Sobre a pesquisa-ação na educação e as armadilhas do praticismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda,Marilia Gouvea de
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Resende,Anita C. Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000300011
Resumo: A pesquisa-ação, uma modalidade de pesquisa muito utilizada na educação, é abordada na perspectiva de suas contribuições e de seu duplo risco: o praticismo e a instrumentalização da teoria. O artigo parte de ampla discussão sobre as condições e possibilidades do conhecimento nas ciências sociais no mundo moderno, para situar a pesquisa-ação como uma proposta de pesquisa e intervenção na realidade social. Após uma exposição da trajetória da pesquisa-ação, distingue duas grandes tendências de releitura dessa modalidade de pesquisa nos dias atuais: as abordagens francesa e canadense, destacando-se, respectivamente, René Barbier e André Morin; e a abordagem australiana, cujos principais expoentes são Wilfred Carr e Stephen Kemmis.
id EAA-1_521db105134e57f0d46acc2f5e7c3b28
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782006000300011
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Sobre a pesquisa-ação na educação e as armadilhas do praticismopesquisa-açãopesquisa educacionalteoria e práticaA pesquisa-ação, uma modalidade de pesquisa muito utilizada na educação, é abordada na perspectiva de suas contribuições e de seu duplo risco: o praticismo e a instrumentalização da teoria. O artigo parte de ampla discussão sobre as condições e possibilidades do conhecimento nas ciências sociais no mundo moderno, para situar a pesquisa-ação como uma proposta de pesquisa e intervenção na realidade social. Após uma exposição da trajetória da pesquisa-ação, distingue duas grandes tendências de releitura dessa modalidade de pesquisa nos dias atuais: as abordagens francesa e canadense, destacando-se, respectivamente, René Barbier e André Morin; e a abordagem australiana, cujos principais expoentes são Wilfred Carr e Stephen Kemmis.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000300011Revista Brasileira de Educação v.11 n.33 2006reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782006000300011info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda,Marilia Gouvea deResende,Anita C. Azevedopor2007-01-23T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782006000300011Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2007-01-23T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre a pesquisa-ação na educação e as armadilhas do praticismo
title Sobre a pesquisa-ação na educação e as armadilhas do praticismo
spellingShingle Sobre a pesquisa-ação na educação e as armadilhas do praticismo
Miranda,Marilia Gouvea de
pesquisa-ação
pesquisa educacional
teoria e prática
title_short Sobre a pesquisa-ação na educação e as armadilhas do praticismo
title_full Sobre a pesquisa-ação na educação e as armadilhas do praticismo
title_fullStr Sobre a pesquisa-ação na educação e as armadilhas do praticismo
title_full_unstemmed Sobre a pesquisa-ação na educação e as armadilhas do praticismo
title_sort Sobre a pesquisa-ação na educação e as armadilhas do praticismo
author Miranda,Marilia Gouvea de
author_facet Miranda,Marilia Gouvea de
Resende,Anita C. Azevedo
author_role author
author2 Resende,Anita C. Azevedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda,Marilia Gouvea de
Resende,Anita C. Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv pesquisa-ação
pesquisa educacional
teoria e prática
topic pesquisa-ação
pesquisa educacional
teoria e prática
description A pesquisa-ação, uma modalidade de pesquisa muito utilizada na educação, é abordada na perspectiva de suas contribuições e de seu duplo risco: o praticismo e a instrumentalização da teoria. O artigo parte de ampla discussão sobre as condições e possibilidades do conhecimento nas ciências sociais no mundo moderno, para situar a pesquisa-ação como uma proposta de pesquisa e intervenção na realidade social. Após uma exposição da trajetória da pesquisa-ação, distingue duas grandes tendências de releitura dessa modalidade de pesquisa nos dias atuais: as abordagens francesa e canadense, destacando-se, respectivamente, René Barbier e André Morin; e a abordagem australiana, cujos principais expoentes são Wilfred Carr e Stephen Kemmis.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000300011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000300011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782006000300011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.11 n.33 2006
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122490194427904