Está na hora de... Práticas domésticas e de adultocentrismo na rotina da creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Ricardo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lima, José Milton de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/627
Resumo: Este texto exprime parte de nossa pesquisa de doutoramento realizada numa creche da rede pública de ensino de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Nossa imersão nesta instituição revelou, além de dados ligados diretamente com nosso objeto de pesquisa em si, práticas domésticas e atitudes adultocêntricas na organização do espaço, tempo e na disponibilidade dos materiais/objetos em um agrupamento de bebês. Esta situação nos inquieta e levanta preocupações pois sabemos que tal postura não favorece a humanização dos bebês. A partir da trama apresentada, o objetivo deste trabalho é discutir, à luz da teoria histórico-cultural, a importância e a necessidade de colocarmos os bebês como centro do planejamento pedagógico. Tal perspectiva teórica nos orienta defender o quão importante é o professor, como ser mais desenvolvido, observar e considerar o bebê em suas especificidades para, então, planejar, organizar vivências e disponibilizar materiais e objetos que contribuam com o desenvolvimento infantil em suas máximas possibilidades. A educação que objetiva a humanização deve considerar o nível de desenvolvimento social, os interesses e as necessidades dos bebês como centro do planejamento pedagógico.Palavras-chave: Adultocentrismo. Bebês. Desenvolvimento. It is time for... domestic practice and adultcentrism in the routine of day care nurseriesAbstract: This text expresses part of our doctoral research carried out in a city-run day care nursery in a city in the state of São Paulo. Our immersion in this institution revealed, besides data directly related to our research object itself, domestic practices and adult-centered attitudes in the organization of space, time and the availability of materials / objects for a group of babies. This situation worries us and raises concerns because we know that this attitude does not favor the humanization of babies. Based on what was presented, the aim of this paper is to discuss, in the light of the historical-cultural activity theory, the importance and the need to put the babies in the core of educational planning. This theoretical perspective guides us to defend how important the teacher is, how to be more developed, and to observe and consider babies in their specificities to then plan, organize experiences and provide materials and objects that contribute to the development of children to their full potential. Education that aims humanization should consider the level of social development and the interests and needs of babies as the center of educational planning.Key words: Adultcentrism. Babies. Development. 
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