A organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem: uma análise das experiências na Escola Baldoíno Melo – Oriximiná PA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Câncio, Raimundo Nonato
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Távora, Maria Josefa, Câncio, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/489
Resumo: O propósito deste artigo é mostrar qual a repercussão do processo de organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem na prática do professor dos anos iniciais da EMEF Baldoíno Melo – Educação do Campo - Oriximiná-PA. A fim de conduzir este estudo, entrevistamos dois professores da referida escola que adotam essa perspectiva de ensino. Nosso objetivo foi verificar se as inovações propostas foram realmente assimiladas e incorporadas à prática de ensino, identificar como se desenvolveu o processo de desconstrução da organização seriada e sua lógica no espaço escolar e interpretar os fatores que interferem no processo de organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem. Neste Estudo de Caso fica evidente que as inovações propostas pela Escola Ciclada não foram assimiladas por todos os docentes e foram parcialmente incorporadas à prática do professor.Palavras-chave: Ciclos de Aprendizagem.Seriação. Educação do Campo. Ensino Fundamental.  SCHOOL ORGANIZATION IN LEARNING CYCLES: AN ANALYSIS OF EARLY YEARS EXPERIENCES AT A RURAL SCHOOL NAMED ‘EMEF BALDOÍNO MELO – EDUCAÇÃO DO CAMPO” IN THE CITY OF ORIXIMINÁ-PA Abstract: This article aims to show the repercussion of the school organization in learning cycles within the practice of early years teachers at a rural school named ‘EMEF Baldoíno Melo – Educação do Campo’ in the city of Oriximiná-PA. To conduct this study, we interviewed two teachers of this school that adopt this teaching perspective. Our goals were to verify if the proposed innovations were really assimilated and incorporated into teaching practice, identify how series-based organization and its school structure were deconstructed, and interpret the factors that interfere in the process of school organization in learning cycles. In this case study, it was evident that the innovations proposed by the cycle-structured school were not assimilated by all of its teachers and were only partially incorporated into teaching practice.Keywords: Learning Cycles. Series-based Education. Rural and Remote Education. Elementary Education.
id EDUL-1_2f44c64c362f72bfd19ba45eb31e84d8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/489
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling A organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem: uma análise das experiências na Escola Baldoíno Melo – Oriximiná PAEducaçãoFormação de professoresPrática docente.Formação de ProfessoresO propósito deste artigo é mostrar qual a repercussão do processo de organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem na prática do professor dos anos iniciais da EMEF Baldoíno Melo – Educação do Campo - Oriximiná-PA. A fim de conduzir este estudo, entrevistamos dois professores da referida escola que adotam essa perspectiva de ensino. Nosso objetivo foi verificar se as inovações propostas foram realmente assimiladas e incorporadas à prática de ensino, identificar como se desenvolveu o processo de desconstrução da organização seriada e sua lógica no espaço escolar e interpretar os fatores que interferem no processo de organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem. Neste Estudo de Caso fica evidente que as inovações propostas pela Escola Ciclada não foram assimiladas por todos os docentes e foram parcialmente incorporadas à prática do professor.Palavras-chave: Ciclos de Aprendizagem.Seriação. Educação do Campo. Ensino Fundamental.  SCHOOL ORGANIZATION IN LEARNING CYCLES: AN ANALYSIS OF EARLY YEARS EXPERIENCES AT A RURAL SCHOOL NAMED ‘EMEF BALDOÍNO MELO – EDUCAÇÃO DO CAMPO” IN THE CITY OF ORIXIMINÁ-PA Abstract: This article aims to show the repercussion of the school organization in learning cycles within the practice of early years teachers at a rural school named ‘EMEF Baldoíno Melo – Educação do Campo’ in the city of Oriximiná-PA. To conduct this study, we interviewed two teachers of this school that adopt this teaching perspective. Our goals were to verify if the proposed innovations were really assimilated and incorporated into teaching practice, identify how series-based organization and its school structure were deconstructed, and interpret the factors that interfere in the process of school organization in learning cycles. In this case study, it was evident that the innovations proposed by the cycle-structured school were not assimilated by all of its teachers and were only partially incorporated into teaching practice.Keywords: Learning Cycles. Series-based Education. Rural and Remote Education. Elementary Education.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2016-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/489REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 15 (2016): Perspectivas da pesquisa em Educação: compartilhando reflexões, convergências e questionamentos na pesquisa educacional; 105-1202177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/489/pdfCâncio, Raimundo NonatoTávora, Maria JosefaCâncio, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:36:50Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/489Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:36:50Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem: uma análise das experiências na Escola Baldoíno Melo – Oriximiná PA
title A organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem: uma análise das experiências na Escola Baldoíno Melo – Oriximiná PA
spellingShingle A organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem: uma análise das experiências na Escola Baldoíno Melo – Oriximiná PA
Câncio, Raimundo Nonato
Educação
Formação de professores
Prática docente.
