Aprendizagem evolutiva na formação de professores: continuidade entre as certezas da ação e os acertos discursivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DEVECHI,CATIA PICCOLO VIERO
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: TAUCHEN,GIONARA, TREVISAN,AMARILDO LUIZ
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000200347
Resumo: RESUMO O artigo discute as possibilidades de uma aprendizagem evolutiva na formação de professores, tendo como referência os propósitos habermasianos de continuação do mundo da ação e do mundo discursivo. O estudo, de natureza reconstrutiva, analisou as abordagens paradigmático-epistemológicas que perpassam as teses de doutorado sobre formação de professores, defendidas nas universidades federais brasileiras, no triênio de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2007-2009). Buscou-se identificar os elementos que caracterizam as abordagens: materialista-histórica, fenomenológico-hermenêutica, epistemologia da prática, epistemologia da complexidade, teoria da representação social e pós-estruturalista. Concluiu-se que perdura nas diferentes abordagens de pesquisa um eixo comum de objetividade caracterizada pelas certezas compartilhadas e pelo foco nas mesmas problematizações, o que explicita a possibilidade de continuação evolutiva entre o que a realidade ensina na experiência com o mundo e o que se aprende na interação argumentativa.
id EAA-1_c2f6ba7db72cc0b54ae9cea084f3eaf4
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782016000200347
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem evolutiva na formação de professores: continuidade entre as certezas da ação e os acertos discursivosepistemologiapesquisaformação de professoresaprendizagemcomunicaçãoRESUMO O artigo discute as possibilidades de uma aprendizagem evolutiva na formação de professores, tendo como referência os propósitos habermasianos de continuação do mundo da ação e do mundo discursivo. O estudo, de natureza reconstrutiva, analisou as abordagens paradigmático-epistemológicas que perpassam as teses de doutorado sobre formação de professores, defendidas nas universidades federais brasileiras, no triênio de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2007-2009). Buscou-se identificar os elementos que caracterizam as abordagens: materialista-histórica, fenomenológico-hermenêutica, epistemologia da prática, epistemologia da complexidade, teoria da representação social e pós-estruturalista. Concluiu-se que perdura nas diferentes abordagens de pesquisa um eixo comum de objetividade caracterizada pelas certezas compartilhadas e pelo foco nas mesmas problematizações, o que explicita a possibilidade de continuação evolutiva entre o que a realidade ensina na experiência com o mundo e o que se aprende na interação argumentativa.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000200347Revista Brasileira de Educação v.21 n.65 2016reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782016216519info:eu-repo/semantics/openAccessDEVECHI,CATIA PICCOLO VIEROTAUCHEN,GIONARATREVISAN,AMARILDO LUIZpor2016-03-22T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782016000200347Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2016-03-22T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem evolutiva na formação de professores: continuidade entre as certezas da ação e os acertos discursivos
title Aprendizagem evolutiva na formação de professores: continuidade entre as certezas da ação e os acertos discursivos
spellingShingle Aprendizagem evolutiva na formação de professores: continuidade entre as certezas da ação e os acertos discursivos
DEVECHI,CATIA PICCOLO VIERO
epistemologia
pesquisa
formação de professores
aprendizagem
comunicação
title_short Aprendizagem evolutiva na formação de professores: continuidade entre as certezas da ação e os acertos discursivos
title_full Aprendizagem evolutiva na formação de professores: continuidade entre as certezas da ação e os acertos discursivos
title_fullStr Aprendizagem evolutiva na formação de professores: continuidade entre as certezas da ação e os acertos discursivos
title_full_unstemmed Aprendizagem evolutiva na formação de professores: continuidade entre as certezas da ação e os acertos discursivos
title_sort Aprendizagem evolutiva na formação de professores: continuidade entre as certezas da ação e os acertos discursivos
author DEVECHI,CATIA PICCOLO VIERO
author_facet DEVECHI,CATIA PICCOLO VIERO
TAUCHEN,GIONARA
TREVISAN,AMARILDO LUIZ
author_role author
author2 TAUCHEN,GIONARA
TREVISAN,AMARILDO LUIZ
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DEVECHI,CATIA PICCOLO VIERO
TAUCHEN,GIONARA
TREVISAN,AMARILDO LUIZ
dc.subject.por.fl_str_mv epistemologia
pesquisa
formação de professores
aprendizagem
comunicação
topic epistemologia
pesquisa
formação de professores
aprendizagem
comunicação
description RESUMO O artigo discute as possibilidades de uma aprendizagem evolutiva na formação de professores, tendo como referência os propósitos habermasianos de continuação do mundo da ação e do mundo discursivo. O estudo, de natureza reconstrutiva, analisou as abordagens paradigmático-epistemológicas que perpassam as teses de doutorado sobre formação de professores, defendidas nas universidades federais brasileiras, no triênio de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2007-2009). Buscou-se identificar os elementos que caracterizam as abordagens: materialista-histórica, fenomenológico-hermenêutica, epistemologia da prática, epistemologia da complexidade, teoria da representação social e pós-estruturalista. Concluiu-se que perdura nas diferentes abordagens de pesquisa um eixo comum de objetividade caracterizada pelas certezas compartilhadas e pelo foco nas mesmas problematizações, o que explicita a possibilidade de continuação evolutiva entre o que a realidade ensina na experiência com o mundo e o que se aprende na interação argumentativa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000200347
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000200347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782016216519
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.21 n.65 2016
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491718008832