Formação de professores : as contribuições de um programa de educação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bouchacourt, Elisa Negri
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72365
Resumo: Professores com uma boa formação profissional são fundamentais para uma educação de qualidade no Ensino Básico, que é onde começamos a aprender habilidades que serão usadas ao longo da vida, como a leitura, a escrita e o pensamento crítico. Para tanto, é importante que os professores se mantenham atualizados em relação ao mundo e aos métodos utilizados em sala de aula. Um dos caminhos para essa atualização é a Formação Continuada, que será abordada neste trabalho. O objeto de estudo foi o Programa de Educação Continuada (PEC) que é oferecido anualmente pelo Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul a professores do ensino básico ou licenciados recém egressos de universidades. O objetivo do trabalho foi investigar quais as contribuições do Programa à formação daqueles professores que dele participaram. Para isso foram analisados relatórios de professores egressos deste Programa de Educação Continuada. Após as leituras destes relatórios, foram extraídos trechos escritos pelos próprios professores e a partir deles foram criadas categorias de análises. Estas análises sugerem que o PEC-CAp contribuiu de forma positiva para a formação destes professores que dele participaram.
id UFRGS-2_d89fc00c74f74a3533f19d2cf28762b1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72365
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bouchacourt, Elisa NegriJunqueira, Heloisa2013-06-11T01:47:49Z2012http://hdl.handle.net/10183/72365000873091Professores com uma boa formação profissional são fundamentais para uma educação de qualidade no Ensino Básico, que é onde começamos a aprender habilidades que serão usadas ao longo da vida, como a leitura, a escrita e o pensamento crítico. Para tanto, é importante que os professores se mantenham atualizados em relação ao mundo e aos métodos utilizados em sala de aula. Um dos caminhos para essa atualização é a Formação Continuada, que será abordada neste trabalho. O objeto de estudo foi o Programa de Educação Continuada (PEC) que é oferecido anualmente pelo Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul a professores do ensino básico ou licenciados recém egressos de universidades. O objetivo do trabalho foi investigar quais as contribuições do Programa à formação daqueles professores que dele participaram. Para isso foram analisados relatórios de professores egressos deste Programa de Educação Continuada. Após as leituras destes relatórios, foram extraídos trechos escritos pelos próprios professores e a partir deles foram criadas categorias de análises. Estas análises sugerem que o PEC-CAp contribuiu de forma positiva para a formação destes professores que dele participaram.application/pdfporFormação profissionalEducação continuadaFormação de professores : as contribuições de um programa de educação continuadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2012Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873091.pdf000873091.pdfTexto completoapplication/pdf812288http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72365/1/000873091.pdf3f2c1db09fb70748782bd1156489eda9MD51TEXT000873091.pdf.txt000873091.pdf.txtExtracted Texttext/plain94648http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72365/2/000873091.pdf.txt09beb91f2b16092c721fc0d844499369MD52THUMBNAIL000873091.pdf.jpg000873091.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72365/3/000873091.pdf.jpg407168bd8816493276c4d7a059692d3aMD5310183/723652018-10-15 09:13:52.122oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72365Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:13:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de professores : as contribuições de um programa de educação continuada
title Formação de professores : as contribuições de um programa de educação continuada
spellingShingle Formação de professores : as contribuições de um programa de educação continuada
Bouchacourt, Elisa Negri
Formação profissional
Educação continuada
title_short Formação de professores : as contribuições de um programa de educação continuada
title_full Formação de professores : as contribuições de um programa de educação continuada
title_fullStr Formação de professores : as contribuições de um programa de educação continuada
title_full_unstemmed Formação de professores : as contribuições de um programa de educação continuada
title_sort Formação de professores : as contribuições de um programa de educação continuada
author Bouchacourt, Elisa Negri
author_facet Bouchacourt, Elisa Negri
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bouchacourt, Elisa Negri
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junqueira, Heloisa
contributor_str_mv Junqueira, Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional
Educação continuada
topic Formação profissional
Educação continuada
description Professores com uma boa formação profissional são fundamentais para uma educação de qualidade no Ensino Básico, que é onde começamos a aprender habilidades que serão usadas ao longo da vida, como a leitura, a escrita e o pensamento crítico. Para tanto, é importante que os professores se mantenham atualizados em relação ao mundo e aos métodos utilizados em sala de aula. Um dos caminhos para essa atualização é a Formação Continuada, que será abordada neste trabalho. O objeto de estudo foi o Programa de Educação Continuada (PEC) que é oferecido anualmente pelo Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul a professores do ensino básico ou licenciados recém egressos de universidades. O objetivo do trabalho foi investigar quais as contribuições do Programa à formação daqueles professores que dele participaram. Para isso foram analisados relatórios de professores egressos deste Programa de Educação Continuada. Após as leituras destes relatórios, foram extraídos trechos escritos pelos próprios professores e a partir deles foram criadas categorias de análises. Estas análises sugerem que o PEC-CAp contribuiu de forma positiva para a formação destes professores que dele participaram.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-11T01:47:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/72365
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000873091
url http://hdl.handle.net/10183/72365
identifier_str_mv 000873091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72365/1/000873091.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72365/2/000873091.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72365/3/000873091.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f2c1db09fb70748782bd1156489eda9
09beb91f2b16092c721fc0d844499369
407168bd8816493276c4d7a059692d3a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224448255197184