CRIANÇA, INFÂNCIA E CONSUMO: UM OLHAR PARA A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira Gomes, Marineide de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Venâncio, Nathália
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/180
Resumo: Este artigo relata uma experiência de trabalho pedagógico realizada no Programa de Residência Pedagógica – Educação Infantil (PRP EI) da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp – campus Guarulhos, no qual a estudante/ Residente esteve imersa por um período de quatro semanas com um grupo de crianças de cinco anos em uma escola de educação infantil pública municipal. O relato objetiva apresentar o seu processo de aprendizagem profissional da docência na educação infantil, desenvolvido por meio de metodologia qualitativa, com observação participante e registro em Caderno de Campo, seguido de elaboração e desenvolvimento de Ações Pedagógicas. Trata-se de um programa especial de estágios curriculares construído de forma colaborativa com professores de escolas de educação infantil que acolhem os Residentes e se fundamenta na problematização da realidade observada, com proposição de atividades com as crianças baseadas no interesse, desejos e necessidades destas crianças. Motivada pelo alto consumismo manifestado pelo grupo de crianças, a Ação Pedagógica proposta visou desenvolver a percepção dessa condição naquele grupo e as possibilidades de criação de brinquedos artesanalmente, em contraposição ao consumo,  na crença de que um brinquedo confeccionado pelas crianças, com materiais acessíveis e recicláveis, pudesse ampliar a dimensão lúdica tanto ou mais que um brinquedo industrializado e contribuir para reduzir o consumismo pelo incentivo à criação e a invenção. Por meio de rodas de conversa e confecção dos brinquedos. Ao final, a avaliação das crianças e da estudante/Residente evidenciou a alteração da imagem de criança e de infância, do papel do consumismo  no mundo infantil e a ação da escola de educação infantil e das famílias nesse processo, além de contribuir para  que o protagonismo das crianças e a capacidade de planejamento e avaliação destas se revelasse como uma perspectiva  colaborativa entre universidade e escola de educação infantil.  
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