Can you talk about love at school? La Salle and early childhood pedagogy
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1152 |
Resumo: | O artigo desenvolve o tema do amor enquanto paradoxo antropológico presente na pedagogia de João Batista de La Salle (1651-1719). A metodologia é uma abordagem hermenêutica de escritos de La Salle, partindo da ideia de que seu pensamento pedagógico foi movido pelo mandamento cristão do amor. Investiga a origem desse pensamento, que se baseia no evangelho e na nova compreensão de infância que surgiu a partir do século XVI. Mostra que a educação que tem o amor como fundamento antropológico continua atual, e esta pedagogia humana, que dá às crianças a dignidade de pessoa, é a base da pedagogia moderna. Conclui que, enquanto elemento pedagógico, o amor na pedagogia de La Salle aparece como uma questão paradoxal, pois não exige retorno e tem como principal objetivo a formação do sujeito para a autonomia. |
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Can you talk about love at school? La Salle and early childhood pedagogyPode-se falar de amor na escola? La Salle e a pedagogia da infânciaSéculo XVII. Pedagogia moderna. Antropologia da educaçãoPedagogia Moderna. La Salle. Antropologia da EducaçãoO artigo desenvolve o tema do amor enquanto paradoxo antropológico presente na pedagogia de João Batista de La Salle (1651-1719). A metodologia é uma abordagem hermenêutica de escritos de La Salle, partindo da ideia de que seu pensamento pedagógico foi movido pelo mandamento cristão do amor. Investiga a origem desse pensamento, que se baseia no evangelho e na nova compreensão de infância que surgiu a partir do século XVI. Mostra que a educação que tem o amor como fundamento antropológico continua atual, e esta pedagogia humana, que dá às crianças a dignidade de pessoa, é a base da pedagogia moderna. Conclui que, enquanto elemento pedagógico, o amor na pedagogia de La Salle aparece como uma questão paradoxal, pois não exige retorno e tem como principal objetivo a formação do sujeito para a autonomia.This paper develops the topic of love as an anthropological paradox present in the pedagogy of João Batista de La Salle (1651-1719). The methodology is a hermeneutical approach to La Salle's writings, based on the idea that it is the Christian commandment of love that moves his pedagogical thinking. It investigates the origin of this thought, which is based on the gospel and the new understanding of childhood that emerged from the 16th century. It shows that education based on love as an anthropological foundation remains relevant, and this human pedagogy, which gives children the dignity of a person, is the basis of modern pedagogy. It concludes that, as a pedagogical element, love in the pedagogy of La Salle comes up as a paradoxical issue, since it does not demand reciprocation and its main objective is the subject’s education for autonomy.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2022-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/115210.58422/repesq.2021.e1152REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 13 n. 32 (2021): FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM ESPAÇOS PEDAGÓGICOS DE FORMAÇÃO; 1000-1017 2177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1152/990https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTrezzi, Clóvis2023-06-20T21:59:28Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1152Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-06-20T21:59:28Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
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