A recente produção científica sobre currículo e multiculturalismo no Brasil (1995-2000): avanços, desafios e tensões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira,Antônio Flávio Barbosa
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000300007
Resumo: O artigo analisa a recente produção científica brasileira sobre currículo e multiculturalismo. Foram incluídos nessa produção os artigos publicados nos seguintes periódicos: Cadernos de Pesquisa, Revista Brasileira de Educação, Educação & Realidade, Educação & Sociedade e Educação em Revista, bem como os trabalhos apresentados nas Reuniões Anuais da ANPEd. O período focalizado foi de 1995 a 2000. Procurou-se identificar as temáticas abordadas, os principais pontos de vista defendidos, as influências teóricas mais significativas, os enfoques metodológicos, as contribuições e as lacunas. Discutiram-se, também, tensões e desafios observados na produção em pauta. Insistiu-se na importância do diálogo entre os autores mais ligados aos movimentos sociais, que recorrem dominantemente à teoria social e à antropologia e os autores mais ligados a questões pedagógicas, que tendem a se apoiar na teorização de currículo, na teoria crítica, nos estudos culturais e no pensamento pós-moderno e pós-estrutural.
id EAA-1_d91a908a8f0440a7bbd97bfc9fc6ab55
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782001000300007
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling A recente produção científica sobre currículo e multiculturalismo no Brasil (1995-2000): avanços, desafios e tensõesO artigo analisa a recente produção científica brasileira sobre currículo e multiculturalismo. Foram incluídos nessa produção os artigos publicados nos seguintes periódicos: Cadernos de Pesquisa, Revista Brasileira de Educação, Educação & Realidade, Educação & Sociedade e Educação em Revista, bem como os trabalhos apresentados nas Reuniões Anuais da ANPEd. O período focalizado foi de 1995 a 2000. Procurou-se identificar as temáticas abordadas, os principais pontos de vista defendidos, as influências teóricas mais significativas, os enfoques metodológicos, as contribuições e as lacunas. Discutiram-se, também, tensões e desafios observados na produção em pauta. Insistiu-se na importância do diálogo entre os autores mais ligados aos movimentos sociais, que recorrem dominantemente à teoria social e à antropologia e os autores mais ligados a questões pedagógicas, que tendem a se apoiar na teorização de currículo, na teoria crítica, nos estudos culturais e no pensamento pós-moderno e pós-estrutural.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2001-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000300007Revista Brasileira de Educação n.18 2001reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782001000300007info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira,Antônio Flávio Barbosapor2012-12-20T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782001000300007Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2012-12-20T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv A recente produção científica sobre currículo e multiculturalismo no Brasil (1995-2000): avanços, desafios e tensões
title A recente produção científica sobre currículo e multiculturalismo no Brasil (1995-2000): avanços, desafios e tensões
spellingShingle A recente produção científica sobre currículo e multiculturalismo no Brasil (1995-2000): avanços, desafios e tensões
Moreira,Antônio Flávio Barbosa
title_short A recente produção científica sobre currículo e multiculturalismo no Brasil (1995-2000): avanços, desafios e tensões
title_full A recente produção científica sobre currículo e multiculturalismo no Brasil (1995-2000): avanços, desafios e tensões
title_fullStr A recente produção científica sobre currículo e multiculturalismo no Brasil (1995-2000): avanços, desafios e tensões
title_full_unstemmed A recente produção científica sobre currículo e multiculturalismo no Brasil (1995-2000): avanços, desafios e tensões
title_sort A recente produção científica sobre currículo e multiculturalismo no Brasil (1995-2000): avanços, desafios e tensões
author Moreira,Antônio Flávio Barbosa
author_facet Moreira,Antônio Flávio Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira,Antônio Flávio Barbosa
description O artigo analisa a recente produção científica brasileira sobre currículo e multiculturalismo. Foram incluídos nessa produção os artigos publicados nos seguintes periódicos: Cadernos de Pesquisa, Revista Brasileira de Educação, Educação & Realidade, Educação & Sociedade e Educação em Revista, bem como os trabalhos apresentados nas Reuniões Anuais da ANPEd. O período focalizado foi de 1995 a 2000. Procurou-se identificar as temáticas abordadas, os principais pontos de vista defendidos, as influências teóricas mais significativas, os enfoques metodológicos, as contribuições e as lacunas. Discutiram-se, também, tensões e desafios observados na produção em pauta. Insistiu-se na importância do diálogo entre os autores mais ligados aos movimentos sociais, que recorrem dominantemente à teoria social e à antropologia e os autores mais ligados a questões pedagógicas, que tendem a se apoiar na teorização de currículo, na teoria crítica, nos estudos culturais e no pensamento pós-moderno e pós-estrutural.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782001000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação n.18 2001
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122489473007616