Aprendizagem evolutiva na formação de professores : continuidade entre as certezas da ação e os acertos discursivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Devechi, Catia Piccolo Viero
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Tauchen, Gionara, Trevisan, Amarildo Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30282
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782016216519
Resumo: O artigo discute as possibilidades de uma aprendizagem evolutiva na formação de professores, tendo como referência os propósitos habermasianos de continuação do mundo da ação e do mundo discursivo. O estudo, de natureza reconstrutiva, analisou as abordagens paradigmático-epistemológicas que perpassam as teses de doutorado sobre formação de professores, defendidas nas universidades federais brasileiras, no triênio de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2007-2009). Buscou-se identificar os elementos que caracterizam as abordagens: materialista-histórica, fenomenológico-hermenêutica, epistemologia da prática, epistemologia da complexidade, teoria da representação social e pós-estruturalista. Concluiu-se que perdura nas diferentes abordagens de pesquisa um eixo comum de objetividade caracterizada pelas certezas compartilhadas e pelo foco nas mesmas problematizações, o que explicita a possibilidade de continuação evolutiva entre o que a realidade ensina na experiência com o mundo e o que se aprende na interação argumentativa.
id UNB_91979e3089a201196212787715e73964
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30282
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Aprendizagem evolutiva na formação de professores : continuidade entre as certezas da ação e os acertos discursivosEvolutionary learning in teachers' education : continuity between the certainties of action and discursive arrangementsAprendizaje evolutivo en la formación docente : continuidad entre las certezas de la acción y arreglos discursivosEpistemologiaPesquisaProfessores - formaçãoAprendizagemComunicaçãoO artigo discute as possibilidades de uma aprendizagem evolutiva na formação de professores, tendo como referência os propósitos habermasianos de continuação do mundo da ação e do mundo discursivo. O estudo, de natureza reconstrutiva, analisou as abordagens paradigmático-epistemológicas que perpassam as teses de doutorado sobre formação de professores, defendidas nas universidades federais brasileiras, no triênio de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2007-2009). Buscou-se identificar os elementos que caracterizam as abordagens: materialista-histórica, fenomenológico-hermenêutica, epistemologia da prática, epistemologia da complexidade, teoria da representação social e pós-estruturalista. Concluiu-se que perdura nas diferentes abordagens de pesquisa um eixo comum de objetividade caracterizada pelas certezas compartilhadas e pelo foco nas mesmas problematizações, o que explicita a possibilidade de continuação evolutiva entre o que a realidade ensina na experiência com o mundo e o que se aprende na interação argumentativa.This article discusses the possibility of evolutionary learning in teachers' education, having as a reference Habermas' purposes of world action continuation and discursive world. The study, of a reconstructive nature, analyzed the paradigmatic-epistemological approaches that underlie the doctoral theses on teachers' education, defended in Brazilian federal universities, in Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) triennial assessment (2007-2009). It has been sought to identify the elements that characterize the approaches: historical-materialist, phenomenological-hermeneutics, practice epistemology, complex epistemology, social representation and poststructuralist theory. It was concluded that what lingers in the different research approaches is a common axis of objectivity characterized by shared certainties and the focus on the same problematizations, making explicit the possibility of an evolutionary continuation between what reality teaches about experience with the world and what is learned in argumentative interaction.El artículo analiza las posibilidades de aprendizaje evolutivo en la formación docente, tomando como referencia los propósitos habermasianos de la continuación del mundo de la acción y del mundo discursivo. De naturaleza reconstructiva, el estudio analizó los enfoques paradigmáticos epistemológicos que subyacen a las tesis doctorales sobre la formación del profesorado, defendidas en las universidades federales brasileñas en la evaluación trienal de la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2007-2009). Se trató de identificar los elementos que caracterizan los enfoques: histórico-materialistas, fenomenológica-hermenéutica, epistemología de la práctica, epistemología de la complejidad, teoría de la representación social y posestructuralista. Se concluyó que persiste en los diferentes enfoques de la investigación un eje común de objetividad que se caracteriza por las certezas compartidas y el enfoque en las mismas problematizaciones, haciendo explícita la posibilidad de continuación evolutiva entre lo que enseña la realidad en la experiencia con el mundo, y lo que se aprende en la interacción argumentativa.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2017-12-07T05:18:35Z2017-12-07T05:18:35Z2016-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfDEVECHI, Catia Piccolo Viero; TAUCHEN, Gionara; TREVISAN, Amarildo Luiz. Aprendizagem evolutiva na formação de professores: continuidade entre as certezas da ação e os acertos discursivos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 65, p. 347-369, abr./jun. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000200347&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 4 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782016216519. ______________________________________________________________________________________________________________________________DEVECHI, Catia Piccolo Viero; TAUCHEN, Gionara; TREVISAN, Amarildo Luiz. Evolutionary learning in teachers' education: continuity between the certainties of action and discursive arrangements. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 65, p. 347-369, abr./jun. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000200347&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 4 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782016216519.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30282http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782016216519porengRevista Brasileira de Educação - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000200347&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 4 jan. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessDevechi, Catia Piccolo VieroTauchen, GionaraTrevisan, Amarildo Luizreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-17T18:28:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/30282Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-17T18:28:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem evolutiva na formação de professores : continuidade entre as certezas da ação e os acertos discursivos
