A articulação entre conhecimento tácito e inovação tecnológica: a função mediadora da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuenzer,Acácia Zeneida
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Abreu,Claudia Barcelos de Moura, Gomes,Cristiano Mauro Assis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000300006
Resumo: Esta pesquisa, realizada no setor petroquímico brasileiro, analisa o processo de mudança tecnológica em ambiente de trabalho cujas operações demandam majoritariamente conhecimentos tácitos. A inovação proposta impõe reorganização da qualificação da força de trabalho, considerando o uso intensivo de tecnologia microeletrônica dos novos equipamentos e a demanda de conhecimentos científicos por parte dos operadores. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada com 91 trabalhadores das áreas de operação, manutenção e administração e evidenciam que os conhecimentos tácitos estão diretamente relacionados à complexidade do processo de trabalho, o que gera, para o processo de qualificação, necessidades diferenciadas de formação científica e tecnológica. Também foi possível constatar que os conhecimentos relativos à educação formal dos trabalhadores, quando converge com as exigências das atividades executadas por eles, tendem a facilitar a articulação dos conhecimentos tácitos e científicos. Os dados encontram respaldo em estudos anteriores realizados em processos de reestruturação produtiva.
id EAA-1_5187ff69088e0e016f9461fa6433c29f
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782007000300006
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling A articulação entre conhecimento tácito e inovação tecnológica: a função mediadora da educaçãoconhecimento tácito e inovação tecnológicaformação para o trabalhotrabalho e educaçãoEsta pesquisa, realizada no setor petroquímico brasileiro, analisa o processo de mudança tecnológica em ambiente de trabalho cujas operações demandam majoritariamente conhecimentos tácitos. A inovação proposta impõe reorganização da qualificação da força de trabalho, considerando o uso intensivo de tecnologia microeletrônica dos novos equipamentos e a demanda de conhecimentos científicos por parte dos operadores. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada com 91 trabalhadores das áreas de operação, manutenção e administração e evidenciam que os conhecimentos tácitos estão diretamente relacionados à complexidade do processo de trabalho, o que gera, para o processo de qualificação, necessidades diferenciadas de formação científica e tecnológica. Também foi possível constatar que os conhecimentos relativos à educação formal dos trabalhadores, quando converge com as exigências das atividades executadas por eles, tendem a facilitar a articulação dos conhecimentos tácitos e científicos. Os dados encontram respaldo em estudos anteriores realizados em processos de reestruturação produtiva.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000300006Revista Brasileira de Educação v.12 n.36 2007reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782007000300006info:eu-repo/semantics/openAccessKuenzer,Acácia ZeneidaAbreu,Claudia Barcelos de MouraGomes,Cristiano Mauro Assispor2007-10-16T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782007000300006Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2007-10-16T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv A articulação entre conhecimento tácito e inovação tecnológica: a função mediadora da educação
title A articulação entre conhecimento tácito e inovação tecnológica: a função mediadora da educação
spellingShingle A articulação entre conhecimento tácito e inovação tecnológica: a função mediadora da educação
Kuenzer,Acácia Zeneida
conhecimento tácito e inovação tecnológica
formação para o trabalho
trabalho e educação
title_short A articulação entre conhecimento tácito e inovação tecnológica: a função mediadora da educação
title_full A articulação entre conhecimento tácito e inovação tecnológica: a função mediadora da educação
title_fullStr A articulação entre conhecimento tácito e inovação tecnológica: a função mediadora da educação
title_full_unstemmed A articulação entre conhecimento tácito e inovação tecnológica: a função mediadora da educação
title_sort A articulação entre conhecimento tácito e inovação tecnológica: a função mediadora da educação
author Kuenzer,Acácia Zeneida
author_facet Kuenzer,Acácia Zeneida
Abreu,Claudia Barcelos de Moura
Gomes,Cristiano Mauro Assis
author_role author
author2 Abreu,Claudia Barcelos de Moura
Gomes,Cristiano Mauro Assis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuenzer,Acácia Zeneida
Abreu,Claudia Barcelos de Moura
Gomes,Cristiano Mauro Assis
dc.subject.por.fl_str_mv conhecimento tácito e inovação tecnológica
formação para o trabalho
trabalho e educação
topic conhecimento tácito e inovação tecnológica
formação para o trabalho
trabalho e educação
description Esta pesquisa, realizada no setor petroquímico brasileiro, analisa o processo de mudança tecnológica em ambiente de trabalho cujas operações demandam majoritariamente conhecimentos tácitos. A inovação proposta impõe reorganização da qualificação da força de trabalho, considerando o uso intensivo de tecnologia microeletrônica dos novos equipamentos e a demanda de conhecimentos científicos por parte dos operadores. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada com 91 trabalhadores das áreas de operação, manutenção e administração e evidenciam que os conhecimentos tácitos estão diretamente relacionados à complexidade do processo de trabalho, o que gera, para o processo de qualificação, necessidades diferenciadas de formação científica e tecnológica. Também foi possível constatar que os conhecimentos relativos à educação formal dos trabalhadores, quando converge com as exigências das atividades executadas por eles, tendem a facilitar a articulação dos conhecimentos tácitos e científicos. Os dados encontram respaldo em estudos anteriores realizados em processos de reestruturação produtiva.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000300006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782007000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.12 n.36 2007
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122490479640576