Produções acadêmicas sobre cadernos escolares como fonte e objeto de pesquisa: levantamento de trabalhos apresentados em eventos nacionais e regionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Gabriela Medeiros
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Arruda, Kelly de Aguiar, Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/787
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar resultados de uma investigação que teve o propósito de identificar trabalhos acadêmicos que utilizam cadernos escolares de alunos em processo de alfabetização como fonte e objeto de pesquisa. A busca pelos trabalhos foi realizada em eventos reconhecidos pela CAPES, partir dos descritores ‘cadernos’ e ‘cadernos escolares’, presentes nos títulos e nos resumos dos trabalhos aprovados e apresentados em eventos de âmbito nacional como ANPED e CONBALF e de âmbito regional como ANPED SUL e ASPHE. Os resultados encontrados demonstram o aumento do uso desse artefato como fonte e objeto de investigação ao longo dos anos, a contribuição para o campo da História da Educação e da História da Alfabetização bem como os diversos temas investigados que têm, como fonte de pesquisa, cadernos escolares.Palavras-chave: Cadernos Escolares. Levantamento. Alfabetização.Academic productions on school notebooks as a research source and object: evaluation of works presented in national and regional eventsAbstract: This article aims to present the results of a research project whose goal was to identify academic papers that use students’ schoolbooks in the process of literacy as a research source and object. We collected papers presented at CAPES-accredited events through descriptors "notebooks" and "school notebooks" found in the titles and abstracts of papers admitted and presented both in national events such as ANPED and CONBALF and in regional events such as ANPED SUL and ASPHE.  The results show the increase in the use of this item as a source and object of investigation over the years and its contribution to the History of Education and the History of Literacy and to the several themes researched that include school notebooks as a source of research.Keywords: School notebooks. Survey. Literacy.
id EDUL-1_7c3fe37680f09689d2d371a4c679fdf9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/787
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Produções acadêmicas sobre cadernos escolares como fonte e objeto de pesquisa: levantamento de trabalhos apresentados em eventos nacionais e regionaisCadernos escolaresLevantamento de produçõesAlfabetização.Pesquisa em História da Alfabetização a partir de cadernos escolaresEste artigo tem por objetivo apresentar resultados de uma investigação que teve o propósito de identificar trabalhos acadêmicos que utilizam cadernos escolares de alunos em processo de alfabetização como fonte e objeto de pesquisa. A busca pelos trabalhos foi realizada em eventos reconhecidos pela CAPES, partir dos descritores ‘cadernos’ e ‘cadernos escolares’, presentes nos títulos e nos resumos dos trabalhos aprovados e apresentados em eventos de âmbito nacional como ANPED e CONBALF e de âmbito regional como ANPED SUL e ASPHE. Os resultados encontrados demonstram o aumento do uso desse artefato como fonte e objeto de investigação ao longo dos anos, a contribuição para o campo da História da Educação e da História da Alfabetização bem como os diversos temas investigados que têm, como fonte de pesquisa, cadernos escolares.Palavras-chave: Cadernos Escolares. Levantamento. Alfabetização.Academic productions on school notebooks as a research source and object: evaluation of works presented in national and regional eventsAbstract: This article aims to present the results of a research project whose goal was to identify academic papers that use students’ schoolbooks in the process of literacy as a research source and object. We collected papers presented at CAPES-accredited events through descriptors "notebooks" and "school notebooks" found in the titles and abstracts of papers admitted and presented both in national events such as ANPED and CONBALF and in regional events such as ANPED SUL and ASPHE.  The results show the increase in the use of this item as a source and object of investigation over the years and its contribution to the History of Education and the History of Literacy and to the several themes researched that include school notebooks as a source of research.Keywords: School notebooks. Survey. Literacy.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/787REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 22 (2018): FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE; 634-6542177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/787/pdfCopyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Gabriela MedeirosArruda, Kelly de AguiarGonçalves, Suzane da Rocha Vieira2021-03-17T21:41:44Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/787Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:41:44Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Produções acadêmicas sobre cadernos escolares como fonte e objeto de pesquisa: levantamento de trabalhos apresentados em eventos nacionais e regionais
title Produções acadêmicas sobre cadernos escolares como fonte e objeto de pesquisa: levantamento de trabalhos apresentados em eventos nacionais e regionais
spellingShingle Produções acadêmicas sobre cadernos escolares como fonte e objeto de pesquisa: levantamento de trabalhos apresentados em eventos nacionais e regionais
Nogueira, Gabriela Medeiros
Cadernos escolares
Levantamento de produções
Alfabetização.
Pesquisa em História da Alfabetização a partir de cadernos escolares
title_short Produções acadêmicas sobre cadernos escolares como fonte e objeto de pesquisa: levantamento de trabalhos apresentados em eventos nacionais e regionais
title_full Produções acadêmicas sobre cadernos escolares como fonte e objeto de pesquisa: levantamento de trabalhos apresentados em eventos nacionais e regionais
title_fullStr Produções acadêmicas sobre cadernos escolares como fonte e objeto de pesquisa: levantamento de trabalhos apresentados em eventos nacionais e regionais
title_full_unstemmed Produções acadêmicas sobre cadernos escolares como fonte e objeto de pesquisa: levantamento de trabalhos apresentados em eventos nacionais e regionais
title_sort Produções acadêmicas sobre cadernos escolares como fonte e objeto de pesquisa: levantamento de trabalhos apresentados em eventos nacionais e regionais
author Nogueira, Gabriela Medeiros
author_facet Nogueira, Gabriela Medeiros
Arruda, Kelly de Aguiar
Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira
author_role author
author2 Arruda, Kelly de Aguiar
Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Gabriela Medeiros
Arruda, Kelly de Aguiar
Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Cadernos escolares
Levantamento de produções
Alfabetização.
Pesquisa em História da Alfabetização a partir de cadernos escolares
topic Cadernos escolares
Levantamento de produções
Alfabetização.
Pesquisa em História da Alfabetização a partir de cadernos escolares
description Este artigo tem por objetivo apresentar resultados de uma investigação que teve o propósito de identificar trabalhos acadêmicos que utilizam cadernos escolares de alunos em processo de alfabetização como fonte e objeto de pesquisa. A busca pelos trabalhos foi realizada em eventos reconhecidos pela CAPES, partir dos descritores ‘cadernos’ e ‘cadernos escolares’, presentes nos títulos e nos resumos dos trabalhos aprovados e apresentados em eventos de âmbito nacional como ANPED e CONBALF e de âmbito regional como ANPED SUL e ASPHE. Os resultados encontrados demonstram o aumento do uso desse artefato como fonte e objeto de investigação ao longo dos anos, a contribuição para o campo da História da Educação e da História da Alfabetização bem como os diversos temas investigados que têm, como fonte de pesquisa, cadernos escolares.Palavras-chave: Cadernos Escolares. Levantamento. Alfabetização.Academic productions on school notebooks as a research source and object: evaluation of works presented in national and regional eventsAbstract: This article aims to present the results of a research project whose goal was to identify academic papers that use students’ schoolbooks in the process of literacy as a research source and object. We collected papers presented at CAPES-accredited events through descriptors "notebooks" and "school notebooks" found in the titles and abstracts of papers admitted and presented both in national events such as ANPED and CONBALF and in regional events such as ANPED SUL and ASPHE.  The results show the increase in the use of this item as a source and object of investigation over the years and its contribution to the History of Education and the History of Literacy and to the several themes researched that include school notebooks as a source of research.Keywords: School notebooks. Survey. Literacy.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/787
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/787/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 22 (2018): FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE; 634-654
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352378150912