Ecos da necropolítica neoliberal sobre o currículo na Educação Básica e na Educação Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: d’Ávila, Cristina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Edmea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1390
Resumo: Este artigo visa trazer à luz reverberações da política educacional brasileira sobre o currículo da Educação básica e sobre a formação de professores, mediante as reformas educacionais resultantes da promulgação de dois marcos regulatórios: 1) a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que regulamenta e unifica os currículos da educação básica, desde 2017; e 2) a Base Nacional Comum da Formação de Professores (BNC), presente nas Diretrizes curriculares para os cursos de licenciatura (Resolução do CNE CP n° 02/2019). O currículo por competências presente no ideário da BNCC e das Diretrizes curriculares para os cursos de Licenciatura conduz à compreensão do profissional docente como um profissional técnico que aplica as decisões formuladas por agentes governamentais, configurando, assim, um neotecnicismo didático alinhado à política neoliberal em vigor. Assim, visamos trazer à luz as prerrogativas presentes nestes marcos regulatórios, mediante análise documental, e algumas das consequências produzidas que atingem milhares de professores e estudantes brasileiros, reféns de uma estratégia homogeneizadora de currículo que tolhe as capacidades de pensar criticamente e de fazer escolhas sobre futuro profissional, inserção e atuação social. 
id EDUL-1_087c38d387f95741b5ab8f38144a212d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1390
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Ecos da necropolítica neoliberal sobre o currículo na Educação Básica e na Educação SuperiorEducational policyCurriculum reformTeacher trainingCurriculum by competencesDidactic neotechnicsPolítica educacionalReforma curricularFormação de professoresCurrículo por competênciasNeotecnicismo didáticoEste artigo visa trazer à luz reverberações da política educacional brasileira sobre o currículo da Educação básica e sobre a formação de professores, mediante as reformas educacionais resultantes da promulgação de dois marcos regulatórios: 1) a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que regulamenta e unifica os currículos da educação básica, desde 2017; e 2) a Base Nacional Comum da Formação de Professores (BNC), presente nas Diretrizes curriculares para os cursos de licenciatura (Resolução do CNE CP n° 02/2019). O currículo por competências presente no ideário da BNCC e das Diretrizes curriculares para os cursos de Licenciatura conduz à compreensão do profissional docente como um profissional técnico que aplica as decisões formuladas por agentes governamentais, configurando, assim, um neotecnicismo didático alinhado à política neoliberal em vigor. Assim, visamos trazer à luz as prerrogativas presentes nestes marcos regulatórios, mediante análise documental, e algumas das consequências produzidas que atingem milhares de professores e estudantes brasileiros, reféns de uma estratégia homogeneizadora de currículo que tolhe as capacidades de pensar criticamente e de fazer escolhas sobre futuro profissional, inserção e atuação social. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2023-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/139010.58422/repesq.2022.e1390REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 14 n. 36 (2022): Dossiê: Privatização e mercantilização da Educação Brasileira – da denúncia à resistência; 948-9602177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1390/1068https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessd’Ávila, CristinaSantos, Edmea2023-05-18T15:46:09Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1390Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-05-18T15:46:09Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ecos da necropolítica neoliberal sobre o currículo na Educação Básica e na Educação Superior
title Ecos da necropolítica neoliberal sobre o currículo na Educação Básica e na Educação Superior
spellingShingle Ecos da necropolítica neoliberal sobre o currículo na Educação Básica e na Educação Superior
d’Ávila, Cristina
Educational policy
Curriculum reform
Teacher training
Curriculum by competences
Didactic neotechnics
Política educacional
Reforma curricular
Formação de professores
Currículo por competências
Neotecnicismo didático
title_short Ecos da necropolítica neoliberal sobre o currículo na Educação Básica e na Educação Superior
title_full Ecos da necropolítica neoliberal sobre o currículo na Educação Básica e na Educação Superior
title_fullStr Ecos da necropolítica neoliberal sobre o currículo na Educação Básica e na Educação Superior
title_full_unstemmed Ecos da necropolítica neoliberal sobre o currículo na Educação Básica e na Educação Superior
title_sort Ecos da necropolítica neoliberal sobre o currículo na Educação Básica e na Educação Superior
author d’Ávila, Cristina
author_facet d’Ávila, Cristina
Santos, Edmea
author_role author
author2 Santos, Edmea
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv d’Ávila, Cristina
Santos, Edmea
dc.subject.por.fl_str_mv Educational policy
Curriculum reform
Teacher training
Curriculum by competences
Didactic neotechnics
Política educacional
Reforma curricular
Formação de professores
Currículo por competências
Neotecnicismo didático
topic Educational policy
Curriculum reform
Teacher training
Curriculum by competences
Didactic neotechnics
Política educacional
Reforma curricular
Formação de professores
Currículo por competências
Neotecnicismo didático
description Este artigo visa trazer à luz reverberações da política educacional brasileira sobre o currículo da Educação básica e sobre a formação de professores, mediante as reformas educacionais resultantes da promulgação de dois marcos regulatórios: 1) a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que regulamenta e unifica os currículos da educação básica, desde 2017; e 2) a Base Nacional Comum da Formação de Professores (BNC), presente nas Diretrizes curriculares para os cursos de licenciatura (Resolução do CNE CP n° 02/2019). O currículo por competências presente no ideário da BNCC e das Diretrizes curriculares para os cursos de Licenciatura conduz à compreensão do profissional docente como um profissional técnico que aplica as decisões formuladas por agentes governamentais, configurando, assim, um neotecnicismo didático alinhado à política neoliberal em vigor. Assim, visamos trazer à luz as prerrogativas presentes nestes marcos regulatórios, mediante análise documental, e algumas das consequências produzidas que atingem milhares de professores e estudantes brasileiros, reféns de uma estratégia homogeneizadora de currículo que tolhe as capacidades de pensar criticamente e de fazer escolhas sobre futuro profissional, inserção e atuação social. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1390
10.58422/repesq.2022.e1390
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1390
identifier_str_mv 10.58422/repesq.2022.e1390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1390/1068
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 14 n. 36 (2022): Dossiê: Privatização e mercantilização da Educação Brasileira – da denúncia à resistência; 948-960
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890353586110464