A parceria universidade-escola: utopia ou possibilidade de formação continuada no âmbito das políticas públicas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NACARATO,ADAIR MENDES
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000300699
Resumo: RESUMO Este artigo tem como objetivo apresentar contextos de formação docente e de políticas públicas, com destaque para alguns constructos teóricos elaborados nas últimas décadas pelo campo da pesquisa educacional e o modo como eles têm sido apropriados e ressignificados pelas políticas públicas. Apresenta, ainda, recentes programas instituídos pela nova Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (nova CAPES) e relata uma pesquisa realizada em um deles, o Observatório da Educação. Os resultados desta pesquisa evidenciam a possibilidade de adesão a um desses programas e a promoção de uma parceria universidade-escola que estimule a reflexão e a criticidade dos professores quanto às políticas públicas e aos documentos prescritivos que chegam às escolas.
id EAA-1_7c5bb4ee003da40dc034e2b491dd2302
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782016000300699
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling A parceria universidade-escola: utopia ou possibilidade de formação continuada no âmbito das políticas públicas?formação docentepolíticas públicasparceria universidade-escolaRESUMO Este artigo tem como objetivo apresentar contextos de formação docente e de políticas públicas, com destaque para alguns constructos teóricos elaborados nas últimas décadas pelo campo da pesquisa educacional e o modo como eles têm sido apropriados e ressignificados pelas políticas públicas. Apresenta, ainda, recentes programas instituídos pela nova Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (nova CAPES) e relata uma pesquisa realizada em um deles, o Observatório da Educação. Os resultados desta pesquisa evidenciam a possibilidade de adesão a um desses programas e a promoção de uma parceria universidade-escola que estimule a reflexão e a criticidade dos professores quanto às políticas públicas e aos documentos prescritivos que chegam às escolas.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000300699Revista Brasileira de Educação v.21 n.66 2016reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782016216636info:eu-repo/semantics/openAccessNACARATO,ADAIR MENDESpor2016-10-05T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782016000300699Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2016-10-05T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv A parceria universidade-escola: utopia ou possibilidade de formação continuada no âmbito das políticas públicas?
title A parceria universidade-escola: utopia ou possibilidade de formação continuada no âmbito das políticas públicas?
spellingShingle A parceria universidade-escola: utopia ou possibilidade de formação continuada no âmbito das políticas públicas?
NACARATO,ADAIR MENDES
formação docente
políticas públicas
parceria universidade-escola
title_short A parceria universidade-escola: utopia ou possibilidade de formação continuada no âmbito das políticas públicas?
title_full A parceria universidade-escola: utopia ou possibilidade de formação continuada no âmbito das políticas públicas?
title_fullStr A parceria universidade-escola: utopia ou possibilidade de formação continuada no âmbito das políticas públicas?
title_full_unstemmed A parceria universidade-escola: utopia ou possibilidade de formação continuada no âmbito das políticas públicas?
title_sort A parceria universidade-escola: utopia ou possibilidade de formação continuada no âmbito das políticas públicas?
author NACARATO,ADAIR MENDES
author_facet NACARATO,ADAIR MENDES
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NACARATO,ADAIR MENDES
dc.subject.por.fl_str_mv formação docente
políticas públicas
parceria universidade-escola
topic formação docente
políticas públicas
parceria universidade-escola
description RESUMO Este artigo tem como objetivo apresentar contextos de formação docente e de políticas públicas, com destaque para alguns constructos teóricos elaborados nas últimas décadas pelo campo da pesquisa educacional e o modo como eles têm sido apropriados e ressignificados pelas políticas públicas. Apresenta, ainda, recentes programas instituídos pela nova Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (nova CAPES) e relata uma pesquisa realizada em um deles, o Observatório da Educação. Os resultados desta pesquisa evidenciam a possibilidade de adesão a um desses programas e a promoção de uma parceria universidade-escola que estimule a reflexão e a criticidade dos professores quanto às políticas públicas e aos documentos prescritivos que chegam às escolas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000300699
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000300699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782016216636
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.21 n.66 2016
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491987492864