Produções acadêmicas sobre cadernos escolares como fonte e objeto de pesquisa: levantamento de trabalhos apresentados em eventos nacionais e regionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/787 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar resultados de uma investigação que teve o propósito de identificar trabalhos acadêmicos que utilizam cadernos escolares de alunos em processo de alfabetização como fonte e objeto de pesquisa. A busca pelos trabalhos foi realizada em eventos reconhecidos pela CAPES, partir dos descritores ‘cadernos’ e ‘cadernos escolares’, presentes nos títulos e nos resumos dos trabalhos aprovados e apresentados em eventos de âmbito nacional como ANPED e CONBALF e de âmbito regional como ANPED SUL e ASPHE. Os resultados encontrados demonstram o aumento do uso desse artefato como fonte e objeto de investigação ao longo dos anos, a contribuição para o campo da História da Educação e da História da Alfabetização bem como os diversos temas investigados que têm, como fonte de pesquisa, cadernos escolares.Palavras-chave: Cadernos Escolares. Levantamento. Alfabetização.Academic productions on school notebooks as a research source and object: evaluation of works presented in national and regional eventsAbstract: This article aims to present the results of a research project whose goal was to identify academic papers that use students’ schoolbooks in the process of literacy as a research source and object. We collected papers presented at CAPES-accredited events through descriptors "notebooks" and "school notebooks" found in the titles and abstracts of papers admitted and presented both in national events such as ANPED and CONBALF and in regional events such as ANPED SUL and ASPHE. The results show the increase in the use of this item as a source and object of investigation over the years and its contribution to the History of Education and the History of Literacy and to the several themes researched that include school notebooks as a source of research.Keywords: School notebooks. Survey. Literacy. |
id |
EDUL-1_7c3fe37680f09689d2d371a4c679fdf9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/787 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Produções acadêmicas sobre cadernos escolares como fonte e objeto de pesquisa: levantamento de trabalhos apresentados em eventos nacionais e regionaisCadernos escolaresLevantamento de produçõesAlfabetização.Pesquisa em História da Alfabetização a partir de cadernos escolaresEste artigo tem por objetivo apresentar resultados de uma investigação que teve o propósito de identificar trabalhos acadêmicos que utilizam cadernos escolares de alunos em processo de alfabetização como fonte e objeto de pesquisa. A busca pelos trabalhos foi realizada em eventos reconhecidos pela CAPES, partir dos descritores ‘cadernos’ e ‘cadernos escolares’, presentes nos títulos e nos resumos dos trabalhos aprovados e apresentados em eventos de âmbito nacional como ANPED e CONBALF e de âmbito regional como ANPED SUL e ASPHE. Os resultados encontrados demonstram o aumento do uso desse artefato como fonte e objeto de investigação ao longo dos anos, a contribuição para o campo da História da Educação e da História da Alfabetização bem como os diversos temas investigados que têm, como fonte de pesquisa, cadernos escolares.Palavras-chave: Cadernos Escolares. Levantamento. Alfabetização.Academic productions on school notebooks as a research source and object: evaluation of works presented in national and regional eventsAbstract: This article aims to present the results of a research project whose goal was to identify academic papers that use students’ schoolbooks in the process of literacy as a research source and object. We collected papers presented at CAPES-accredited events through descriptors "notebooks" and "school notebooks" found in the titles and abstracts of papers admitted and presented both in national events such as ANPED and CONBALF and in regional events such as ANPED SUL and ASPHE. The results show the increase in the use of this item as a source and object of investigation over the years and its contribution to the History of Education and the History of Literacy and to the several themes researched that include school notebooks as a source of research.Keywords: School notebooks. Survey. Literacy.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/787REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 22 (2018): FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE; 634-6542177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/787/pdfCopyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Gabriela MedeirosArruda, Kelly de AguiarGonçalves, Suzane da Rocha Vieira2021-03-17T21:41:44Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/787Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:41:44Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produções acadêmicas sobre cadernos escolares como fonte e objeto de pesquisa: levantamento de trabalhos apresentados em eventos nacionais e regionais |
title |
Produções acadêmicas sobre cadernos escolares como fonte e objeto de pesquisa: levantamento de trabalhos apresentados em eventos nacionais e regionais |
spellingShingle |
Produções acadêmicas sobre cadernos escolares como fonte e objeto de pesquisa: levantamento de trabalhos apresentados em eventos nacionais e regionais Nogueira, Gabriela Medeiros Cadernos escolares Levantamento de produções Alfabetização. Pesquisa em História da Alfabetização a partir de cadernos escolares |
title_short |
Produções acadêmicas sobre cadernos escolares como fonte e objeto de pesquisa: levantamento de trabalhos apresentados em eventos nacionais e regionais |
title_full |
Produções acadêmicas sobre cadernos escolares como fonte e objeto de pesquisa: levantamento de trabalhos apresentados em eventos nacionais e regionais |
title_fullStr |
Produções acadêmicas sobre cadernos escolares como fonte e objeto de pesquisa: levantamento de trabalhos apresentados em eventos nacionais e regionais |
title_full_unstemmed |
Produções acadêmicas sobre cadernos escolares como fonte e objeto de pesquisa: levantamento de trabalhos apresentados em eventos nacionais e regionais |
title_sort |
Produções acadêmicas sobre cadernos escolares como fonte e objeto de pesquisa: levantamento de trabalhos apresentados em eventos nacionais e regionais |
author |
Nogueira, Gabriela Medeiros |
author_facet |
Nogueira, Gabriela Medeiros Arruda, Kelly de Aguiar Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Arruda, Kelly de Aguiar Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Gabriela Medeiros Arruda, Kelly de Aguiar Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cadernos escolares Levantamento de produções Alfabetização. Pesquisa em História da Alfabetização a partir de cadernos escolares |
topic |
Cadernos escolares Levantamento de produções Alfabetização. Pesquisa em História da Alfabetização a partir de cadernos escolares |
description |
Este artigo tem por objetivo apresentar resultados de uma investigação que teve o propósito de identificar trabalhos acadêmicos que utilizam cadernos escolares de alunos em processo de alfabetização como fonte e objeto de pesquisa. A busca pelos trabalhos foi realizada em eventos reconhecidos pela CAPES, partir dos descritores ‘cadernos’ e ‘cadernos escolares’, presentes nos títulos e nos resumos dos trabalhos aprovados e apresentados em eventos de âmbito nacional como ANPED e CONBALF e de âmbito regional como ANPED SUL e ASPHE. Os resultados encontrados demonstram o aumento do uso desse artefato como fonte e objeto de investigação ao longo dos anos, a contribuição para o campo da História da Educação e da História da Alfabetização bem como os diversos temas investigados que têm, como fonte de pesquisa, cadernos escolares.Palavras-chave: Cadernos Escolares. Levantamento. Alfabetização.Academic productions on school notebooks as a research source and object: evaluation of works presented in national and regional eventsAbstract: This article aims to present the results of a research project whose goal was to identify academic papers that use students’ schoolbooks in the process of literacy as a research source and object. We collected papers presented at CAPES-accredited events through descriptors "notebooks" and "school notebooks" found in the titles and abstracts of papers admitted and presented both in national events such as ANPED and CONBALF and in regional events such as ANPED SUL and ASPHE. The results show the increase in the use of this item as a source and object of investigation over the years and its contribution to the History of Education and the History of Literacy and to the several themes researched that include school notebooks as a source of research.Keywords: School notebooks. Survey. Literacy. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/787 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/787/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 22 (2018): FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE; 634-654 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352378150912 |