Evolutionary learning in teachers' education : continuity between the certainties of action and discursive arrangements
Aprendizaje evolutivo en la formación docente : continuidad entre las certezas de la acción y arreglos discursivos
title Aprendizagem evolutiva na formação de professores : continuidade entre as certezas da ação e os acertos discursivos
spellingShingle Aprendizagem evolutiva na formação de professores : continuidade entre as certezas da ação e os acertos discursivos
Devechi, Catia Piccolo Viero
Epistemologia
Pesquisa
Professores - formação
Aprendizagem
Comunicação
title_short Aprendizagem evolutiva na formação de professores : continuidade entre as certezas da ação e os acertos discursivos
title_full Aprendizagem evolutiva na formação de professores : continuidade entre as certezas da ação e os acertos discursivos
title_fullStr Aprendizagem evolutiva na formação de professores : continuidade entre as certezas da ação e os acertos discursivos
title_full_unstemmed Aprendizagem evolutiva na formação de professores : continuidade entre as certezas da ação e os acertos discursivos
title_sort Aprendizagem evolutiva na formação de professores : continuidade entre as certezas da ação e os acertos discursivos
author Devechi, Catia Piccolo Viero
author_facet Devechi, Catia Piccolo Viero
Tauchen, Gionara
Trevisan, Amarildo Luiz
author_role author
author2 Tauchen, Gionara
Trevisan, Amarildo Luiz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Devechi, Catia Piccolo Viero
Tauchen, Gionara
Trevisan, Amarildo Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia
Pesquisa
Professores - formação
Aprendizagem
Comunicação
topic Epistemologia
Pesquisa
Professores - formação
Aprendizagem
Comunicação
description O artigo discute as possibilidades de uma aprendizagem evolutiva na formação de professores, tendo como referência os propósitos habermasianos de continuação do mundo da ação e do mundo discursivo. O estudo, de natureza reconstrutiva, analisou as abordagens paradigmático-epistemológicas que perpassam as teses de doutorado sobre formação de professores, defendidas nas universidades federais brasileiras, no triênio de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2007-2009). Buscou-se identificar os elementos que caracterizam as abordagens: materialista-histórica, fenomenológico-hermenêutica, epistemologia da prática, epistemologia da complexidade, teoria da representação social e pós-estruturalista. Concluiu-se que perdura nas diferentes abordagens de pesquisa um eixo comum de objetividade caracterizada pelas certezas compartilhadas e pelo foco nas mesmas problematizações, o que explicita a possibilidade de continuação evolutiva entre o que a realidade ensina na experiência com o mundo e o que se aprende na interação argumentativa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04
2017-12-07T05:18:35Z
2017-12-07T05:18:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DEVECHI, Catia Piccolo Viero; TAUCHEN, Gionara; TREVISAN, Amarildo Luiz. Aprendizagem evolutiva na formação de professores: continuidade entre as certezas da ação e os acertos discursivos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 65, p. 347-369, abr./jun. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000200347&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 4 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782016216519. ______________________________________________________________________________________________________________________________
DEVECHI, Catia Piccolo Viero; TAUCHEN, Gionara; TREVISAN, Amarildo Luiz. Evolutionary learning in teachers' education: continuity between the certainties of action and discursive arrangements. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 65, p. 347-369, abr./jun. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000200347&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 4 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782016216519.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30282
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782016216519
identifier_str_mv DEVECHI, Catia Piccolo Viero; TAUCHEN, Gionara; TREVISAN, Amarildo Luiz. Aprendizagem evolutiva na formação de professores: continuidade entre as certezas da ação e os acertos discursivos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 65, p. 347-369, abr./jun. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000200347&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 4 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782016216519. ______________________________________________________________________________________________________________________________
DEVECHI, Catia Piccolo Viero; TAUCHEN, Gionara; TREVISAN, Amarildo Luiz. Evolutionary learning in teachers' education: continuity between the certainties of action and discursive arrangements. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 65, p. 347-369, abr./jun. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000200347&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 4 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782016216519.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30282
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782016216519
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508167707492352