ALGUMAS REFLEXÕS EM TORNO DOS CONCEITOS DE HABITUS, CAMPO E CAPITAL CULTURAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes, Geraldo Andrade
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/724
Resumo: Este artigo apresenta um recorte dos estudos teóricos realizados pelo autor para sua dissertação de mestrado na área da Educação. O frequente emprego dos conceitos de Pierre Bourdieu em pesquisas na área da Educação demonstra o quanto ele tem influenciado a produção acadêmica no campo educacional. Assim, este trabalho teve como objetivo refletir a teoria e a prática com ênfase na obra de Bourdieu em relação às noções de habitus, campo e capital cultural. A reflexão revela a escola como instituição fundamental no processo de reprodução cultural ao dissimular as condições em que esse processo acontece, contribuindo como instrumento ideológico. Nesse sentido, buscou-se estabelecer, com esses conceitos, uma melhor compreensão do mundo cultural da escola que o compõe, suas hierarquias e lutas internas, colocando em evidência os aspectos culturais desse campo social e as suas relações de poder.PALAVRAS-CHAVE: Escola. Habitus. Campo. Capital cultural. REFLECTIONS AROUND HABITUS CONCEPTS, FIELD AND CULTURAL CAPITALABSTRACTThis article presents a section of the theoretical studies done by the author for his masters thesis in the field of Education.The frequent use of Pierre Bourdieu"™s concepts in studies in the area of Education demonstrates how much he has been influencing academic production in Education. Thus, this study aims at reflecting upon theory and practice with an emphasis on Bourdieu"™s work in relation to the notions of habitus, field and cultural capital. Such reflection revealed the school as a fundamental institution in the process of cultural reproduction by dissimulating the conditions in which this process happens, contributing as an ideological instrument. In this context, this work sought to establish, with these concepts, an understanding of the cultural world that the school is part of, its hierarchies and internal struggles, by putting into evidence the cultural aspects of this social field and its power relations.KEYWORDS: School Habitus. Field. Cultural Capital.
id GPCS-1_388ab0353b7e4031262a145d2d7b7e50
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/724
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling ALGUMAS REFLEXÕS EM TORNO DOS CONCEITOS DE HABITUS, CAMPO E CAPITAL CULTURALescola habitus. campo. capital cultural.Este artigo apresenta um recorte dos estudos teóricos realizados pelo autor para sua dissertação de mestrado na área da Educação. O frequente emprego dos conceitos de Pierre Bourdieu em pesquisas na área da Educação demonstra o quanto ele tem influenciado a produção acadêmica no campo educacional. Assim, este trabalho teve como objetivo refletir a teoria e a prática com ênfase na obra de Bourdieu em relação às noções de habitus, campo e capital cultural. A reflexão revela a escola como instituição fundamental no processo de reprodução cultural ao dissimular as condições em que esse processo acontece, contribuindo como instrumento ideológico. Nesse sentido, buscou-se estabelecer, com esses conceitos, uma melhor compreensão do mundo cultural da escola que o compõe, suas hierarquias e lutas internas, colocando em evidência os aspectos culturais desse campo social e as suas relações de poder.PALAVRAS-CHAVE: Escola. Habitus. Campo. Capital cultural. REFLECTIONS AROUND HABITUS CONCEPTS, FIELD AND CULTURAL CAPITALABSTRACTThis article presents a section of the theoretical studies done by the author for his masters thesis in the field of Education.The frequent use of Pierre Bourdieu"™s concepts in studies in the area of Education demonstrates how much he has been influencing academic production in Education. Thus, this study aims at reflecting upon theory and practice with an emphasis on Bourdieu"™s work in relation to the notions of habitus, field and cultural capital. Such reflection revealed the school as a fundamental institution in the process of cultural reproduction by dissimulating the conditions in which this process happens, contributing as an ideological instrument. In this context, this work sought to establish, with these concepts, an understanding of the cultural world that the school is part of, its hierarchies and internal struggles, by putting into evidence the cultural aspects of this social field and its power relations.KEYWORDS: School Habitus. Field. Cultural Capital.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2017-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/724Revista Café com Sociologia; v. 6 n. 2 (2017): MAI./JUL. 2017; 103-1232317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/724/pdfCopyright (c) 2017 Revista Café com Sociologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessFagundes, Geraldo Andrade2021-03-31T15:39:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/724Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2021-03-31T15:39:24Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv ALGUMAS REFLEXÕS EM TORNO DOS CONCEITOS DE HABITUS, CAMPO E CAPITAL CULTURAL
title ALGUMAS REFLEXÕS EM TORNO DOS CONCEITOS DE HABITUS, CAMPO E CAPITAL CULTURAL
spellingShingle ALGUMAS REFLEXÕS EM TORNO DOS CONCEITOS DE HABITUS, CAMPO E CAPITAL CULTURAL
Fagundes, Geraldo Andrade
escola habitus. campo. capital cultural.
