O habitus professoral: o objeto dos estudos sobre o ato de ensinar na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000200012 |
Resumo: | Este artigo objetiva definir o conceito intitulado "habitus professoral", esforço que vem sendo feito desde o fim da década dos anos de 1980, mas que somente no final dos anos de 1990 conseguiu alcançar uma estrutura teórica mais estável. "Habitus professoral" é o caminho teórico-metodológico da construção de um recurso explicativo dos comportamentos de professores, sobretudo, do re-endereçamento do objeto de estudo do ato de ensinar na sala de aula. Os lugares da teoria e da prática na formação e atuação docentes foram simultaneamente analisados, servindo de ferramentas para a formulação do conceito em questão. As idéias de Pierre Bourdieu e Edward Palmer Thompson (habitus e experiência) constituíram o núcleo do referencial teórico desta investigação. |
id |
EAA-1_df7d301abd6bfd51747482eba97db2dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782005000200012 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O habitus professoral: o objeto dos estudos sobre o ato de ensinar na sala de aulahabitus professoralensino em sala de aulaEste artigo objetiva definir o conceito intitulado "habitus professoral", esforço que vem sendo feito desde o fim da década dos anos de 1980, mas que somente no final dos anos de 1990 conseguiu alcançar uma estrutura teórica mais estável. "Habitus professoral" é o caminho teórico-metodológico da construção de um recurso explicativo dos comportamentos de professores, sobretudo, do re-endereçamento do objeto de estudo do ato de ensinar na sala de aula. Os lugares da teoria e da prática na formação e atuação docentes foram simultaneamente analisados, servindo de ferramentas para a formulação do conceito em questão. As idéias de Pierre Bourdieu e Edward Palmer Thompson (habitus e experiência) constituíram o núcleo do referencial teórico desta investigação.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2005-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000200012Revista Brasileira de Educação n.29 2005reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782005000200012info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Marilda dapor2005-10-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782005000200012Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2005-10-10T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O habitus professoral: o objeto dos estudos sobre o ato de ensinar na sala de aula |
title |
O habitus professoral: o objeto dos estudos sobre o ato de ensinar na sala de aula |
spellingShingle |
O habitus professoral: o objeto dos estudos sobre o ato de ensinar na sala de aula Silva,Marilda da habitus professoral ensino em sala de aula |
title_short |
O habitus professoral: o objeto dos estudos sobre o ato de ensinar na sala de aula |
title_full |
O habitus professoral: o objeto dos estudos sobre o ato de ensinar na sala de aula |
title_fullStr |
O habitus professoral: o objeto dos estudos sobre o ato de ensinar na sala de aula |
title_full_unstemmed |
O habitus professoral: o objeto dos estudos sobre o ato de ensinar na sala de aula |
title_sort |
O habitus professoral: o objeto dos estudos sobre o ato de ensinar na sala de aula |
author |
Silva,Marilda da |
author_facet |
Silva,Marilda da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Marilda da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
habitus professoral ensino em sala de aula |
topic |
habitus professoral ensino em sala de aula |
description |
Este artigo objetiva definir o conceito intitulado "habitus professoral", esforço que vem sendo feito desde o fim da década dos anos de 1980, mas que somente no final dos anos de 1990 conseguiu alcançar uma estrutura teórica mais estável. "Habitus professoral" é o caminho teórico-metodológico da construção de um recurso explicativo dos comportamentos de professores, sobretudo, do re-endereçamento do objeto de estudo do ato de ensinar na sala de aula. Os lugares da teoria e da prática na formação e atuação docentes foram simultaneamente analisados, servindo de ferramentas para a formulação do conceito em questão. As idéias de Pierre Bourdieu e Edward Palmer Thompson (habitus e experiência) constituíram o núcleo do referencial teórico desta investigação. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000200012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000200012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782005000200012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação n.29 2005 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122490133610496 |