A articulação entre conhecimento tácito e inovação tecnológica: a função mediadora da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000300006 |
Resumo: | Esta pesquisa, realizada no setor petroquímico brasileiro, analisa o processo de mudança tecnológica em ambiente de trabalho cujas operações demandam majoritariamente conhecimentos tácitos. A inovação proposta impõe reorganização da qualificação da força de trabalho, considerando o uso intensivo de tecnologia microeletrônica dos novos equipamentos e a demanda de conhecimentos científicos por parte dos operadores. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada com 91 trabalhadores das áreas de operação, manutenção e administração e evidenciam que os conhecimentos tácitos estão diretamente relacionados à complexidade do processo de trabalho, o que gera, para o processo de qualificação, necessidades diferenciadas de formação científica e tecnológica. Também foi possível constatar que os conhecimentos relativos à educação formal dos trabalhadores, quando converge com as exigências das atividades executadas por eles, tendem a facilitar a articulação dos conhecimentos tácitos e científicos. Os dados encontram respaldo em estudos anteriores realizados em processos de reestruturação produtiva. |
id |
EAA-1_5187ff69088e0e016f9461fa6433c29f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782007000300006 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A articulação entre conhecimento tácito e inovação tecnológica: a função mediadora da educaçãoconhecimento tácito e inovação tecnológicaformação para o trabalhotrabalho e educaçãoEsta pesquisa, realizada no setor petroquímico brasileiro, analisa o processo de mudança tecnológica em ambiente de trabalho cujas operações demandam majoritariamente conhecimentos tácitos. A inovação proposta impõe reorganização da qualificação da força de trabalho, considerando o uso intensivo de tecnologia microeletrônica dos novos equipamentos e a demanda de conhecimentos científicos por parte dos operadores. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada com 91 trabalhadores das áreas de operação, manutenção e administração e evidenciam que os conhecimentos tácitos estão diretamente relacionados à complexidade do processo de trabalho, o que gera, para o processo de qualificação, necessidades diferenciadas de formação científica e tecnológica. Também foi possível constatar que os conhecimentos relativos à educação formal dos trabalhadores, quando converge com as exigências das atividades executadas por eles, tendem a facilitar a articulação dos conhecimentos tácitos e científicos. Os dados encontram respaldo em estudos anteriores realizados em processos de reestruturação produtiva.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000300006Revista Brasileira de Educação v.12 n.36 2007reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782007000300006info:eu-repo/semantics/openAccessKuenzer,Acácia ZeneidaAbreu,Claudia Barcelos de MouraGomes,Cristiano Mauro Assispor2007-10-16T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782007000300006Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2007-10-16T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A articulação entre conhecimento tácito e inovação tecnológica: a função mediadora da educação |
title |
A articulação entre conhecimento tácito e inovação tecnológica: a função mediadora da educação |
spellingShingle |
A articulação entre conhecimento tácito e inovação tecnológica: a função mediadora da educação Kuenzer,Acácia Zeneida conhecimento tácito e inovação tecnológica formação para o trabalho trabalho e educação |
title_short |
A articulação entre conhecimento tácito e inovação tecnológica: a função mediadora da educação |
title_full |
A articulação entre conhecimento tácito e inovação tecnológica: a função mediadora da educação |
title_fullStr |
A articulação entre conhecimento tácito e inovação tecnológica: a função mediadora da educação |
title_full_unstemmed |
A articulação entre conhecimento tácito e inovação tecnológica: a função mediadora da educação |
title_sort |
A articulação entre conhecimento tácito e inovação tecnológica: a função mediadora da educação |
author |
Kuenzer,Acácia Zeneida |
author_facet |
Kuenzer,Acácia Zeneida Abreu,Claudia Barcelos de Moura Gomes,Cristiano Mauro Assis |
author_role |
author |
author2 |
Abreu,Claudia Barcelos de Moura Gomes,Cristiano Mauro Assis |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kuenzer,Acácia Zeneida Abreu,Claudia Barcelos de Moura Gomes,Cristiano Mauro Assis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
conhecimento tácito e inovação tecnológica formação para o trabalho trabalho e educação |
topic |
conhecimento tácito e inovação tecnológica formação para o trabalho trabalho e educação |
description |
Esta pesquisa, realizada no setor petroquímico brasileiro, analisa o processo de mudança tecnológica em ambiente de trabalho cujas operações demandam majoritariamente conhecimentos tácitos. A inovação proposta impõe reorganização da qualificação da força de trabalho, considerando o uso intensivo de tecnologia microeletrônica dos novos equipamentos e a demanda de conhecimentos científicos por parte dos operadores. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada com 91 trabalhadores das áreas de operação, manutenção e administração e evidenciam que os conhecimentos tácitos estão diretamente relacionados à complexidade do processo de trabalho, o que gera, para o processo de qualificação, necessidades diferenciadas de formação científica e tecnológica. Também foi possível constatar que os conhecimentos relativos à educação formal dos trabalhadores, quando converge com as exigências das atividades executadas por eles, tendem a facilitar a articulação dos conhecimentos tácitos e científicos. Os dados encontram respaldo em estudos anteriores realizados em processos de reestruturação produtiva. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000300006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000300006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782007000300006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.12 n.36 2007 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122490479640576 |