Silenciar, escutar, conviver, resistir e sonhar: aprendizados na Escola Mbya Arandu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100222 |
Resumo: | RESUMO O presente trabalho refere-se a um estudo realizado com o povo indígena Guarani, especificamente na escola Mbya Arandu, localizada na Terra Indígena Tekoa Araxa’í, na Serra do Mar, região costeira do estado do Paraná. O objetivo é discutir o papel de professores não indígenas que atuam na educação escolar indígena, à luz da interculturalidade crítica, ancorada na noção de fronteira. Para tanto, apresenta-se uma memória autobiográfica de uma das autoras deste artigo, fruto de sua experiência docente na escola indígena Mbya Arandu, pela qual se destacam saberes e ensinamentos que os autores deste trabalho acreditam ser importantes aos professores não indígenas que venham a atuar em escolas inseridas em território indígena. Entre as reflexões finais, assevera-se que a presença de educadores não indígenas em escolas em território indígena precisa vir acompanhada da disposição e do exercício cotidiano de aprender a escutar as vozes dos que vivem outras epistemologias. |
id |
EAA-1_a7c55b762712ccc8d6f49202d690b1bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782022000100222 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Silenciar, escutar, conviver, resistir e sonhar: aprendizados na Escola Mbya Arandueducação escolar indígenapovo Guaraniinterculturalidade críticapedagogia decolonialeducadores não indígenasRESUMO O presente trabalho refere-se a um estudo realizado com o povo indígena Guarani, especificamente na escola Mbya Arandu, localizada na Terra Indígena Tekoa Araxa’í, na Serra do Mar, região costeira do estado do Paraná. O objetivo é discutir o papel de professores não indígenas que atuam na educação escolar indígena, à luz da interculturalidade crítica, ancorada na noção de fronteira. Para tanto, apresenta-se uma memória autobiográfica de uma das autoras deste artigo, fruto de sua experiência docente na escola indígena Mbya Arandu, pela qual se destacam saberes e ensinamentos que os autores deste trabalho acreditam ser importantes aos professores não indígenas que venham a atuar em escolas inseridas em território indígena. Entre as reflexões finais, assevera-se que a presença de educadores não indígenas em escolas em território indígena precisa vir acompanhada da disposição e do exercício cotidiano de aprender a escutar as vozes dos que vivem outras epistemologias.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100222Revista Brasileira de Educação v.27 2022reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782022270042info:eu-repo/semantics/openAccessGóes,Liz MeiraFernandes,Neiva GabrielBarbosa,Roberto Gonçalvespor2022-05-18T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782022000100222Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2022-05-18T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Silenciar, escutar, conviver, resistir e sonhar: aprendizados na Escola Mbya Arandu |
title |
Silenciar, escutar, conviver, resistir e sonhar: aprendizados na Escola Mbya Arandu |
spellingShingle |
Silenciar, escutar, conviver, resistir e sonhar: aprendizados na Escola Mbya Arandu Góes,Liz Meira educação escolar indígena povo Guarani interculturalidade crítica pedagogia decolonial educadores não indígenas |
title_short |
Silenciar, escutar, conviver, resistir e sonhar: aprendizados na Escola Mbya Arandu |
title_full |
Silenciar, escutar, conviver, resistir e sonhar: aprendizados na Escola Mbya Arandu |
title_fullStr |
Silenciar, escutar, conviver, resistir e sonhar: aprendizados na Escola Mbya Arandu |
title_full_unstemmed |
Silenciar, escutar, conviver, resistir e sonhar: aprendizados na Escola Mbya Arandu |
title_sort |
Silenciar, escutar, conviver, resistir e sonhar: aprendizados na Escola Mbya Arandu |
author |
Góes,Liz Meira |
author_facet |
Góes,Liz Meira Fernandes,Neiva Gabriel Barbosa,Roberto Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes,Neiva Gabriel Barbosa,Roberto Gonçalves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Góes,Liz Meira Fernandes,Neiva Gabriel Barbosa,Roberto Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação escolar indígena povo Guarani interculturalidade crítica pedagogia decolonial educadores não indígenas |
topic |
educação escolar indígena povo Guarani interculturalidade crítica pedagogia decolonial educadores não indígenas |
description |
RESUMO O presente trabalho refere-se a um estudo realizado com o povo indígena Guarani, especificamente na escola Mbya Arandu, localizada na Terra Indígena Tekoa Araxa’í, na Serra do Mar, região costeira do estado do Paraná. O objetivo é discutir o papel de professores não indígenas que atuam na educação escolar indígena, à luz da interculturalidade crítica, ancorada na noção de fronteira. Para tanto, apresenta-se uma memória autobiográfica de uma das autoras deste artigo, fruto de sua experiência docente na escola indígena Mbya Arandu, pela qual se destacam saberes e ensinamentos que os autores deste trabalho acreditam ser importantes aos professores não indígenas que venham a atuar em escolas inseridas em território indígena. Entre as reflexões finais, assevera-se que a presença de educadores não indígenas em escolas em território indígena precisa vir acompanhada da disposição e do exercício cotidiano de aprender a escutar as vozes dos que vivem outras epistemologias. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100222 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782022270042 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.27 2022 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122493428236288 |