Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100229 |
Resumo: | RESUMO O presente trabalho tem o objetivo de discutir que a dada organização da cultura e das possibilidades de relação desta com os sujeitos corresponde, subjetivamente, uma constelação de afetos entendida como ressentimento. Este, por sua vez, manifesta-se como impeditivo à sensibilidade e à abertura própria à formação cultural. Dá-se ênfase à postura refratária diante da formação especificamente musical. Para fomentar essa discussão, alguns trabalhos de Theodor Adorno, leitor de F. Nietzsche, S. Freud e K. Marx, são referências fundamentais. Espera-se contribuir para a compreensão de algumas ameaças regressivas contidas na cultura. |
id |
EAA-1_8985fe605e3ff21e861fff8ee7cbfbb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782019000100229 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidadeteoria crítica da sociedadeindústria culturaleducação musicalressentimentoregressão da audiçãoRESUMO O presente trabalho tem o objetivo de discutir que a dada organização da cultura e das possibilidades de relação desta com os sujeitos corresponde, subjetivamente, uma constelação de afetos entendida como ressentimento. Este, por sua vez, manifesta-se como impeditivo à sensibilidade e à abertura própria à formação cultural. Dá-se ênfase à postura refratária diante da formação especificamente musical. Para fomentar essa discussão, alguns trabalhos de Theodor Adorno, leitor de F. Nietzsche, S. Freud e K. Marx, são referências fundamentais. Espera-se contribuir para a compreensão de algumas ameaças regressivas contidas na cultura.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100229Revista Brasileira de Educação v.24 2019reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782019240033info:eu-repo/semantics/openAccessStefanuto,Jéssica Raquel RodegueroBueno,Sinésio Ferrazpor2019-08-06T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782019000100229Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2019-08-06T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade |
title |
Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade |
spellingShingle |
Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade Stefanuto,Jéssica Raquel Rodeguero teoria crítica da sociedade indústria cultural educação musical ressentimento regressão da audição |
title_short |
Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade |
title_full |
Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade |
title_fullStr |
Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade |
title_full_unstemmed |
Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade |
title_sort |
Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade |
author |
Stefanuto,Jéssica Raquel Rodeguero |
author_facet |
Stefanuto,Jéssica Raquel Rodeguero Bueno,Sinésio Ferraz |
author_role |
author |
author2 |
Bueno,Sinésio Ferraz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stefanuto,Jéssica Raquel Rodeguero Bueno,Sinésio Ferraz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
teoria crítica da sociedade indústria cultural educação musical ressentimento regressão da audição |
topic |
teoria crítica da sociedade indústria cultural educação musical ressentimento regressão da audição |
description |
RESUMO O presente trabalho tem o objetivo de discutir que a dada organização da cultura e das possibilidades de relação desta com os sujeitos corresponde, subjetivamente, uma constelação de afetos entendida como ressentimento. Este, por sua vez, manifesta-se como impeditivo à sensibilidade e à abertura própria à formação cultural. Dá-se ênfase à postura refratária diante da formação especificamente musical. Para fomentar essa discussão, alguns trabalhos de Theodor Adorno, leitor de F. Nietzsche, S. Freud e K. Marx, são referências fundamentais. Espera-se contribuir para a compreensão de algumas ameaças regressivas contidas na cultura. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100229 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782019240033 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.24 2019 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122492777070592 |