Impactos das cotas no ensino superior: um balanço do desempenho dos cotistas nas universidades estaduais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100216 |
Resumo: | RESUMO O trabalho propôs sistematizar as pesquisas que avaliaram o desempenho dos beneficiários das ações afirmativas nas universidades estaduais. Por meio de uma revisão integrativa da literatura, buscou-se identificar a sua efetividade a partir de três dimensões: índices de rendimento acadêmico; taxa de evasão; e taxa de diplomação entre cotistas e ampla concorrência. Os resultados indicam que, ao longo dos dezessete anos de políticas afirmativas, os cotistas obtiveram rendimentos similares aos demais estudantes, superando-os, inclusive, nos índices de diplomação e nas menores taxas de evasão. Conclui-se que os dados derrubam o mito de que a qualidade da educação seria pior com as cotas, apesar da relevância do contínuo monitoramento destes resultados, uma vez que, ainda são escassos os enfoques na realidade das instituições estaduais. |
id |
EAA-1_282e3eb521028f451a4e432b1d83dcdf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782021000100216 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Impactos das cotas no ensino superior: um balanço do desempenho dos cotistas nas universidades estaduaisação afirmativauniversidades estaduaisavaliação de desempenhoRESUMO O trabalho propôs sistematizar as pesquisas que avaliaram o desempenho dos beneficiários das ações afirmativas nas universidades estaduais. Por meio de uma revisão integrativa da literatura, buscou-se identificar a sua efetividade a partir de três dimensões: índices de rendimento acadêmico; taxa de evasão; e taxa de diplomação entre cotistas e ampla concorrência. Os resultados indicam que, ao longo dos dezessete anos de políticas afirmativas, os cotistas obtiveram rendimentos similares aos demais estudantes, superando-os, inclusive, nos índices de diplomação e nas menores taxas de evasão. Conclui-se que os dados derrubam o mito de que a qualidade da educação seria pior com as cotas, apesar da relevância do contínuo monitoramento destes resultados, uma vez que, ainda são escassos os enfoques na realidade das instituições estaduais.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100216Revista Brasileira de Educação v.26 2021reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782021260020info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro,Daniel CalbinoPereira,Rafael DiogoXavier,Wescley Silvapor2021-04-20T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782021000100216Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2021-04-20T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impactos das cotas no ensino superior: um balanço do desempenho dos cotistas nas universidades estaduais |
title |
Impactos das cotas no ensino superior: um balanço do desempenho dos cotistas nas universidades estaduais |
spellingShingle |
Impactos das cotas no ensino superior: um balanço do desempenho dos cotistas nas universidades estaduais Pinheiro,Daniel Calbino ação afirmativa universidades estaduais avaliação de desempenho |
title_short |
Impactos das cotas no ensino superior: um balanço do desempenho dos cotistas nas universidades estaduais |
title_full |
Impactos das cotas no ensino superior: um balanço do desempenho dos cotistas nas universidades estaduais |
title_fullStr |
Impactos das cotas no ensino superior: um balanço do desempenho dos cotistas nas universidades estaduais |
title_full_unstemmed |
Impactos das cotas no ensino superior: um balanço do desempenho dos cotistas nas universidades estaduais |
title_sort |
Impactos das cotas no ensino superior: um balanço do desempenho dos cotistas nas universidades estaduais |
author |
Pinheiro,Daniel Calbino |
author_facet |
Pinheiro,Daniel Calbino Pereira,Rafael Diogo Xavier,Wescley Silva |
author_role |
author |
author2 |
Pereira,Rafael Diogo Xavier,Wescley Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro,Daniel Calbino Pereira,Rafael Diogo Xavier,Wescley Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ação afirmativa universidades estaduais avaliação de desempenho |
topic |
ação afirmativa universidades estaduais avaliação de desempenho |
description |
RESUMO O trabalho propôs sistematizar as pesquisas que avaliaram o desempenho dos beneficiários das ações afirmativas nas universidades estaduais. Por meio de uma revisão integrativa da literatura, buscou-se identificar a sua efetividade a partir de três dimensões: índices de rendimento acadêmico; taxa de evasão; e taxa de diplomação entre cotistas e ampla concorrência. Os resultados indicam que, ao longo dos dezessete anos de políticas afirmativas, os cotistas obtiveram rendimentos similares aos demais estudantes, superando-os, inclusive, nos índices de diplomação e nas menores taxas de evasão. Conclui-se que os dados derrubam o mito de que a qualidade da educação seria pior com as cotas, apesar da relevância do contínuo monitoramento destes resultados, uma vez que, ainda são escassos os enfoques na realidade das instituições estaduais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100216 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782021260020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.26 2021 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122493161897984 |