Práticas de formação de pesquisadores da Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Neuza Bertoni
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Martins, Pura Lúcia Oliver
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219712
Resumo: Artigo disponibilizado na Revista Diálogo Educacional...https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3676
id UFSC_970edbf977a7ce1591bc873ab8748e37
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/219712
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Práticas de formação de pesquisadores da EducaçãoPesquisa educacionalFormação do pesquisadorLeitura epistemológica das práticas investigativasArtigo disponibilizado na Revista Diálogo Educacional...https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3676O artigo discute a formação do pesquisador da educação e relata a experiência desenvolvida na disciplina Seminário de Tese II ministrada à primeira turma de Doutorado do Programa de Pós- Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Inicialmente, analisa núcleos problemáticos das pesquisas em educação no Brasil, apontados pela literatura educacional, em seguida, descreve o processo pedagógico desenvolvido pela referida disciplina, cuja intencionalidade era propiciar um espaço de discussão coletiva voltado à formação de pesquisadores. O relato dos procedimentos adotados na disciplina sublinha a relevância de um exercício de percepção e reflexão crítica direcionado à compreensão dos elos existentes entre as abordagens de pesquisa e seus pressupostos epistemológicos, gnosiológicos e ontológicos. As análises das práticas investigativas de diferentes modalidades de pesquisa, realizadas a partir do “esquema paradigmático” proposto por Gamboa (2007), configuraram-se como elemento dinamizador das práticas investigativas dos participantes.Pinto, Neuza BertoniMartins, Pura Lúcia Oliver2021-01-27T13:24:36Z2021-01-27T13:24:36Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBERTONI PINTO, Neuza; OLIVER MARTINS, Pura Lúcia. PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 9, n. 26, p. 103-118, jul. 2009. ISSN 1981-416X. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3676>. Acesso em: 27 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.7213/rde.v9i26.3676.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219712porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-27T13:24:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219712Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-27T13:24:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de formação de pesquisadores da Educação
title Práticas de formação de pesquisadores da Educação
spellingShingle Práticas de formação de pesquisadores da Educação
Pinto, Neuza Bertoni
Pesquisa educacional
Formação do pesquisador
Leitura epistemológica das práticas investigativas
title_short Práticas de formação de pesquisadores da Educação
title_full Práticas de formação de pesquisadores da Educação
title_fullStr Práticas de formação de pesquisadores da Educação
title_full_unstemmed Práticas de formação de pesquisadores da Educação
title_sort Práticas de formação de pesquisadores da Educação
author Pinto, Neuza Bertoni
author_facet Pinto, Neuza Bertoni
Martins, Pura Lúcia Oliver
author_role author
author2 Martins, Pura Lúcia Oliver
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Neuza Bertoni
Martins, Pura Lúcia Oliver
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa educacional
Formação do pesquisador
Leitura epistemológica das práticas investigativas
topic Pesquisa educacional
Formação do pesquisador
Leitura epistemológica das práticas investigativas
description Artigo disponibilizado na Revista Diálogo Educacional...https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3676
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2021-01-27T13:24:36Z
2021-01-27T13:24:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BERTONI PINTO, Neuza; OLIVER MARTINS, Pura Lúcia. PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 9, n. 26, p. 103-118, jul. 2009. ISSN 1981-416X. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3676>. Acesso em: 27 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.7213/rde.v9i26.3676.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219712
identifier_str_mv BERTONI PINTO, Neuza; OLIVER MARTINS, Pura Lúcia. PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 9, n. 26, p. 103-118, jul. 2009. ISSN 1981-416X. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3676>. Acesso em: 27 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.7213/rde.v9i26.3676.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652132791877632