title_short ALGUMAS REFLEXÕS EM TORNO DOS CONCEITOS DE HABITUS, CAMPO E CAPITAL CULTURAL
title_full ALGUMAS REFLEXÕS EM TORNO DOS CONCEITOS DE HABITUS, CAMPO E CAPITAL CULTURAL
title_fullStr ALGUMAS REFLEXÕS EM TORNO DOS CONCEITOS DE HABITUS, CAMPO E CAPITAL CULTURAL
title_full_unstemmed ALGUMAS REFLEXÕS EM TORNO DOS CONCEITOS DE HABITUS, CAMPO E CAPITAL CULTURAL
title_sort ALGUMAS REFLEXÕS EM TORNO DOS CONCEITOS DE HABITUS, CAMPO E CAPITAL CULTURAL
author Fagundes, Geraldo Andrade
author_facet Fagundes, Geraldo Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fagundes, Geraldo Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv escola habitus. campo. capital cultural.
topic escola habitus. campo. capital cultural.
description Este artigo apresenta um recorte dos estudos teóricos realizados pelo autor para sua dissertação de mestrado na área da Educação. O frequente emprego dos conceitos de Pierre Bourdieu em pesquisas na área da Educação demonstra o quanto ele tem influenciado a produção acadêmica no campo educacional. Assim, este trabalho teve como objetivo refletir a teoria e a prática com ênfase na obra de Bourdieu em relação às noções de habitus, campo e capital cultural. A reflexão revela a escola como instituição fundamental no processo de reprodução cultural ao dissimular as condições em que esse processo acontece, contribuindo como instrumento ideológico. Nesse sentido, buscou-se estabelecer, com esses conceitos, uma melhor compreensão do mundo cultural da escola que o compõe, suas hierarquias e lutas internas, colocando em evidência os aspectos culturais desse campo social e as suas relações de poder.PALAVRAS-CHAVE: Escola. Habitus. Campo. Capital cultural. REFLECTIONS AROUND HABITUS CONCEPTS, FIELD AND CULTURAL CAPITALABSTRACTThis article presents a section of the theoretical studies done by the author for his masters thesis in the field of Education.The frequent use of Pierre Bourdieu"™s concepts in studies in the area of Education demonstrates how much he has been influencing academic production in Education. Thus, this study aims at reflecting upon theory and practice with an emphasis on Bourdieu"™s work in relation to the notions of habitus, field and cultural capital. Such reflection revealed the school as a fundamental institution in the process of cultural reproduction by dissimulating the conditions in which this process happens, contributing as an ideological instrument. In this context, this work sought to establish, with these concepts, an understanding of the cultural world that the school is part of, its hierarchies and internal struggles, by putting into evidence the cultural aspects of this social field and its power relations.KEYWORDS: School Habitus. Field. Cultural Capital.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/724
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/724/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Café com Sociologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Café com Sociologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 6 n. 2 (2017): MAI./JUL. 2017; 103-123
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949645322289152