Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Geovânia Lúcia dos
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000300009
Resumo: Privilegiando a narrativa de alunos egressos de um programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a pesquisa voltou-se para a compreensão dos impactos que a vivência da exclusão precoce da escola e de uma experiência de escolarização tardia geram na vida de adultos das camadas populares. Buscou-se, paralelamente, levantar elementos para verificar a pertinência de se considerar a EJA como um mecanismo que permite atenuar as consequências da exclusão social, contribuindo na luta em favor da efetivação da cidadania. A pesquisa inscreve-se nos campos temáticos da EJA; exclusão social/exclusão da escola e educação e cidadania. Esses campos temáticos foram articulados entre si e, posteriormente, essa articulação foi confrontada com dados empíricos coletados especificamente para esse fim.
id EAA-1_1badd44befa6c41b1f8a42ed376edc19
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782003000300009
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJAeducação de jovens e adultosexclusão social/exclusão nas escolaseducação e cidadaniaPrivilegiando a narrativa de alunos egressos de um programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a pesquisa voltou-se para a compreensão dos impactos que a vivência da exclusão precoce da escola e de uma experiência de escolarização tardia geram na vida de adultos das camadas populares. Buscou-se, paralelamente, levantar elementos para verificar a pertinência de se considerar a EJA como um mecanismo que permite atenuar as consequências da exclusão social, contribuindo na luta em favor da efetivação da cidadania. A pesquisa inscreve-se nos campos temáticos da EJA; exclusão social/exclusão da escola e educação e cidadania. Esses campos temáticos foram articulados entre si e, posteriormente, essa articulação foi confrontada com dados empíricos coletados especificamente para esse fim.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000300009Revista Brasileira de Educação n.24 2003reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782003000300009info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Geovânia Lúcia dospor2006-10-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782003000300009Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2006-10-25T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJA
title Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJA
spellingShingle Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJA
Santos,Geovânia Lúcia dos
educação de jovens e adultos
exclusão social/exclusão nas escolas
educação e cidadania
title_short Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJA
title_full Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJA
title_fullStr Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJA
title_full_unstemmed Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJA
title_sort Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJA
author Santos,Geovânia Lúcia dos
author_facet Santos,Geovânia Lúcia dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Geovânia Lúcia dos
dc.subject.por.fl_str_mv educação de jovens e adultos
exclusão social/exclusão nas escolas
educação e cidadania
topic educação de jovens e adultos
exclusão social/exclusão nas escolas
educação e cidadania
description Privilegiando a narrativa de alunos egressos de um programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a pesquisa voltou-se para a compreensão dos impactos que a vivência da exclusão precoce da escola e de uma experiência de escolarização tardia geram na vida de adultos das camadas populares. Buscou-se, paralelamente, levantar elementos para verificar a pertinência de se considerar a EJA como um mecanismo que permite atenuar as consequências da exclusão social, contribuindo na luta em favor da efetivação da cidadania. A pesquisa inscreve-se nos campos temáticos da EJA; exclusão social/exclusão da escola e educação e cidadania. Esses campos temáticos foram articulados entre si e, posteriormente, essa articulação foi confrontada com dados empíricos coletados especificamente para esse fim.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000300009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000300009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782003000300009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação n.24 2003
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122489802260480