
Privilegiando a narrativa de alunos egressos de um programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a pesquisa voltou-se para a compreensão dos impactos que a vivência da exclusão precoce da escola e de uma experiência de escolarização tardia geram na vida de adultos das camadas populares. Buscou-se, paralelamente, levantar elementos para verificar a pertinência de se considerar a EJA como um mecanismo que permite atenuar as consequências da exclusão social, contribuindo na luta em favor da efetivação da cidadania. A pesquisa inscreve-se nos campos temáticos da EJA; exclusão social/exclusão da escola e educação e cidadania. Esses campos temáticos foram articulados entre si e, posteriormente, essa articulação foi confrontada com dados empíricos coletados especificamente para esse fim. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000300009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000300009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782003000300009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação n.24 2003 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122489802260480 |