Formação de Professores
title_short A organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem: uma análise das experiências na Escola Baldoíno Melo – Oriximiná PA
title_full A organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem: uma análise das experiências na Escola Baldoíno Melo – Oriximiná PA
title_fullStr A organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem: uma análise das experiências na Escola Baldoíno Melo – Oriximiná PA
title_full_unstemmed A organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem: uma análise das experiências na Escola Baldoíno Melo – Oriximiná PA
title_sort A organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem: uma análise das experiências na Escola Baldoíno Melo – Oriximiná PA
author Câncio, Raimundo Nonato
author_facet Câncio, Raimundo Nonato
Távora, Maria Josefa
Câncio, Ana Paula
author_role author
author2 Távora, Maria Josefa
Câncio, Ana Paula
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Câncio, Raimundo Nonato
Távora, Maria Josefa
Câncio, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação de professores
Prática docente.
Formação de Professores
topic Educação
Formação de professores
Prática docente.
Formação de Professores
description O propósito deste artigo é mostrar qual a repercussão do processo de organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem na prática do professor dos anos iniciais da EMEF Baldoíno Melo – Educação do Campo - Oriximiná-PA. A fim de conduzir este estudo, entrevistamos dois professores da referida escola que adotam essa perspectiva de ensino. Nosso objetivo foi verificar se as inovações propostas foram realmente assimiladas e incorporadas à prática de ensino, identificar como se desenvolveu o processo de desconstrução da organização seriada e sua lógica no espaço escolar e interpretar os fatores que interferem no processo de organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem. Neste Estudo de Caso fica evidente que as inovações propostas pela Escola Ciclada não foram assimiladas por todos os docentes e foram parcialmente incorporadas à prática do professor.Palavras-chave: Ciclos de Aprendizagem.Seriação. Educação do Campo. Ensino Fundamental.  SCHOOL ORGANIZATION IN LEARNING CYCLES: AN ANALYSIS OF EARLY YEARS EXPERIENCES AT A RURAL SCHOOL NAMED ‘EMEF BALDOÍNO MELO – EDUCAÇÃO DO CAMPO” IN THE CITY OF ORIXIMINÁ-PA Abstract: This article aims to show the repercussion of the school organization in learning cycles within the practice of early years teachers at a rural school named ‘EMEF Baldoíno Melo – Educação do Campo’ in the city of Oriximiná-PA. To conduct this study, we interviewed two teachers of this school that adopt this teaching perspective. Our goals were to verify if the proposed innovations were really assimilated and incorporated into teaching practice, identify how series-based organization and its school structure were deconstructed, and interpret the factors that interfere in the process of school organization in learning cycles. In this case study, it was evident that the innovations proposed by the cycle-structured school were not assimilated by all of its teachers and were only partially incorporated into teaching practice.Keywords: Learning Cycles. Series-based Education. Rural and Remote Education. Elementary Education.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/489
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/489/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 15 (2016): Perspectivas da pesquisa em Educação: compartilhando reflexões, convergências e questionamentos na pesquisa educacional; 105-120
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351810871296