CRIANÇA, INFÂNCIA E CONSUMO: UM OLHAR PARA A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/180 |
Resumo: | Este artigo relata uma experiência de trabalho pedagógico realizada no Programa de Residência Pedagógica – Educação Infantil (PRP EI) da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp – campus Guarulhos, no qual a estudante/ Residente esteve imersa por um período de quatro semanas com um grupo de crianças de cinco anos em uma escola de educação infantil pública municipal. O relato objetiva apresentar o seu processo de aprendizagem profissional da docência na educação infantil, desenvolvido por meio de metodologia qualitativa, com observação participante e registro em Caderno de Campo, seguido de elaboração e desenvolvimento de Ações Pedagógicas. Trata-se de um programa especial de estágios curriculares construído de forma colaborativa com professores de escolas de educação infantil que acolhem os Residentes e se fundamenta na problematização da realidade observada, com proposição de atividades com as crianças baseadas no interesse, desejos e necessidades destas crianças. Motivada pelo alto consumismo manifestado pelo grupo de crianças, a Ação Pedagógica proposta visou desenvolver a percepção dessa condição naquele grupo e as possibilidades de criação de brinquedos artesanalmente, em contraposição ao consumo, na crença de que um brinquedo confeccionado pelas crianças, com materiais acessíveis e recicláveis, pudesse ampliar a dimensão lúdica tanto ou mais que um brinquedo industrializado e contribuir para reduzir o consumismo pelo incentivo à criação e a invenção. Por meio de rodas de conversa e confecção dos brinquedos. Ao final, a avaliação das crianças e da estudante/Residente evidenciou a alteração da imagem de criança e de infância, do papel do consumismo no mundo infantil e a ação da escola de educação infantil e das famílias nesse processo, além de contribuir para que o protagonismo das crianças e a capacidade de planejamento e avaliação destas se revelasse como uma perspectiva colaborativa entre universidade e escola de educação infantil. |
id |
EDUL-1_2e4ff9c0556f2855aaa2fc298c69e6cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/180 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
CRIANÇA, INFÂNCIA E CONSUMO: UM OLHAR PARA A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTILCriança – Consumo – Brincar – Educação Infantil - Docênciaformação de professoresaprendizagem da docência na educação infantilEste artigo relata uma experiência de trabalho pedagógico realizada no Programa de Residência Pedagógica – Educação Infantil (PRP EI) da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp – campus Guarulhos, no qual a estudante/ Residente esteve imersa por um período de quatro semanas com um grupo de crianças de cinco anos em uma escola de educação infantil pública municipal. O relato objetiva apresentar o seu processo de aprendizagem profissional da docência na educação infantil, desenvolvido por meio de metodologia qualitativa, com observação participante e registro em Caderno de Campo, seguido de elaboração e desenvolvimento de Ações Pedagógicas. Trata-se de um programa especial de estágios curriculares construído de forma colaborativa com professores de escolas de educação infantil que acolhem os Residentes e se fundamenta na problematização da realidade observada, com proposição de atividades com as crianças baseadas no interesse, desejos e necessidades destas crianças. Motivada pelo alto consumismo manifestado pelo grupo de crianças, a Ação Pedagógica proposta visou desenvolver a percepção dessa condição naquele grupo e as possibilidades de criação de brinquedos artesanalmente, em contraposição ao consumo, na crença de que um brinquedo confeccionado pelas crianças, com materiais acessíveis e recicláveis, pudesse ampliar a dimensão lúdica tanto ou mais que um brinquedo industrializado e contribuir para reduzir o consumismo pelo incentivo à criação e a invenção. Por meio de rodas de conversa e confecção dos brinquedos. Ao final, a avaliação das crianças e da estudante/Residente evidenciou a alteração da imagem de criança e de infância, do papel do consumismo no mundo infantil e a ação da escola de educação infantil e das famílias nesse processo, além de contribuir para que o protagonismo das crianças e a capacidade de planejamento e avaliação destas se revelasse como uma perspectiva colaborativa entre universidade e escola de educação infantil. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2013-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/180REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 9 (2013): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 112-1242177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/180/pdfde Oliveira Gomes, Marineide de OliveiraVenâncio, Natháliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:26Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/180Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:26Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CRIANÇA, INFÂNCIA E CONSUMO: UM OLHAR PARA A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
CRIANÇA, INFÂNCIA E CONSUMO: UM OLHAR PARA A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
CRIANÇA, INFÂNCIA E CONSUMO: UM OLHAR PARA A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL de Oliveira Gomes, Marineide de Oliveira Criança – Consumo – Brincar – Educação Infantil - Docência formação de professores aprendizagem da docência na educação infantil |
title_short |
CRIANÇA, INFÂNCIA E CONSUMO: UM OLHAR PARA A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
CRIANÇA, INFÂNCIA E CONSUMO: UM OLHAR PARA A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
CRIANÇA, INFÂNCIA E CONSUMO: UM OLHAR PARA A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
CRIANÇA, INFÂNCIA E CONSUMO: UM OLHAR PARA A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
CRIANÇA, INFÂNCIA E CONSUMO: UM OLHAR PARA A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
de Oliveira Gomes, Marineide de Oliveira |
author_facet |
de Oliveira Gomes, Marineide de Oliveira Venâncio, Nathália |
author_role |
author |
author2 |
Venâncio, Nathália |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira Gomes, Marineide de Oliveira Venâncio, Nathália |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança – Consumo – Brincar – Educação Infantil - Docência formação de professores aprendizagem da docência na educação infantil |
topic |
Criança – Consumo – Brincar – Educação Infantil - Docência formação de professores aprendizagem da docência na educação infantil |
description |
Este artigo relata uma experiência de trabalho pedagógico realizada no Programa de Residência Pedagógica – Educação Infantil (PRP EI) da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp – campus Guarulhos, no qual a estudante/ Residente esteve imersa por um período de quatro semanas com um grupo de crianças de cinco anos em uma escola de educação infantil pública municipal. O relato objetiva apresentar o seu processo de aprendizagem profissional da docência na educação infantil, desenvolvido por meio de metodologia qualitativa, com observação participante e registro em Caderno de Campo, seguido de elaboração e desenvolvimento de Ações Pedagógicas. Trata-se de um programa especial de estágios curriculares construído de forma colaborativa com professores de escolas de educação infantil que acolhem os Residentes e se fundamenta na problematização da realidade observada, com proposição de atividades com as crianças baseadas no interesse, desejos e necessidades destas crianças. Motivada pelo alto consumismo manifestado pelo grupo de crianças, a Ação Pedagógica proposta visou desenvolver a percepção dessa condição naquele grupo e as possibilidades de criação de brinquedos artesanalmente, em contraposição ao consumo, na crença de que um brinquedo confeccionado pelas crianças, com materiais acessíveis e recicláveis, pudesse ampliar a dimensão lúdica tanto ou mais que um brinquedo industrializado e contribuir para reduzir o consumismo pelo incentivo à criação e a invenção. Por meio de rodas de conversa e confecção dos brinquedos. Ao final, a avaliação das crianças e da estudante/Residente evidenciou a alteração da imagem de criança e de infância, do papel do consumismo no mundo infantil e a ação da escola de educação infantil e das famílias nesse processo, além de contribuir para que o protagonismo das crianças e a capacidade de planejamento e avaliação destas se revelasse como uma perspectiva colaborativa entre universidade e escola de educação infantil. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/180 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/180/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 9 (2013): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 112-124 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351259320320 |