A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pintassilgo, Joaquim
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Mogarro, M. J.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/9677
Resumo: O presente artigo tem por finalidade realizar um balanço da produção historiográfica portuguesa no campo da História da Educação. Seleccionámos, para tal, uma das áreas de trabalho em que temos estado implicados e que permite apreciar algumas das tendências gerais: a História da Formação de Professores. O corpus aqui analisado acaba por representar uma espécie de amostra da produção portuguesa, relativamente à qual procurámos traçar o “estado da arte” (abordagens, temáticas, fontes, etc.). A História da Formação de Professores, em articulação com a História da Profissão Docente, tem sido uma das áreas a manifestar algum dinamismo na investigação portuguesa recente. Esse facto decorre tanto do reconhecimento do papel desempenhado historicamente pela formação de professores e pelas suas instituições, no âmbito do processo de profissionalização da actividade docente, como da consciência da importância de uma memória histórica na construção da identidade profissional.
id RCAP_cf536c55e1f6fab5aff9ff94ce44719d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/9677
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professoresThe portuguese historiografy of education: balance and reflexions from the example of teacher education historyHistoriografia da educaçãoFormação de professoresProfissão docenteO presente artigo tem por finalidade realizar um balanço da produção historiográfica portuguesa no campo da História da Educação. Seleccionámos, para tal, uma das áreas de trabalho em que temos estado implicados e que permite apreciar algumas das tendências gerais: a História da Formação de Professores. O corpus aqui analisado acaba por representar uma espécie de amostra da produção portuguesa, relativamente à qual procurámos traçar o “estado da arte” (abordagens, temáticas, fontes, etc.). A História da Formação de Professores, em articulação com a História da Profissão Docente, tem sido uma das áreas a manifestar algum dinamismo na investigação portuguesa recente. Esse facto decorre tanto do reconhecimento do papel desempenhado historicamente pela formação de professores e pelas suas instituições, no âmbito do processo de profissionalização da actividade docente, como da consciência da importância de uma memória histórica na construção da identidade profissional.This article aims to do a review of Portuguese historical production in the field of History of Education. We have selected one of the areas in which we have been involved, allows doing some general trends: the History of Teacher Education. The corpus analyzed turns out to represent a kind of sample of Portuguese production, for which we seek to outline the “state of the art” (approaches, themes, sources). The History of Teacher Education, articulated with the History of Teaching Profession, has been one of the more dynamic areas in recent Portuguese research. This fact is the recognition of the role historically played by teacher education and their institutions in the framework of the process of professionalization of teaching profession and the awareness of the importance of historical memory in the construction of professional identity.Repositório da Universidade de LisboaPintassilgo, JoaquimMogarro, M. J.2013-12-12T10:44:56Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9677porPintassilgo, J. & Mogarro, M. J. (2012). A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professores / The portuguese historiografy of education: balance and reflexions from the example of teacher education history. Educação, Porto Alegre, v. 35, n.1, jan. / abr., pp. 28-41.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:54:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9677Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:48.174417Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professores
The portuguese historiografy of education: balance and reflexions from the example of teacher education history
title A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professores
spellingShingle A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professores
Pintassilgo, Joaquim
Historiografia da educação
Formação de professores
Profissão docente
title_short A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professores
title_full A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professores
title_fullStr A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professores
title_full_unstemmed A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professores
title_sort A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professores
author Pintassilgo, Joaquim
author_facet Pintassilgo, Joaquim
Mogarro, M. J.
author_role author
author2 Mogarro, M. J.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pintassilgo, Joaquim
Mogarro, M. J.
dc.subject.por.fl_str_mv Historiografia da educação
Formação de professores
Profissão docente
topic Historiografia da educação
Formação de professores
Profissão docente
description O presente artigo tem por finalidade realizar um balanço da produção historiográfica portuguesa no campo da História da Educação. Seleccionámos, para tal, uma das áreas de trabalho em que temos estado implicados e que permite apreciar algumas das tendências gerais: a História da Formação de Professores. O corpus aqui analisado acaba por representar uma espécie de amostra da produção portuguesa, relativamente à qual procurámos traçar o “estado da arte” (abordagens, temáticas, fontes, etc.). A História da Formação de Professores, em articulação com a História da Profissão Docente, tem sido uma das áreas a manifestar algum dinamismo na investigação portuguesa recente. Esse facto decorre tanto do reconhecimento do papel desempenhado historicamente pela formação de professores e pelas suas instituições, no âmbito do processo de profissionalização da actividade docente, como da consciência da importância de uma memória histórica na construção da identidade profissional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-12-12T10:44:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/9677
url http://hdl.handle.net/10451/9677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pintassilgo, J. & Mogarro, M. J. (2012). A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professores / The portuguese historiografy of education: balance and reflexions from the example of teacher education history. Educação, Porto Alegre, v. 35, n.1, jan. / abr., pp. 28-41.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134232111480832