Formação de professores : as contribuições de um programa de educação continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72365 |
Resumo: | Professores com uma boa formação profissional são fundamentais para uma educação de qualidade no Ensino Básico, que é onde começamos a aprender habilidades que serão usadas ao longo da vida, como a leitura, a escrita e o pensamento crítico. Para tanto, é importante que os professores se mantenham atualizados em relação ao mundo e aos métodos utilizados em sala de aula. Um dos caminhos para essa atualização é a Formação Continuada, que será abordada neste trabalho. O objeto de estudo foi o Programa de Educação Continuada (PEC) que é oferecido anualmente pelo Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul a professores do ensino básico ou licenciados recém egressos de universidades. O objetivo do trabalho foi investigar quais as contribuições do Programa à formação daqueles professores que dele participaram. Para isso foram analisados relatórios de professores egressos deste Programa de Educação Continuada. Após as leituras destes relatórios, foram extraídos trechos escritos pelos próprios professores e a partir deles foram criadas categorias de análises. Estas análises sugerem que o PEC-CAp contribuiu de forma positiva para a formação destes professores que dele participaram. |
id |
UFRGS-2_d89fc00c74f74a3533f19d2cf28762b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72365 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bouchacourt, Elisa NegriJunqueira, Heloisa2013-06-11T01:47:49Z2012http://hdl.handle.net/10183/72365000873091Professores com uma boa formação profissional são fundamentais para uma educação de qualidade no Ensino Básico, que é onde começamos a aprender habilidades que serão usadas ao longo da vida, como a leitura, a escrita e o pensamento crítico. Para tanto, é importante que os professores se mantenham atualizados em relação ao mundo e aos métodos utilizados em sala de aula. Um dos caminhos para essa atualização é a Formação Continuada, que será abordada neste trabalho. O objeto de estudo foi o Programa de Educação Continuada (PEC) que é oferecido anualmente pelo Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul a professores do ensino básico ou licenciados recém egressos de universidades. O objetivo do trabalho foi investigar quais as contribuições do Programa à formação daqueles professores que dele participaram. Para isso foram analisados relatórios de professores egressos deste Programa de Educação Continuada. Após as leituras destes relatórios, foram extraídos trechos escritos pelos próprios professores e a partir deles foram criadas categorias de análises. Estas análises sugerem que o PEC-CAp contribuiu de forma positiva para a formação destes professores que dele participaram.application/pdfporFormação profissionalEducação continuadaFormação de professores : as contribuições de um programa de educação continuadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2012Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873091.pdf000873091.pdfTexto completoapplication/pdf812288http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72365/1/000873091.pdf3f2c1db09fb70748782bd1156489eda9MD51TEXT000873091.pdf.txt000873091.pdf.txtExtracted Texttext/plain94648http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72365/2/000873091.pdf.txt09beb91f2b16092c721fc0d844499369MD52THUMBNAIL000873091.pdf.jpg000873091.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72365/3/000873091.pdf.jpg407168bd8816493276c4d7a059692d3aMD5310183/723652018-10-15 09:13:52.122oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72365Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:13:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação de professores : as contribuições de um programa de educação continuada |
title |
Formação de professores : as contribuições de um programa de educação continuada |
spellingShingle |
Formação de professores : as contribuições de um programa de educação continuada Bouchacourt, Elisa Negri Formação profissional Educação continuada |
title_short |
Formação de professores : as contribuições de um programa de educação continuada |
title_full |
Formação de professores : as contribuições de um programa de educação continuada |
title_fullStr |
Formação de professores : as contribuições de um programa de educação continuada |
title_full_unstemmed |
Formação de professores : as contribuições de um programa de educação continuada |
title_sort |
Formação de professores : as contribuições de um programa de educação continuada |
author |
Bouchacourt, Elisa Negri |
author_facet |
Bouchacourt, Elisa Negri |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bouchacourt, Elisa Negri |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Junqueira, Heloisa |
contributor_str_mv |
Junqueira, Heloisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação profissional Educação continuada |
topic |
Formação profissional Educação continuada |
description |
Professores com uma boa formação profissional são fundamentais para uma educação de qualidade no Ensino Básico, que é onde começamos a aprender habilidades que serão usadas ao longo da vida, como a leitura, a escrita e o pensamento crítico. Para tanto, é importante que os professores se mantenham atualizados em relação ao mundo e aos métodos utilizados em sala de aula. Um dos caminhos para essa atualização é a Formação Continuada, que será abordada neste trabalho. O objeto de estudo foi o Programa de Educação Continuada (PEC) que é oferecido anualmente pelo Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul a professores do ensino básico ou licenciados recém egressos de universidades. O objetivo do trabalho foi investigar quais as contribuições do Programa à formação daqueles professores que dele participaram. Para isso foram analisados relatórios de professores egressos deste Programa de Educação Continuada. Após as leituras destes relatórios, foram extraídos trechos escritos pelos próprios professores e a partir deles foram criadas categorias de análises. Estas análises sugerem que o PEC-CAp contribuiu de forma positiva para a formação destes professores que dele participaram. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-11T01:47:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/72365 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000873091 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/72365 |
identifier_str_mv |
000873091 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72365/1/000873091.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72365/2/000873091.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72365/3/000873091.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3f2c1db09fb70748782bd1156489eda9 09beb91f2b16092c721fc0d844499369 407168bd8816493276c4d7a059692d3a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447108284579840 |