Construção solidária do habitus escolar: resultados de uma investigação nos setores público e privado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000100011 |
Resumo: | Nosso objetivo no presente trabalho foi ampliar a compreensão do processo de desenvolvimento e manutenção do habitus escolar que favorece o desempenho dos estudantes de ensino fundamental. Analisamos parte das respostas fornecidas por pais e alunos bem como as observações de campo obtidas durante a aplicação de um survey em um conjunto formado por dez escolas públicas municipais e privadas da cidade do Rio de Janeiro. As escolas incluídas na amostra pesquisada foram escolhidas com base nos resultados obtidos pelos alunos na Prova Brasil e no ENEM. Apresentamos os resultados da análise cruzada das rotinas e esforços familiares com as práticas institucionais que apontam para o reforço de disposições favoráveis ao sucesso escolar. Encontramos entre as famílias de camadas populares indícios de empenho relativamente maior no acompanhamento e apoio aos estudos, do que nas famílias dos alunos de nível sociocultural mais elevado. Este resultado levou-nos a procurar caracterizar as experiências estudantis e as diferentes formas de apoio familiar que respondem às demandas escolares. Encontramos ainda estilos de gestão institucional que, articulados a estilos de lidar com a escolaridade dos filhos por parte das famílias, indicam a presença de estratégias combinadas de produção de habitus escolares, oferecendo um panorama instigante para o debate sobre o efeito-escola em estabelecimentos de prestígio. |
id |
EAA-1_c3d6f4cfccc5c6b4dcdfec6aaf12cac2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782012000100011 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção solidária do habitus escolar: resultados de uma investigação nos setores público e privadorelação família-escolahabitus escolarescolas de qualidadeNosso objetivo no presente trabalho foi ampliar a compreensão do processo de desenvolvimento e manutenção do habitus escolar que favorece o desempenho dos estudantes de ensino fundamental. Analisamos parte das respostas fornecidas por pais e alunos bem como as observações de campo obtidas durante a aplicação de um survey em um conjunto formado por dez escolas públicas municipais e privadas da cidade do Rio de Janeiro. As escolas incluídas na amostra pesquisada foram escolhidas com base nos resultados obtidos pelos alunos na Prova Brasil e no ENEM. Apresentamos os resultados da análise cruzada das rotinas e esforços familiares com as práticas institucionais que apontam para o reforço de disposições favoráveis ao sucesso escolar. Encontramos entre as famílias de camadas populares indícios de empenho relativamente maior no acompanhamento e apoio aos estudos, do que nas famílias dos alunos de nível sociocultural mais elevado. Este resultado levou-nos a procurar caracterizar as experiências estudantis e as diferentes formas de apoio familiar que respondem às demandas escolares. Encontramos ainda estilos de gestão institucional que, articulados a estilos de lidar com a escolaridade dos filhos por parte das famílias, indicam a presença de estratégias combinadas de produção de habitus escolares, oferecendo um panorama instigante para o debate sobre o efeito-escola em estabelecimentos de prestígio.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2012-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000100011Revista Brasileira de Educação v.17 n.49 2012reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782012000100011info:eu-repo/semantics/openAccessBrandão,ZaiaCanedo,Maria LuizaXavier,Alicepor2012-05-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782012000100011Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2012-05-25T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção solidária do habitus escolar: resultados de uma investigação nos setores público e privado |
title |
Construção solidária do habitus escolar: resultados de uma investigação nos setores público e privado |
spellingShingle |
Construção solidária do habitus escolar: resultados de uma investigação nos setores público e privado Brandão,Zaia relação família-escola habitus escolar escolas de qualidade |
title_short |
Construção solidária do habitus escolar: resultados de uma investigação nos setores público e privado |
title_full |
Construção solidária do habitus escolar: resultados de uma investigação nos setores público e privado |
title_fullStr |
Construção solidária do habitus escolar: resultados de uma investigação nos setores público e privado |
title_full_unstemmed |
Construção solidária do habitus escolar: resultados de uma investigação nos setores público e privado |
title_sort |
Construção solidária do habitus escolar: resultados de uma investigação nos setores público e privado |
author |
Brandão,Zaia |
author_facet |
Brandão,Zaia Canedo,Maria Luiza Xavier,Alice |
author_role |
author |
author2 |
Canedo,Maria Luiza Xavier,Alice |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandão,Zaia Canedo,Maria Luiza Xavier,Alice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
relação família-escola habitus escolar escolas de qualidade |
topic |
relação família-escola habitus escolar escolas de qualidade |
description |
Nosso objetivo no presente trabalho foi ampliar a compreensão do processo de desenvolvimento e manutenção do habitus escolar que favorece o desempenho dos estudantes de ensino fundamental. Analisamos parte das respostas fornecidas por pais e alunos bem como as observações de campo obtidas durante a aplicação de um survey em um conjunto formado por dez escolas públicas municipais e privadas da cidade do Rio de Janeiro. As escolas incluídas na amostra pesquisada foram escolhidas com base nos resultados obtidos pelos alunos na Prova Brasil e no ENEM. Apresentamos os resultados da análise cruzada das rotinas e esforços familiares com as práticas institucionais que apontam para o reforço de disposições favoráveis ao sucesso escolar. Encontramos entre as famílias de camadas populares indícios de empenho relativamente maior no acompanhamento e apoio aos estudos, do que nas famílias dos alunos de nível sociocultural mais elevado. Este resultado levou-nos a procurar caracterizar as experiências estudantis e as diferentes formas de apoio familiar que respondem às demandas escolares. Encontramos ainda estilos de gestão institucional que, articulados a estilos de lidar com a escolaridade dos filhos por parte das famílias, indicam a presença de estratégias combinadas de produção de habitus escolares, oferecendo um panorama instigante para o debate sobre o efeito-escola em estabelecimentos de prestígio. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000100011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000100011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782012000100011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.17 n.49 2012 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122491194769408 |