Docência do ensino religioso: ciência e religião na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saucedo, Kellys Regina Rodio
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/260
Resumo: Este artigo tem a intenção de apresentar algumas reflexões sobre a disciplina de Ensino Religioso, suas origens e seu papel em sala de aula. O objetivo do trabalho é de contribuir, inicialmente, com os professores de Ensino Religioso e com os demais professores que, de alguma forma, abordam aspectos da religiosidade em sala de aula durante o processo de compreensão da influência da experiência religiosa na formação do individuo. Tal processo e este texto buscam, em última instância, avançar e ampliar os espaços de diálogo entre Ciência e Religião. O texto, entre outras coisas, problematiza o processo de formação e de contratação dos professores que ensinam religião na Educação Básica. Os resultados apontam para a necessidade de que políticas para a área sejam pensadas e aplicadas, sob pena de uma descaracterização destes conhecimentos. Aponta-se também para a necessidade de se repensar a construção de um currículo de Base Nacional que norteie os conteúdos estruturantes e específicos do Ensino Religioso.
id EDUL-1_18ccdf13351cd7b35a27700291f6d632
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/260
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Docência do ensino religioso: ciência e religião na formação de professoresEnsino ReligiosoFormação de ProfessoresCiência e Religião.Formação de professoresEste artigo tem a intenção de apresentar algumas reflexões sobre a disciplina de Ensino Religioso, suas origens e seu papel em sala de aula. O objetivo do trabalho é de contribuir, inicialmente, com os professores de Ensino Religioso e com os demais professores que, de alguma forma, abordam aspectos da religiosidade em sala de aula durante o processo de compreensão da influência da experiência religiosa na formação do individuo. Tal processo e este texto buscam, em última instância, avançar e ampliar os espaços de diálogo entre Ciência e Religião. O texto, entre outras coisas, problematiza o processo de formação e de contratação dos professores que ensinam religião na Educação Básica. Os resultados apontam para a necessidade de que políticas para a área sejam pensadas e aplicadas, sob pena de uma descaracterização destes conhecimentos. Aponta-se também para a necessidade de se repensar a construção de um currículo de Base Nacional que norteie os conteúdos estruturantes e específicos do Ensino Religioso.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2014-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresAnáliseapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/260REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 10 (2013): DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 244-2612177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/260/pdf_1Saucedo, Kellys Regina Rodioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:46Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/260Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:46Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência do ensino religioso: ciência e religião na formação de professores
title Docência do ensino religioso: ciência e religião na formação de professores
spellingShingle Docência do ensino religioso: ciência e religião na formação de professores
Saucedo, Kellys Regina Rodio
Ensino Religioso
Formação de Professores
Ciência e Religião.
Formação de professores
title_short Docência do ensino religioso: ciência e religião na formação de professores
title_full Docência do ensino religioso: ciência e religião na formação de professores
title_fullStr Docência do ensino religioso: ciência e religião na formação de professores
title_full_unstemmed Docência do ensino religioso: ciência e religião na formação de professores
title_sort Docência do ensino religioso: ciência e religião na formação de professores
author Saucedo, Kellys Regina Rodio
author_facet Saucedo, Kellys Regina Rodio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saucedo, Kellys Regina Rodio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Religioso
Formação de Professores
Ciência e Religião.
Formação de professores
topic Ensino Religioso
Formação de Professores
Ciência e Religião.
Formação de professores
description Este artigo tem a intenção de apresentar algumas reflexões sobre a disciplina de Ensino Religioso, suas origens e seu papel em sala de aula. O objetivo do trabalho é de contribuir, inicialmente, com os professores de Ensino Religioso e com os demais professores que, de alguma forma, abordam aspectos da religiosidade em sala de aula durante o processo de compreensão da influência da experiência religiosa na formação do individuo. Tal processo e este texto buscam, em última instância, avançar e ampliar os espaços de diálogo entre Ciência e Religião. O texto, entre outras coisas, problematiza o processo de formação e de contratação dos professores que ensinam religião na Educação Básica. Os resultados apontam para a necessidade de que políticas para a área sejam pensadas e aplicadas, sob pena de uma descaracterização destes conhecimentos. Aponta-se também para a necessidade de se repensar a construção de um currículo de Base Nacional que norteie os conteúdos estruturantes e específicos do Ensino Religioso.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Análise
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/260
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/260/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 10 (2013): DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 244-261
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351314894848