J. B. de La Salle: contribuições para uma crítica à pedagogia contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-16022023-172646/ |
Resumo: | O \"Guia das escolas cristãs\" foi escrito no século XVIII pelo clérigo católico francês J. B. de La Salle. Trata-se de um manual destinado a estabelecer normas para assegurar a eficiência das escolas por ele criadas e dirigidas, dedicadas à educação popular. O objetivo desta dissertação é analisar as contribuições dessa obra para uma reflexão crítica acerca das tendências da educação na atualidade. Os três primeiros capítulos discorrem sobre as situações problemáticas enfrentados por La Salle no âmbito social e educacional de sua época e apresentam as passagens mais significativas do \"Guia das escolas cristãs\", texto pouco conhecido fora do círculo dos educadores lassalistas. Utilizando a metodologia da análise retórica, o manual é caracterizado pela metáfora \"percurso determinado e determinável\", a qual expressa a tese de que o processo educativo requer planejamento prévio e controle total das condutas e da subjetividade dos envolvidos. O quarto capítulo compara La Salle com outros pensadores cujas propostas são descritas pela metáfora \"percurso indeterminado\" e discute o significado da proposta lassaliana na era moderna e na atualidade. As ideias de La Salle integram uma linha de pensamento que não debate as finalidades da educação, apenas prescreve normas para o bom funcionamento das escolas, de modo a facilitar a mensuração do processo educacional. As conclusões indicam a necessidade superar o dualismo entre educação popular e educação de boa qualidade, em benefício de uma educação democrática. |
id |
USP_fbede8f8f27f40a8b72876862b0d05c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-16022023-172646 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
J. B. de La Salle: contribuições para uma crítica à pedagogia contemporâneaJ. B. de La Salle: contributions to a critique of contemporary pedagogyAnálise retóricaContemporary pedagogyEducação popularLa SalleLa SalleModern pedagogyPedagogia contemporâneaPedagogia modernaPopular educationRhetorical analysisO \"Guia das escolas cristãs\" foi escrito no século XVIII pelo clérigo católico francês J. B. de La Salle. Trata-se de um manual destinado a estabelecer normas para assegurar a eficiência das escolas por ele criadas e dirigidas, dedicadas à educação popular. O objetivo desta dissertação é analisar as contribuições dessa obra para uma reflexão crítica acerca das tendências da educação na atualidade. Os três primeiros capítulos discorrem sobre as situações problemáticas enfrentados por La Salle no âmbito social e educacional de sua época e apresentam as passagens mais significativas do \"Guia das escolas cristãs\", texto pouco conhecido fora do círculo dos educadores lassalistas. Utilizando a metodologia da análise retórica, o manual é caracterizado pela metáfora \"percurso determinado e determinável\", a qual expressa a tese de que o processo educativo requer planejamento prévio e controle total das condutas e da subjetividade dos envolvidos. O quarto capítulo compara La Salle com outros pensadores cujas propostas são descritas pela metáfora \"percurso indeterminado\" e discute o significado da proposta lassaliana na era moderna e na atualidade. As ideias de La Salle integram uma linha de pensamento que não debate as finalidades da educação, apenas prescreve normas para o bom funcionamento das escolas, de modo a facilitar a mensuração do processo educacional. As conclusões indicam a necessidade superar o dualismo entre educação popular e educação de boa qualidade, em benefício de uma educação democrática.The \"Guide to Christian Schools\" was written in the 18th century by the French Catholic cleric J. B. de La Salle. It is a manual aimed at establishing norms to ensure the efficiency of the schools he created and directed, dedicated to popular education. The objective of this dissertation is to analyze the contributions of this work to a critical reflection on the trends of education today. The first three chapters discuss the problematic situations faced by La Salle in the social and educational context of his time and present the most significant passages from the \"Guide to Christian Schools\", a text little known outside the circle of Lasallian educators. Using the methodology of rhetorical analysis, the manual is characterized by the metaphor \"determined and determinable route\", which expresses