Prazeres e desprazeres da docência na educação infantil : vivências e singularidades
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88067 |
Resumo: | Considerando a relevância de aprofundar aspectos referentes à atividade docente voltada para a Educação Infantil, este trabalho visa a apresentar os resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo investigar de que forma se manifestam sentimentos de prazer e desprazer nas vivências de professoras atuantes nesta área de ensino e quais são, segundo a sua percepção, as implicações desses sentimentos nas suas práticas pedagógicas. Cabe ressaltar que prazer e desprazer são abordados enquanto sentimentos pertencentes ao sujeito que surgem a partir de situações externas – nesta pesquisa consideradas as que são estritamente relacionadas ao âmbito do trabalho -, sem desconsiderar sua dimensão subjetiva. Estudos sobre formação e identidade profissional, a partir de MOITA (1995) e NÓVOA (1995) e trabalho interativo, a partir de TARDIF (2009), dão suporte teórico à investigação. Os dados foram produzidos através de entrevistas semiestruturadas, realizadas com quatro professoras atuantes nas diferentes redes de ensino – federal, estadual, municipal e privada - da cidade de Porto Alegre (RS) que oferecem Educação Infantil em suas instituições. Os resultados apontam que os sentimentos de prazer e desprazer se manifestam basicamente nas relações de interação com os sujeitos participantes do âmbito em que as entrevistadas atuam (alunos, colegas de trabalho e famílias) e têm implicações diretas nas práticas pedagógicas, contudo os sentimentos de prazer acabam por sobrepor-se aos sentimentos de desprazer quando surgem como motivação para que as professoras permaneçam atuando na Educação Infantil. |
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