Disciplina de Didática: um estudo exploratório a partir dos planos de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Maria Amélia Santoro
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Guarnieri, Maria Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/151
Resumo: A presente investigação teve por perspectiva compreender como a Didática tem sido interpretada por professores que atuam com esta disciplina nos cursos de licenciatura. Partimos do pressuposto de que ainda há muitas controvérsias e contradições na consideração do estatuto epistemológico da Didática, e que este objeto de conhecimento encontra-se em constante revisão pelos profissionais da área. Inicialmente fomos buscar indícios nos planos de cursos; no entanto, essa busca nos colocou em uma situação de perplexidade, de indefinição e trouxe à tona problemas mais estruturais que, em um primeiro momento, nos impediu a utilização pura e simples dos conteúdos dos planos. Analisamos 76 planos de ensino, alocados em instituições de diferentes estados brasileiros, de diferentes tipos de instituição. A diversidade foi tão grande que nos levou a caracterizar esse estudo como exploratório e a nos indicar a pertinência de analisá-los na perspectiva de “facetas”. Para aprofundar a compreensão da temática, entrevistamos os professores e realizamos dois grupos focais com docentes de Didática. Triangulando a análise dos planos com as reflexões a partir das entrevistas, das falas no grupo focal e, ainda, dos dados de observação da prática docente, colocamos em questões algumas compreensões, ainda que prévias e que demandarão uma pesquisa mais aprofundada
id EDUL-1_527bfd0808e0d88f22ef904fdb4a2bb1
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/151
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Disciplina de Didática: um estudo exploratório a partir dos planos de ensinoFormação de ProfessoresDidáticaPlanos de Ensino.didáticaprática de ensinoplano de ensinoA presente investigação teve por perspectiva compreender como a Didática tem sido interpretada por professores que atuam com esta disciplina nos cursos de licenciatura. Partimos do pressuposto de que ainda há muitas controvérsias e contradições na consideração do estatuto epistemológico da Didática, e que este objeto de conhecimento encontra-se em constante revisão pelos profissionais da área. Inicialmente fomos buscar indícios nos planos de cursos; no entanto, essa busca nos colocou em uma situação de perplexidade, de indefinição e trouxe à tona problemas mais estruturais que, em um primeiro momento, nos impediu a utilização pura e simples dos conteúdos dos planos. Analisamos 76 planos de ensino, alocados em instituições de diferentes estados brasileiros, de diferentes tipos de instituição. A diversidade foi tão grande que nos levou a caracterizar esse estudo como exploratório e a nos indicar a pertinência de analisá-los na perspectiva de “facetas”. Para aprofundar a compreensão da temática, entrevistamos os professores e realizamos dois grupos focais com docentes de Didática. Triangulando a análise dos planos com as reflexões a partir das entrevistas, das falas no grupo focal e, ainda, dos dados de observação da prática docente, colocamos em questões algumas compreensões, ainda que prévias e que demandarão uma pesquisa mais aprofundadaEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2012-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/151REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 3 n. 5 (2011): DIDÁTICA E PRÁTICA DOCENTE; 26 - 552177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/151/pdfFranco, Maria Amélia SantoroGuarnieri, Maria Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:30:03Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/151Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:30:03Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Disciplina de Didática: um estudo exploratório a partir dos planos de ensino
title Disciplina de Didática: um estudo exploratório a partir dos planos de ensino
spellingShingle Disciplina de Didática: um estudo exploratório a partir dos planos de ensino
Franco, Maria Amélia Santoro
Formação de Professores
Didática
Planos de Ensino.
didática
prática de ensino
plano de ensino
title_short Disciplina de Didática: um estudo exploratório a partir dos planos de ensino
title_full Disciplina de Didática: um estudo exploratório a partir dos planos de ensino
title_fullStr Disciplina de Didática: um estudo exploratório a partir dos planos de ensino
title_full_unstemmed Disciplina de Didática: um estudo exploratório a partir dos planos de ensino
title_sort Disciplina de Didática: um estudo exploratório a partir dos planos de ensino
author Franco, Maria Amélia Santoro
author_facet Franco, Maria Amélia Santoro
Guarnieri, Maria Regina
author_role author
author2 Guarnieri, Maria Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Maria Amélia Santoro
Guarnieri, Maria Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Didática
Planos de Ensino.
didática
prática de ensino
plano de ensino
topic Formação de Professores
Didática
Planos de Ensino.
didática
prática de ensino
plano de ensino
description A presente investigação teve por perspectiva compreender como a Didática tem sido interpretada por professores que atuam com esta disciplina nos cursos de licenciatura. Partimos do pressuposto de que ainda há muitas controvérsias e contradições na consideração do estatuto epistemológico da Didática, e que este objeto de conhecimento encontra-se em constante revisão pelos profissionais da área. Inicialmente fomos buscar indícios nos planos de cursos; no entanto, essa busca nos colocou em uma situação de perplexidade, de indefinição e trouxe à tona problemas mais estruturais que, em um primeiro momento, nos impediu a utilização pura e simples dos conteúdos dos planos. Analisamos 76 planos de ensino, alocados em instituições de diferentes estados brasileiros, de diferentes tipos de instituição. A diversidade foi tão grande que nos levou a caracterizar esse estudo como exploratório e a nos indicar a pertinência de analisá-los na perspectiva de “facetas”. Para aprofundar a compreensão da temática, entrevistamos os professores e realizamos dois grupos focais com docentes de Didática. Triangulando a análise dos planos com as reflexões a partir das entrevistas, das falas no grupo focal e, ainda, dos dados de observação da prática docente, colocamos em questões algumas compreensões, ainda que prévias e que demandarão uma pesquisa mais aprofundada
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/151
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/151/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 3 n. 5 (2011): DIDÁTICA E PRÁTICA DOCENTE; 26 - 55
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351243591680