the thesis that the educational process requires prior planning and full control of the behaviors and subjectivity of those involved. The fourth chapter compares La Salle with other thinkers whose proposals are described by the metaphor \"indeterminate route\" and discusses the meaning of the Lasallian proposal in the modern era and today. La Salle\'s ideas are part of a line of thought that does not debate the purposes of education, only prescribes norms for the proper functioning of schools, in order to facilitate the measurement of the educational process. The conclusions indicate the need to overcome the dualism between popular education and good quality education, for the benefit of democratic education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCunha, Marcus Vinicius daTerto, Alessandra Texeira2022-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-16022023-172646/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-03-22T14:26:39Zoai:teses.usp.br:tde-16022023-172646Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-03-22T14:26:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
J. B. de La Salle: contribuições para uma crítica à pedagogia contemporânea J. B. de La Salle: contributions to a critique of contemporary pedagogy |
title |
J. B. de La Salle: contribuições para uma crítica à pedagogia contemporânea |
spellingShingle |
J. B. de La Salle: contribuições para uma crítica à pedagogia contemporânea Terto, Alessandra Texeira Análise retórica Contemporary pedagogy Educação popular La Salle La Salle Modern pedagogy Pedagogia contemporânea Pedagogia moderna Popular education Rhetorical analysis |
title_short |
J. B. de La Salle: contribuições para uma crítica à pedagogia contemporânea |
title_full |
J. B. de La Salle: contribuições para uma crítica à pedagogia contemporânea |
title_fullStr |
J. B. de La Salle: contribuições para uma crítica à pedagogia contemporânea |
title_full_unstemmed |
J. B. de La Salle: contribuições para uma crítica à pedagogia contemporânea |
title_sort |
J. B. de La Salle: contribuições para uma crítica à pedagogia contemporânea |
author |
Terto, Alessandra Texeira |
author_facet |
Terto, Alessandra Texeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cunha, Marcus Vinicius da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Terto, Alessandra Texeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise retórica Contemporary pedagogy Educação popular La Salle La Salle Modern pedagogy Pedagogia contemporânea Pedagogia moderna Popular education Rhetorical analysis |
topic |
Análise retórica Contemporary pedagogy Educação popular La Salle La Salle Modern pedagogy Pedagogia contemporânea Pedagogia moderna Popular education Rhetorical analysis |
description |
O \"Guia das escolas cristãs\" foi escrito no século XVIII pelo clérigo católico francês J. B. de La Salle. Trata-se de um manual destinado a estabelecer normas para assegurar a eficiência das escolas por ele criadas e dirigidas, dedicadas à educação popular. O objetivo desta dissertação é analisar as contribuições dessa obra para uma reflexão crítica acerca das tendências da educação na atualidade. Os três primeiros capítulos discorrem sobre as situações problemáticas enfrentados por La Salle no âmbito social e educacional de sua época e apresentam as passagens mais significativas do \"Guia das escolas cristãs\", texto pouco conhecido fora do círculo dos educadores lassalistas. Utilizando a metodologia da análise retórica, o manual é caracterizado pela metáfora \"percurso determinado e determinável\", a qual expressa a tese de que o processo educativo requer planejamento prévio e controle total das condutas e da subjetividade dos envolvidos. O quarto capítulo compara La Salle com outros pensadores cujas propostas são descritas pela metáfora \"percurso indeterminado\" e discute o significado da proposta lassaliana na era moderna e na atualidade. As ideias de La Salle integram uma linha de pensamento que não debate as finalidades da educação, apenas prescreve normas para o bom funcionamento das escolas, de modo a facilitar a mensuração do processo educacional. As conclusões indicam a necessidade superar o dualismo entre educação popular e educação de boa qualidade, em benefício de uma educação democrática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-16022023-172646/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-16022023-172646/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257014089023488 |