Impactos das cotas no ensino superior: um balanço do desempenho dos cotistas nas universidades estaduais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro,Daniel Calbino
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira,Rafael Diogo, Xavier,Wescley Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100216
Resumo: RESUMO O trabalho propôs sistematizar as pesquisas que avaliaram o desempenho dos beneficiários das ações afirmativas nas universidades estaduais. Por meio de uma revisão integrativa da literatura, buscou-se identificar a sua efetividade a partir de três dimensões: índices de rendimento acadêmico; taxa de evasão; e taxa de diplomação entre cotistas e ampla concorrência. Os resultados indicam que, ao longo dos dezessete anos de políticas afirmativas, os cotistas obtiveram rendimentos similares aos demais estudantes, superando-os, inclusive, nos índices de diplomação e nas menores taxas de evasão. Conclui-se que os dados derrubam o mito de que a qualidade da educação seria pior com as cotas, apesar da relevância do contínuo monitoramento destes resultados, uma vez que, ainda são escassos os enfoques na realidade das instituições estaduais.
id EAA-1_282e3eb521028f451a4e432b1d83dcdf
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782021000100216
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Impactos das cotas no ensino superior: um balanço do desempenho dos cotistas nas universidades estaduaisação afirmativauniversidades estaduaisavaliação de desempenhoRESUMO O trabalho propôs sistematizar as pesquisas que avaliaram o desempenho dos beneficiários das ações afirmativas nas universidades estaduais. Por meio de uma revisão integrativa da literatura, buscou-se identificar a sua efetividade a partir de três dimensões: índices de rendimento acadêmico; taxa de evasão; e taxa de diplomação entre cotistas e ampla concorrência. Os resultados indicam que, ao longo dos dezessete anos de políticas afirmativas, os cotistas obtiveram rendimentos similares aos demais estudantes, superando-os, inclusive, nos índices de diplomação e nas menores taxas de evasão. Conclui-se que os dados derrubam o mito de que a qualidade da educação seria pior com as cotas, apesar da relevância do contínuo monitoramento destes resultados, uma vez que, ainda são escassos os enfoques na realidade das instituições estaduais.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100216Revista Brasileira de Educação v.26 2021reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782021260020info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro,Daniel CalbinoPereira,Rafael DiogoXavier,Wescley Silvapor2021-04-20T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782021000100216Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2021-04-20T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos das cotas no ensino superior: um balanço do desempenho dos cotistas nas universidades estaduais
title Impactos das cotas no ensino superior: um balanço do desempenho dos cotistas nas universidades estaduais
spellingShingle Impactos das cotas no ensino superior: um balanço do desempenho dos cotistas nas universidades estaduais
Pinheiro,Daniel Calbino
ação afirmativa
universidades estaduais
avaliação de desempenho
title_short Impactos das cotas no ensino superior: um balanço do desempenho dos cotistas nas universidades estaduais
title_full Impactos das cotas no ensino superior: um balanço do desempenho dos cotistas nas universidades estaduais
title_fullStr Impactos das cotas no ensino superior: um balanço do desempenho dos cotistas nas universidades estaduais
title_full_unstemmed Impactos das cotas no ensino superior: um balanço do desempenho dos cotistas nas universidades estaduais
title_sort Impactos das cotas no ensino superior: um balanço do desempenho dos cotistas nas universidades estaduais
author Pinheiro,Daniel Calbino
author_facet Pinheiro,Daniel Calbino
Pereira,Rafael Diogo
Xavier,Wescley Silva
author_role author
author2 Pereira,Rafael Diogo
Xavier,Wescley Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro,Daniel Calbino
Pereira,Rafael Diogo
Xavier,Wescley Silva
dc.subject.por.fl_str_mv ação afirmativa
universidades estaduais
avaliação de desempenho
topic ação afirmativa
universidades estaduais
avaliação de desempenho
description RESUMO O trabalho propôs sistematizar as pesquisas que avaliaram o desempenho dos beneficiários das ações afirmativas nas universidades estaduais. Por meio de uma revisão integrativa da literatura, buscou-se identificar a sua efetividade a partir de três dimensões: índices de rendimento acadêmico; taxa de evasão; e taxa de diplomação entre cotistas e ampla concorrência. Os resultados indicam que, ao longo dos dezessete anos de políticas afirmativas, os cotistas obtiveram rendimentos similares aos demais estudantes, superando-os, inclusive, nos índices de diplomação e nas menores taxas de evasão. Conclui-se que os dados derrubam o mito de que a qualidade da educação seria pior com as cotas, apesar da relevância do contínuo monitoramento destes resultados, uma vez que, ainda são escassos os enfoques na realidade das instituições estaduais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100216
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782021260020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.26 2021
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122493161897984