A organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem: uma análise das experiências na Escola Baldoíno Melo – Oriximiná PA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/489 |
Resumo: | O propósito deste artigo é mostrar qual a repercussão do processo de organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem na prática do professor dos anos iniciais da EMEF Baldoíno Melo – Educação do Campo - Oriximiná-PA. A fim de conduzir este estudo, entrevistamos dois professores da referida escola que adotam essa perspectiva de ensino. Nosso objetivo foi verificar se as inovações propostas foram realmente assimiladas e incorporadas à prática de ensino, identificar como se desenvolveu o processo de desconstrução da organização seriada e sua lógica no espaço escolar e interpretar os fatores que interferem no processo de organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem. Neste Estudo de Caso fica evidente que as inovações propostas pela Escola Ciclada não foram assimiladas por todos os docentes e foram parcialmente incorporadas à prática do professor.Palavras-chave: Ciclos de Aprendizagem.Seriação. Educação do Campo. Ensino Fundamental. SCHOOL ORGANIZATION IN LEARNING CYCLES: AN ANALYSIS OF EARLY YEARS EXPERIENCES AT A RURAL SCHOOL NAMED ‘EMEF BALDOÍNO MELO – EDUCAÇÃO DO CAMPO” IN THE CITY OF ORIXIMINÁ-PA Abstract: This article aims to show the repercussion of the school organization in learning cycles within the practice of early years teachers at a rural school named ‘EMEF Baldoíno Melo – Educação do Campo’ in the city of Oriximiná-PA. To conduct this study, we interviewed two teachers of this school that adopt this teaching perspective. Our goals were to verify if the proposed innovations were really assimilated and incorporated into teaching practice, identify how series-based organization and its school structure were deconstructed, and interpret the factors that interfere in the process of school organization in learning cycles. In this case study, it was evident that the innovations proposed by the cycle-structured school were not assimilated by all of its teachers and were only partially incorporated into teaching practice.Keywords: Learning Cycles. Series-based Education. Rural and Remote Education. Elementary Education. |
id |
EDUL-1_2f44c64c362f72bfd19ba45eb31e84d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/489 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
A organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem: uma análise das experiências na Escola Baldoíno Melo – Oriximiná PAEducaçãoFormação de professoresPrática docente.Formação de ProfessoresO propósito deste artigo é mostrar qual a repercussão do processo de organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem na prática do professor dos anos iniciais da EMEF Baldoíno Melo – Educação do Campo - Oriximiná-PA. A fim de conduzir este estudo, entrevistamos dois professores da referida escola que adotam essa perspectiva de ensino. Nosso objetivo foi verificar se as inovações propostas foram realmente assimiladas e incorporadas à prática de ensino, identificar como se desenvolveu o processo de desconstrução da organização seriada e sua lógica no espaço escolar e interpretar os fatores que interferem no processo de organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem. Neste Estudo de Caso fica evidente que as inovações propostas pela Escola Ciclada não foram assimiladas por todos os docentes e foram parcialmente incorporadas à prática do professor.Palavras-chave: Ciclos de Aprendizagem.Seriação. Educação do Campo. Ensino Fundamental. SCHOOL ORGANIZATION IN LEARNING CYCLES: AN ANALYSIS OF EARLY YEARS EXPERIENCES AT A RURAL SCHOOL NAMED ‘EMEF BALDOÍNO MELO – EDUCAÇÃO DO CAMPO” IN THE CITY OF ORIXIMINÁ-PA Abstract: This article aims to show the repercussion of the school organization in learning cycles within the practice of early years teachers at a rural school named ‘EMEF Baldoíno Melo – Educação do Campo’ in the city of Oriximiná-PA. To conduct this study, we interviewed two teachers of this school that adopt this teaching perspective. Our goals were to verify if the proposed innovations were really assimilated and incorporated into teaching practice, identify how series-based organization and its school structure were deconstructed, and interpret the factors that interfere in the process of school organization in learning cycles. In this case study, it was evident that the innovations proposed by the cycle-structured school were not assimilated by all of its teachers and were only partially incorporated into teaching practice.Keywords: Learning Cycles. Series-based Education. Rural and Remote Education. Elementary Education.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2016-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/489REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 15 (2016): Perspectivas da pesquisa em Educação: compartilhando reflexões, convergências e questionamentos na pesquisa educacional; 105-1202177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/489/pdfCâncio, Raimundo NonatoTávora, Maria JosefaCâncio, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:36:50Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/489Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:36:50Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem: uma análise das experiências na Escola Baldoíno Melo – Oriximiná PA |
