Construção solidária do habitus escolar: resultados de uma investigação nos setores público e privado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão,Zaia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Canedo,Maria Luiza, Xavier,Alice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000100011
Resumo: Nosso objetivo no presente trabalho foi ampliar a compreensão do processo de desenvolvimento e manutenção do habitus escolar que favorece o desempenho dos estudantes de ensino fundamental. Analisamos parte das respostas fornecidas por pais e alunos bem como as observações de campo obtidas durante a aplicação de um survey em um conjunto formado por dez escolas públicas municipais e privadas da cidade do Rio de Janeiro. As escolas incluídas na amostra pesquisada foram escolhidas com base nos resultados obtidos pelos alunos na Prova Brasil e no ENEM. Apresentamos os resultados da análise cruzada das rotinas e esforços familiares com as práticas institucionais que apontam para o reforço de disposições favoráveis ao sucesso escolar. Encontramos entre as famílias de camadas populares indícios de empenho relativamente maior no acompanhamento e apoio aos estudos, do que nas famílias dos alunos de nível sociocultural mais elevado. Este resultado levou-nos a procurar caracterizar as experiências estudantis e as diferentes formas de apoio familiar que respondem às demandas escolares. Encontramos ainda estilos de gestão institucional que, articulados a estilos de lidar com a escolaridade dos filhos por parte das famílias, indicam a presença de estratégias combinadas de produção de habitus escolares, oferecendo um panorama instigante para o debate sobre o efeito-escola em estabelecimentos de prestígio.
id EAA-1_c3d6f4cfccc5c6b4dcdfec6aaf12cac2
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782012000100011
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Construção solidária do habitus escolar: resultados de uma investigação nos setores público e privadorelação família-escolahabitus escolarescolas de qualidadeNosso objetivo no presente trabalho foi ampliar a compreensão do processo de desenvolvimento e manutenção do habitus escolar que favorece o desempenho dos estudantes de ensino fundamental. Analisamos parte das respostas fornecidas por pais e alunos bem como as observações de campo obtidas durante a aplicação de um survey em um conjunto formado por dez escolas públicas municipais e privadas da cidade do Rio de Janeiro. As escolas incluídas na amostra pesquisada foram escolhidas com base nos resultados obtidos pelos alunos na Prova Brasil e no ENEM. Apresentamos os resultados da análise cruzada das rotinas e esforços familiares com as práticas institucionais que apontam para o reforço de disposições favoráveis ao sucesso escolar. Encontramos entre as famílias de camadas populares indícios de empenho relativamente maior no acompanhamento e apoio aos estudos, do que nas famílias dos alunos de nível sociocultural mais elevado. Este resultado levou-nos a procurar caracterizar as experiências estudantis e as diferentes formas de apoio familiar que respondem às demandas escolares. Encontramos ainda estilos de gestão institucional que, articulados a estilos de lidar com a escolaridade dos filhos por parte das famílias, indicam a presença de estratégias combinadas de produção de habitus escolares, oferecendo um panorama instigante para o debate sobre o efeito-escola em estabelecimentos de prestígio.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2012-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000100011Revista Brasileira de Educação v.17 n.49 2012reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782012000100011info:eu-repo/semantics/openAccessBrandão,ZaiaCanedo,Maria LuizaXavier,Alicepor2012-05-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782012000100011Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2012-05-25T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção solidária do habitus escolar: resultados de uma investigação nos setores público e privado
title Construção solidária do habitus escolar: resultados de uma investigação nos setores público e privado
spellingShingle Construção solidária do habitus escolar: resultados de uma investigação nos setores público e privado
Brandão,Zaia
relação família-escola
habitus escolar
escolas de qualidade
title_short Construção solidária do habitus escolar: resultados de uma investigação nos setores público e privado
title_full Construção solidária do habitus escolar: resultados de uma investigação nos setores público e privado
title_fullStr Construção solidária do habitus escolar: resultados de uma investigação nos setores público e privado
title_full_unstemmed Construção solidária do habitus escolar: resultados de uma investigação nos setores público e privado
title_sort Construção solidária do habitus escolar: resultados de uma investigação nos setores público e privado
author Brandão,Zaia
author_facet Brandão,Zaia
Canedo,Maria Luiza
Xavier,Alice
author_role author
author2 Canedo,Maria Luiza
Xavier,Alice
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão,Zaia
Canedo,Maria Luiza
Xavier,Alice
dc.subject.por.fl_str_mv relação família-escola
habitus escolar
escolas de qualidade
topic relação família-escola
habitus escolar
escolas de qualidade
description Nosso objetivo no presente trabalho foi ampliar a compreensão do processo de desenvolvimento e manutenção do habitus escolar que favorece o desempenho dos estudantes de ensino fundamental. Analisamos parte das respostas fornecidas por pais e alunos bem como as observações de campo obtidas durante a aplicação de um survey em um conjunto formado por dez escolas públicas municipais e privadas da cidade do Rio de Janeiro. As escolas incluídas na amostra pesquisada foram escolhidas com base nos resultados obtidos pelos alunos na Prova Brasil e no ENEM. Apresentamos os resultados da análise cruzada das rotinas e esforços familiares com as práticas institucionais que apontam para o reforço de disposições favoráveis ao sucesso escolar. Encontramos entre as famílias de camadas populares indícios de empenho relativamente maior no acompanhamento e apoio aos estudos, do que nas famílias dos alunos de nível sociocultural mais elevado. Este resultado levou-nos a procurar caracterizar as experiências estudantis e as diferentes formas de apoio familiar que respondem às demandas escolares. Encontramos ainda estilos de gestão institucional que, articulados a estilos de lidar com a escolaridade dos filhos por parte das famílias, indicam a presença de estratégias combinadas de produção de habitus escolares, oferecendo um panorama instigante para o debate sobre o efeito-escola em estabelecimentos de prestígio.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782012000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.17 n.49 2012
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491194769408