Escola e diferença: concepções de professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3625 |
Resumo: | O presente estudo trata sobre as concepções dos professores a respeito das diferenças e teve como norteamento uma entrevista realizada com quatro professores que atuam em escolas de educação básica. A pergunta norteadora da pesquisa e entregue aos colaboradores foi: “Como você compreende e percebe as diferenças na escola?” A partir disso, o objetivo da pesquisa foi compreender os entrelaçamentos entre os conceitos de escola e diferença por meio dos discursos dos professores. Busca compreender algumas concepções acerca da diferença a fim de, posteriormente, compreender e, talvez, problematizar, como ela é vista, os modos que ela se processa, e como ela é entendida no interior da escola, especialmente através dos discursos dos professores. Neste sentido, a partir de tal problemática e da análise das respostas dos referidos colaboradores, pude constatar que tal temática ainda se faz sob muitos desafios. Desafios estes de ter/criar estratégias de um ensino diversificado, valorizando e respeitando as diferenças, de modo que possam realizar efetivamente a inclusão e não somente a integração de todos os alunos. Por este motivo tornar-se uma escola realmente inclusiva, que valoriza as diferenças, é um grande desafio para muitas escolas, e isto só pode ser efetivado com a colaboração ativa dos professores envolvidos neste processo. Finalmente, pude perceber que alguns professores ainda vinculam o termo diferença à deficiência, inclusão e AEE, trazem também a questão da negação e da padronização, lutas contra as formas de desigualdade e discriminação, direitos de igualdade. Outros, por sua vez, parecem demonstrar uma preocupação com uma educação multicultural por se tratar de diferentes culturas encontradas no espaço escolar. |
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O presente estudo trata sobre as concepções dos professores a respeito das diferenças e teve como norteamento uma entrevista realizada com quatro professores que atuam em escolas de educação básica. A pergunta norteadora da pesquisa e entregue aos colaboradores foi: “Como você compreende e percebe as diferenças na escola?” A partir disso, o objetivo da pesquisa foi compreender os entrelaçamentos entre os conceitos de escola e diferença por meio dos discursos dos professores. Busca compreender algumas concepções acerca da diferença a fim de, posteriormente, compreender e, talvez, problematizar, como ela é vista, os modos que ela se processa, e como ela é entendida no interior da escola, especialmente através dos discursos dos professores. Neste sentido, a partir de tal problemática e da análise das respostas dos referidos colaboradores, pude constatar que tal temática ainda se faz sob muitos desafios. Desafios estes de ter/criar estratégias de um ensino diversificado, valorizando e respeitando as diferenças, de modo que possam realizar efetivamente a inclusão e não somente a integração de todos os alunos. Por este motivo tornar-se uma escola realmente inclusiva, que valoriza as diferenças, é um grande desafio para muitas escolas, e isto só pode ser efetivado com a colaboração ativa dos professores envolvidos neste processo. Finalmente, pude perceber que alguns professores ainda vinculam o termo diferença à deficiência, inclusão e AEE, trazem também a questão da negação e da padronização, lutas contra as formas de desigualdade e discriminação, direitos de igualdade. Outros, por sua vez, parecem demonstrar uma preocupação com uma educação multicultural por se tratar de diferentes culturas encontradas no espaço escolar. |
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