title |
A organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem: uma análise das experiências na Escola Baldoíno Melo – Oriximiná PA |
spellingShingle |
A organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem: uma análise das experiências na Escola Baldoíno Melo – Oriximiná PA Câncio, Raimundo Nonato Educação Formação de professores Prática docente. Formação de Professores |
title_short |
A organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem: uma análise das experiências na Escola Baldoíno Melo – Oriximiná PA |
title_full |
A organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem: uma análise das experiências na Escola Baldoíno Melo – Oriximiná PA |
title_fullStr |
A organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem: uma análise das experiências na Escola Baldoíno Melo – Oriximiná PA |
title_full_unstemmed |
A organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem: uma análise das experiências na Escola Baldoíno Melo – Oriximiná PA |
title_sort |
A organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem: uma análise das experiências na Escola Baldoíno Melo – Oriximiná PA |
author |
Câncio, Raimundo Nonato |
author_facet |
Câncio, Raimundo Nonato Távora, Maria Josefa Câncio, Ana Paula |
author_role |
author |
author2 |
Távora, Maria Josefa Câncio, Ana Paula |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Câncio, Raimundo Nonato Távora, Maria Josefa Câncio, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação de professores Prática docente. Formação de Professores |
topic |
Educação Formação de professores Prática docente. Formação de Professores |
description |
O propósito deste artigo é mostrar qual a repercussão do processo de organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem na prática do professor dos anos iniciais da EMEF Baldoíno Melo – Educação do Campo - Oriximiná-PA. A fim de conduzir este estudo, entrevistamos dois professores da referida escola que adotam essa perspectiva de ensino. Nosso objetivo foi verificar se as inovações propostas foram realmente assimiladas e incorporadas à prática de ensino, identificar como se desenvolveu o processo de desconstrução da organização seriada e sua lógica no espaço escolar e interpretar os fatores que interferem no processo de organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem. Neste Estudo de Caso fica evidente que as inovações propostas pela Escola Ciclada não foram assimiladas por todos os docentes e foram parcialmente incorporadas à prática do professor.Palavras-chave: Ciclos de Aprendizagem.Seriação. Educação do Campo. Ensino Fundamental. SCHOOL ORGANIZATION IN LEARNING CYCLES: AN ANALYSIS OF EARLY YEARS EXPERIENCES AT A RURAL SCHOOL NAMED ‘EMEF BALDOÍNO MELO – EDUCAÇÃO DO CAMPO” IN THE CITY OF ORIXIMINÁ-PA Abstract: This article aims to show the repercussion of the school organization in learning cycles within the practice of early years teachers at a rural school named ‘EMEF Baldoíno Melo – Educação do Campo’ in the city of Oriximiná-PA. To conduct this study, we interviewed two teachers of this school that adopt this teaching perspective. Our goals were to verify if the proposed innovations were really assimilated and incorporated into teaching practice, identify how series-based organization and its school structure were deconstructed, and interpret the factors that interfere in the process of school organization in learning cycles. In this case study, it was evident that the innovations proposed by the cycle-structured school were not assimilated by all of its teachers and were only partially incorporated into teaching practice.Keywords: Learning Cycles. Series-based Education. Rural and Remote Education. Elementary Education. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/489 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/489/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 15 (2016): Perspectivas da pesquisa em Educação: compartilhando reflexões, convergências e questionamentos na pesquisa educacional; 105-120 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351810871296 |