17 anos das políticas de cotas: Um balanço dos desempenhos acadêmicos nas Universidades Federais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calbino, Daniel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Xavier, Wescley Silva, Sabino, Geruza de Fátima Tomé
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13235
Resumo: O trabalho propôs sistematizar as pesquisas que avaliaram o desempenho dos cotistas, ao longo dos dezessete anos de políticas afirmativas no Brasil. Por meio de uma revisão integrativa da literatura, buscou-se mensurá-los sobre três dimensões: (i) índices de rendimento acadêmico; (ii) percentual de diplomação; e (ii) taxa de evasão. Os resultados indicam que na maioria dos estudos não houve significativas diferenças de desempenho entre os estudantes, as taxas de evasão foram menores entre os cotistas, a despeito da falta de dados sobre a taxa de diplomação. Conclui-se que os dados derrubam o mito de que a qualidade da educação seria pior com as cotas, apesar da relevância do contínuo monitoramento destes resultados, uma vez que, ainda são escassos os enfoques na realidade das instituições federais.
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spelling 17 anos das políticas de cotas: Um balanço dos desempenhos acadêmicos nas Universidades Federais Ação Afirmativa. Universidades Federais. Avaliação de Desempenho.O trabalho propôs sistematizar as pesquisas que avaliaram o desempenho dos cotistas, ao longo dos dezessete anos de políticas afirmativas no Brasil. Por meio de uma revisão integrativa da literatura, buscou-se mensurá-los sobre três dimensões: (i) índices de rendimento acadêmico; (ii) percentual de diplomação; e (ii) taxa de evasão. Os resultados indicam que na maioria dos estudos não houve significativas diferenças de desempenho entre os estudantes, as taxas de evasão foram menores entre os cotistas, a despeito da falta de dados sobre a taxa de diplomação. Conclui-se que os dados derrubam o mito de que a qualidade da educação seria pior com as cotas, apesar da relevância do contínuo monitoramento destes resultados, uma vez que, ainda são escassos os enfoques na realidade das instituições federais.El trabajo propuso sistematizar las encuestas que evaluaron el desempeño de los titulares de cuotas, durante los diecisiete años de políticas afirmativas en Brasil. A través de una revisión bibliográfica integradora, buscamos medirlos en tres dimensiones: (i) índices de rendimiento académico; (ii) porcentaje de diploma; y (ii) tasa de evasión. Los resultados indican que en la mayoría de los estudios no hubo diferencias significativas en el rendimiento entre los estudiantes, las tasas de abandono fueron más bajas entre los titulares de cuotas, a pesar de la falta de datos sobre el grado de graduación. Se concluye que los datos disipan el mito de que la calidad de la educación sería peor con las cuotas, a pesar de la relevancia del monitoreo continuo de estos resultados, ya que el enfoque en la realidad de las instituciones federales aún es escaso.The work proposed to systematize the surveys that evaluated the performance of quota holders, over the seventeen years of affirmative policies in Brazil. Through an integrative literature review, we sought to measure them on three dimensions: (i) academic performance indexes; (ii) percentage of diploma; and (ii) evasion rate. The results indicate that in most studies there were no significant differences in performance among students, dropout rates were lower among quota holders, despite the lack of data on the degree of graduation. It is concluded that the data dispel the myth that the quality of education would be worse with the quotas, despite the relevance of the continuous monitoring of these results, since the focus on the reality of the federal institutions is still scarce.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1323510.20952/revtee.v13i32.13235Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-22Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-22Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-22Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-222358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13235/10600Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCalbino, DanielXavier, Wescley SilvaSabino, Geruza de Fátima Tomé2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13235Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
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