Habilidades de compreensão leitora: seu ensino e sua avaliação pela Provinha Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000100187 |
Resumo: | RESUMO Por meio de análise documental, observação de aulas e análise do desempenho de crianças em leitura, investigamos testes da Provinha Brasil, assim como as relações entre os resultados das crianças e as práticas de suas professoras. Foi evidenciado que houve relação entre os resultados da Provinha Brasil e as práticas docentes, porém as professoras dedicavam-se pouco ao ensino de leitura de textos. Concluiu-se que os impactos nos resultados da Provinha Brasil decorreram do ensino da base alfabética e que o nível de leitura exigido nas questões da prova não demandava habilidades de compreensão de textos mais elaboradas. |
id |
EAA-1_2876a9335dbb228f372027866a2dae5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782017000100187 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Habilidades de compreensão leitora: seu ensino e sua avaliação pela Provinha Brasilleituraavaliaçãoensinoprovinha brasilRESUMO Por meio de análise documental, observação de aulas e análise do desempenho de crianças em leitura, investigamos testes da Provinha Brasil, assim como as relações entre os resultados das crianças e as práticas de suas professoras. Foi evidenciado que houve relação entre os resultados da Provinha Brasil e as práticas docentes, porém as professoras dedicavam-se pouco ao ensino de leitura de textos. Concluiu-se que os impactos nos resultados da Provinha Brasil decorreram do ensino da base alfabética e que o nível de leitura exigido nas questões da prova não demandava habilidades de compreensão de textos mais elaboradas.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000100187Revista Brasileira de Educação v.22 n.68 2017reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782017226810info:eu-repo/semantics/openAccessLEAL,TELMA FERRAZMORAIS,ARTUR GOMES DEPESSOA,ANA CLÁUDIA RODRIGUES GONÇALVESNASCIMENTO,JULLIANE CAMPELO DOpor2017-05-16T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782017000100187Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2017-05-16T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Habilidades de compreensão leitora: seu ensino e sua avaliação pela Provinha Brasil |
title |
Habilidades de compreensão leitora: seu ensino e sua avaliação pela Provinha Brasil |
spellingShingle |
Habilidades de compreensão leitora: seu ensino e sua avaliação pela Provinha Brasil LEAL,TELMA FERRAZ leitura avaliação ensino provinha brasil |
title_short |
Habilidades de compreensão leitora: seu ensino e sua avaliação pela Provinha Brasil |
title_full |
Habilidades de compreensão leitora: seu ensino e sua avaliação pela Provinha Brasil |
title_fullStr |
Habilidades de compreensão leitora: seu ensino e sua avaliação pela Provinha Brasil |
title_full_unstemmed |
Habilidades de compreensão leitora: seu ensino e sua avaliação pela Provinha Brasil |
title_sort |
Habilidades de compreensão leitora: seu ensino e sua avaliação pela Provinha Brasil |
author |
LEAL,TELMA FERRAZ |
author_facet |
LEAL,TELMA FERRAZ MORAIS,ARTUR GOMES DE PESSOA,ANA CLÁUDIA RODRIGUES GONÇALVES NASCIMENTO,JULLIANE CAMPELO DO |
author_role |
author |
author2 |
MORAIS,ARTUR GOMES DE PESSOA,ANA CLÁUDIA RODRIGUES GONÇALVES NASCIMENTO,JULLIANE CAMPELO DO |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LEAL,TELMA FERRAZ MORAIS,ARTUR GOMES DE PESSOA,ANA CLÁUDIA RODRIGUES GONÇALVES NASCIMENTO,JULLIANE CAMPELO DO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
leitura avaliação ensino provinha brasil |
topic |
leitura avaliação ensino provinha brasil |
description |
RESUMO Por meio de análise documental, observação de aulas e análise do desempenho de crianças em leitura, investigamos testes da Provinha Brasil, assim como as relações entre os resultados das crianças e as práticas de suas professoras. Foi evidenciado que houve relação entre os resultados da Provinha Brasil e as práticas docentes, porém as professoras dedicavam-se pouco ao ensino de leitura de textos. Concluiu-se que os impactos nos resultados da Provinha Brasil decorreram do ensino da base alfabética e que o nível de leitura exigido nas questões da prova não demandava habilidades de compreensão de textos mais elaboradas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000100187 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000100187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782017226810 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.22 n.68 2017 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122492019998720 |