O tema transversal saúde na formação inicial de futuros educadores / Cross-sectional study of health education during the initial training of future educators

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lara, Simone
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fernandes Salgueiro, Andréia Caroline, Copetti, Jaqueline, Goulart Lanes, Karoline, Puntel, Robson Luiz, Folmer, Vanderlei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/359
Resumo:  ResumoO presente estudo apresenta uma proposta de trabalho com o tema transversal saúde na formação inicial de alunos do curso normal, futuros educadores infantis e dos anos iniciais. Estes estudantes construíram atividades lúdicas, a exemplo de palavras cruzadas, histórias em quadrinhos, dentre outras, envolvendo o tema referido, para uma futura abordagem aos anos iniciais, a fim de facilitar o processo de ensino aprendizagem em saúde através da ludicidade. Por fim, acredita-se que, por meio deste projeto, realizado na formação inicial dos futuros educadores, os mesmos poderão propiciar em suas aulas, enquanto futuros educadores, alternativas pedagógicas e didáticas, a fim de criar um ambiente atrativo e motivador para seus alunos, bem como nortear uma educação de caráter interdisciplinar e lúdica, voltada à promoção da saúde da criança.Palavras-chave: Temas transversais. Saúde. Interdisciplinaridade. Atividades lúdicas. Educação em Ciências.  AbstractThis study proposes that health education be a cross-sectional subject in the initial training of teachers, future childhood and educators. These students have created recreational activities, such as crossword puzzles, comic books, etc., involving the referred theme, for a future approach during the early years in order to facilitate the teaching and learning process of health by means of recreation. It is believed that through this project during the initial training of future educators, they may provide pedagogical and didactical alternatives for the classes in order to create an attractive and motivating environment for their students, as well as focusing education with an interdisciplinary and recreational nature to promote child health. Keywords: Cross-sectional themes; Health education; Inter-discipline; Recreational activities; Science education.  
id EDUL-1_9f3254c0e3f960ddddb1b2e54a531839
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/359
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling O tema transversal saúde na formação inicial de futuros educadores / Cross-sectional study of health education during the initial training of future educatorseducaçãoformação de professoresprática docenteFormação de professores ResumoO presente estudo apresenta uma proposta de trabalho com o tema transversal saúde na formação inicial de alunos do curso normal, futuros educadores infantis e dos anos iniciais. Estes estudantes construíram atividades lúdicas, a exemplo de palavras cruzadas, histórias em quadrinhos, dentre outras, envolvendo o tema referido, para uma futura abordagem aos anos iniciais, a fim de facilitar o processo de ensino aprendizagem em saúde através da ludicidade. Por fim, acredita-se que, por meio deste projeto, realizado na formação inicial dos futuros educadores, os mesmos poderão propiciar em suas aulas, enquanto futuros educadores, alternativas pedagógicas e didáticas, a fim de criar um ambiente atrativo e motivador para seus alunos, bem como nortear uma educação de caráter interdisciplinar e lúdica, voltada à promoção da saúde da criança.Palavras-chave: Temas transversais. Saúde. Interdisciplinaridade. Atividades lúdicas. Educação em Ciências.  AbstractThis study proposes that health education be a cross-sectional subject in the initial training of teachers, future childhood and educators. These students have created recreational activities, such as crossword puzzles, comic books, etc., involving the referred theme, for a future approach during the early years in order to facilitate the teaching and learning process of health by means of recreation. It is believed that through this project during the initial training of future educators, they may provide pedagogical and didactical alternatives for the classes in order to create an attractive and motivating environment for their students, as well as focusing education with an interdisciplinary and recreational nature to promote child health. Keywords: Cross-sectional themes; Health education; Inter-discipline; Recreational activities; Science education.  EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/359REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 12 (2014): DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 434-4562177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/359/pdfLara, SimoneFernandes Salgueiro, Andréia CarolineCopetti, JaquelineGoulart Lanes, KarolinePuntel, Robson LuizFolmer, Vanderleiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:34:38Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/359Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:34:38Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv O tema transversal saúde na formação inicial de futuros educadores / Cross-sectional study of health education during the initial training of future educators
title O tema transversal saúde na formação inicial de futuros educadores / Cross-sectional study of health education during the initial training of future educators
spellingShingle O tema transversal saúde na formação inicial de futuros educadores / Cross-sectional study of health education during the initial training of future educators
Lara, Simone
educação
formação de professores
prática docente
Formação de professores
title_short O tema transversal saúde na formação inicial de futuros educadores / Cross-sectional study of health education during the initial training of future educators
title_full O tema transversal saúde na formação inicial de futuros educadores / Cross-sectional study of health education during the initial training of future educators
title_fullStr O tema transversal saúde na formação inicial de futuros educadores / Cross-sectional study of health education during the initial training of future educators
title_full_unstemmed O tema transversal saúde na formação inicial de futuros educadores / Cross-sectional study of health education during the initial training of future educators
title_sort O tema transversal saúde na formação inicial de futuros educadores / Cross-sectional study of health education during the initial training of future educators
author Lara, Simone
author_facet Lara, Simone
Fernandes Salgueiro, Andréia Caroline
Copetti, Jaqueline
Goulart Lanes, Karoline
Puntel, Robson Luiz
Folmer, Vanderlei
author_role author
author2 Fernandes Salgueiro, Andréia Caroline
Copetti, Jaqueline
Goulart Lanes, Karoline
Puntel, Robson Luiz
Folmer, Vanderlei
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lara, Simone
Fernandes Salgueiro, Andréia Caroline
Copetti, Jaqueline
Goulart Lanes, Karoline
Puntel, Robson Luiz
Folmer, Vanderlei
dc.subject.por.fl_str_mv educação
formação de professores
prática docente
Formação de professores
topic educação
formação de professores
prática docente
Formação de professores
description  ResumoO presente estudo apresenta uma proposta de trabalho com o tema transversal saúde na formação inicial de alunos do curso normal, futuros educadores infantis e dos anos iniciais. Estes estudantes construíram atividades lúdicas, a exemplo de palavras cruzadas, histórias em quadrinhos, dentre outras, envolvendo o tema referido, para uma futura abordagem aos anos iniciais, a fim de facilitar o processo de ensino aprendizagem em saúde através da ludicidade. Por fim, acredita-se que, por meio deste projeto, realizado na formação inicial dos futuros educadores, os mesmos poderão propiciar em suas aulas, enquanto futuros educadores, alternativas pedagógicas e didáticas, a fim de criar um ambiente atrativo e motivador para seus alunos, bem como nortear uma educação de caráter interdisciplinar e lúdica, voltada à promoção da saúde da criança.Palavras-chave: Temas transversais. Saúde. Interdisciplinaridade. Atividades lúdicas. Educação em Ciências.  AbstractThis study proposes that health education be a cross-sectional subject in the initial training of teachers, future childhood and educators. These students have created recreational activities, such as crossword puzzles, comic books, etc., involving the referred theme, for a future approach during the early years in order to facilitate the teaching and learning process of health by means of recreation. It is believed that through this project during the initial training of future educators, they may provide pedagogical and didactical alternatives for the classes in order to create an attractive and motivating environment for their students, as well as focusing education with an interdisciplinary and recreational nature to promote child health. Keywords: Cross-sectional themes; Health education; Inter-discipline; Recreational activities; Science education.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/359
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/359/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 12 (2014): DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 434-456
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351734325248