Docência do ensino religioso: ciência e religião na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/260 |
Resumo: | Este artigo tem a intenção de apresentar algumas reflexões sobre a disciplina de Ensino Religioso, suas origens e seu papel em sala de aula. O objetivo do trabalho é de contribuir, inicialmente, com os professores de Ensino Religioso e com os demais professores que, de alguma forma, abordam aspectos da religiosidade em sala de aula durante o processo de compreensão da influência da experiência religiosa na formação do individuo. Tal processo e este texto buscam, em última instância, avançar e ampliar os espaços de diálogo entre Ciência e Religião. O texto, entre outras coisas, problematiza o processo de formação e de contratação dos professores que ensinam religião na Educação Básica. Os resultados apontam para a necessidade de que políticas para a área sejam pensadas e aplicadas, sob pena de uma descaracterização destes conhecimentos. Aponta-se também para a necessidade de se repensar a construção de um currículo de Base Nacional que norteie os conteúdos estruturantes e específicos do Ensino Religioso. |
id |
EDUL-1_18ccdf13351cd7b35a27700291f6d632 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/260 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Docência do ensino religioso: ciência e religião na formação de professoresEnsino ReligiosoFormação de ProfessoresCiência e Religião.Formação de professoresEste artigo tem a intenção de apresentar algumas reflexões sobre a disciplina de Ensino Religioso, suas origens e seu papel em sala de aula. O objetivo do trabalho é de contribuir, inicialmente, com os professores de Ensino Religioso e com os demais professores que, de alguma forma, abordam aspectos da religiosidade em sala de aula durante o processo de compreensão da influência da experiência religiosa na formação do individuo. Tal processo e este texto buscam, em última instância, avançar e ampliar os espaços de diálogo entre Ciência e Religião. O texto, entre outras coisas, problematiza o processo de formação e de contratação dos professores que ensinam religião na Educação Básica. Os resultados apontam para a necessidade de que políticas para a área sejam pensadas e aplicadas, sob pena de uma descaracterização destes conhecimentos. Aponta-se também para a necessidade de se repensar a construção de um currículo de Base Nacional que norteie os conteúdos estruturantes e específicos do Ensino Religioso.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2014-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresAnáliseapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/260REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 10 (2013): DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 244-2612177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/260/pdf_1Saucedo, Kellys Regina Rodioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:46Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/260Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:46Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência do ensino religioso: ciência e religião na formação de professores |
title |
Docência do ensino religioso: ciência e religião na formação de professores |
spellingShingle |
Docência do ensino religioso: ciência e religião na formação de professores Saucedo, Kellys Regina Rodio Ensino Religioso Formação de Professores Ciência e Religião. Formação de professores |
title_short |
Docência do ensino religioso: ciência e religião na formação de professores |
title_full |
Docência do ensino religioso: ciência e religião na formação de professores |
title_fullStr |
Docência do ensino religioso: ciência e religião na formação de professores |
title_full_unstemmed |
Docência do ensino religioso: ciência e religião na formação de professores |
title_sort |
Docência do ensino religioso: ciência e religião na formação de professores |
author |
Saucedo, Kellys Regina Rodio |
author_facet |
Saucedo, Kellys Regina Rodio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saucedo, Kellys Regina Rodio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Religioso Formação de Professores Ciência e Religião. Formação de professores |
topic |
Ensino Religioso Formação de Professores Ciência e Religião. Formação de professores |
description |
Este artigo tem a intenção de apresentar algumas reflexões sobre a disciplina de Ensino Religioso, suas origens e seu papel em sala de aula. O objetivo do trabalho é de contribuir, inicialmente, com os professores de Ensino Religioso e com os demais professores que, de alguma forma, abordam aspectos da religiosidade em sala de aula durante o processo de compreensão da influência da experiência religiosa na formação do individuo. Tal processo e este texto buscam, em última instância, avançar e ampliar os espaços de diálogo entre Ciência e Religião. O texto, entre outras coisas, problematiza o processo de formação e de contratação dos professores que ensinam religião na Educação Básica. Os resultados apontam para a necessidade de que políticas para a área sejam pensadas e aplicadas, sob pena de uma descaracterização destes conhecimentos. Aponta-se também para a necessidade de se repensar a construção de um currículo de Base Nacional que norteie os conteúdos estruturantes e específicos do Ensino Religioso. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Análise |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/260 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/260/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 10 (2013): DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 244-261 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351314894848 |