APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E PROFISSIONALIDADE DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D’ÁVILA TEIXEIRA, CRISTINA MARIA
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: GRACIA FERREIRA, LUCIA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1233
Resumo: Com o presente artigo pretende-se refletir sobre a aprendizagem da docência e constituição da profissionalidade de professores universitários iniciantes a partir de pesquisa realizada numa Universidade pública na Bahia, trazendo dados produzidos no ano de 2015. Optou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, a qual se apoia sobre o método autobiográfico das histórias de vida trazendo à tona o recorte de ateliês biográficos de projetos (JOSSO, 2008; DELORY-MOMBERGER, 2006, 2008; PINEAU, 2003). Os resultados alcançados nesta etapa dos ateliês biográficos foram descritos e analisados à luz da técnica de análise temática (BARDIN, 1977) e os dados foram analisados a partir de dois eixos categoriais: 1) como os professores referem a construção de sua profissionalidade e 2) como os professores referem seus saberes didático-pedagógicos. A análise dos dados permitiu constatar a lacuna didático-pedagógica referida pelos docentes universitários iniciantes em suas formações, o que incide sobre a profissionalidade desses sujeitos. Lacuna essa que reverbera também em suas práticas pedagógicas. Constatou-se também que a aprendizagem da docência ocorre, sobretudo, no processo de socialização profissional. Verificou-se, ainda, nesta pesquisa elementos das três dimensões da temporalidade (passado, presente e futuro) nos processos formativos dos docentes e que os projetos de cada um desses professores em início de carreira têm relação com a vida pessoal e continuidade na carreira profissional docente.
id UFPI-5_57d6a605a164ea421c146e47f432400b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1233
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E PROFISSIONALIDADE DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS INICIANTESProfissionalidade docenteAprendizagem da docênciaAteliês biográficosProfissionalizaçãoSaberes didático-pedagógicosCom o presente artigo pretende-se refletir sobre a aprendizagem da docência e constituição da profissionalidade de professores universitários iniciantes a partir de pesquisa realizada numa Universidade pública na Bahia, trazendo dados produzidos no ano de 2015. Optou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, a qual se apoia sobre o método autobiográfico das histórias de vida trazendo à tona o recorte de ateliês biográficos de projetos (JOSSO, 2008; DELORY-MOMBERGER, 2006, 2008; PINEAU, 2003). Os resultados alcançados nesta etapa dos ateliês biográficos foram descritos e analisados à luz da técnica de análise temática (BARDIN, 1977) e os dados foram analisados a partir de dois eixos categoriais: 1) como os professores referem a construção de sua profissionalidade e 2) como os professores referem seus saberes didático-pedagógicos. A análise dos dados permitiu constatar a lacuna didático-pedagógica referida pelos docentes universitários iniciantes em suas formações, o que incide sobre a profissionalidade desses sujeitos. Lacuna essa que reverbera também em suas práticas pedagógicas. Constatou-se também que a aprendizagem da docência ocorre, sobretudo, no processo de socialização profissional. Verificou-se, ainda, nesta pesquisa elementos das três dimensões da temporalidade (passado, presente e futuro) nos processos formativos dos docentes e que os projetos de cada um desses professores em início de carreira têm relação com a vida pessoal e continuidade na carreira profissional docente.Universidade Federal do Piauí2016-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1233Languages, Education and Society; No. 35 (2016); 05-22Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 35 (2016); 05-22Linguagens, Educação e Sociedade; n. 35 (2016); 05-222526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1233/1080Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessD’ÁVILA TEIXEIRA, CRISTINA MARIA GRACIA FERREIRA, LUCIA 2021-12-16T11:17:31Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1233Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:17:31Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E PROFISSIONALIDADE DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES
title APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E PROFISSIONALIDADE DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES
spellingShingle APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E PROFISSIONALIDADE DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES
D’ÁVILA TEIXEIRA, CRISTINA MARIA
Profissionalidade docente
Aprendizagem da docência
Ateliês biográficos
Profissionalização
Saberes didático-pedagógicos
title_short APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E PROFISSIONALIDADE DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES
title_full APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E PROFISSIONALIDADE DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES
title_fullStr APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E PROFISSIONALIDADE DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E PROFISSIONALIDADE DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES
title_sort APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E PROFISSIONALIDADE DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES
author D’ÁVILA TEIXEIRA, CRISTINA MARIA
author_facet D’ÁVILA TEIXEIRA, CRISTINA MARIA
GRACIA FERREIRA, LUCIA
author_role author
author2 GRACIA FERREIRA, LUCIA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv D’ÁVILA TEIXEIRA, CRISTINA MARIA
GRACIA FERREIRA, LUCIA
dc.subject.por.fl_str_mv Profissionalidade docente
Aprendizagem da docência
Ateliês biográficos
Profissionalização
Saberes didático-pedagógicos
topic Profissionalidade docente
Aprendizagem da docência
Ateliês biográficos
Profissionalização
Saberes didático-pedagógicos
description Com o presente artigo pretende-se refletir sobre a aprendizagem da docência e constituição da profissionalidade de professores universitários iniciantes a partir de pesquisa realizada numa Universidade pública na Bahia, trazendo dados produzidos no ano de 2015. Optou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, a qual se apoia sobre o método autobiográfico das histórias de vida trazendo à tona o recorte de ateliês biográficos de projetos (JOSSO, 2008; DELORY-MOMBERGER, 2006, 2008; PINEAU, 2003). Os resultados alcançados nesta etapa dos ateliês biográficos foram descritos e analisados à luz da técnica de análise temática (BARDIN, 1977) e os dados foram analisados a partir de dois eixos categoriais: 1) como os professores referem a construção de sua profissionalidade e 2) como os professores referem seus saberes didático-pedagógicos. A análise dos dados permitiu constatar a lacuna didático-pedagógica referida pelos docentes universitários iniciantes em suas formações, o que incide sobre a profissionalidade desses sujeitos. Lacuna essa que reverbera também em suas práticas pedagógicas. Constatou-se também que a aprendizagem da docência ocorre, sobretudo, no processo de socialização profissional. Verificou-se, ainda, nesta pesquisa elementos das três dimensões da temporalidade (passado, presente e futuro) nos processos formativos dos docentes e que os projetos de cada um desses professores em início de carreira têm relação com a vida pessoal e continuidade na carreira profissional docente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1233
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1233/1080
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 35 (2016); 05-22
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 35 (2016); 05-22
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 35 (2016); 05-22
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442908225536